Tem que comer em Guarapari - Blog 123Milhas
Tem que comer em Guarapari

Tem que comer em Guarapari

25 de novembro de 2021

Não são somente as praias e bares descontraídos que atraem os turistas a Guarapari. Essa cidade, que é a queridinha dos mineiros e capixabas, conquista também pela ótima gastronomia. Moqueca, bolinho de aipim e peroá não podem faltar para você ter uma experiência completa por lá. Quer saber mais? Descubra com a 123Milhas tudo o que você tem que comer em Guarapari.

 

Moqueca capixaba

Baianos e capixabas discordam quando o assunto é moqueca. Cada estado tem sua receita e, provavelmente, você ouvirá um nativo do Espírito Santo dizer que “moqueca é capixaba, o resto é peixada”. A diferença está nos ingredientes. Enquanto na Bahia utiliza-se leite de coco e azeite de dendê, os capixabas colocam azeite de oliva e urucum.

A moqueca capixaba leva azeite de oliva e urucum.

A moqueca tradicional é feita com peixe, mas há versões com frutos do mar como camarão, siri, lula, lagosta, entre outros. Geralmente é acompanhada de arroz branco, farofa e pirão – uma espécie de caldo feito com peixe e farinha de mandioca.

 

Cantinho do Curuca

Para comer uma deliciosa moqueca capixaba em Guarapari, vá ao Cantinho do Curuca! Esse restaurante fica próximo à Praia de Meaípe, uma das mais famosas da cidade.

Ainda que tenham vários pratos no cardápio, a dica é ir direto na moqueca, o carro-chefe do estabelecimento. Existe a versão com peixe e camarão e, para quem quiser algo mais requintado, a dica é o prato que inclui lagosta no preparo. Essa iguaria é servida com arroz branco e pirão.

O Cantinho do Curuca abre todos os dias, das 11h às 22h. Não deixe de ir!

 

Moqueca de banana

Ao invés dos pescados, o ingrediente principal da moqueca de banana é, obviamente, a banana! É muito popular entre os capixabas, mas geralmente não é o elemento principal, e sim um acompanhamento. Para pessoas vegetarianas, é uma opção para substituir o prato tradicional.

A moqueca de banana pode ser uma opção vegetariana.

 

Dal Mare Restaurante

Próximo à Praia do Morro está o Dal Mare Restaurante. Além de ser muito elogiado pelos pratos com frutos do mar – como a tábua com camarão, lula e polvo grelhados, também chama a atenção pela moqueca de banana.

É um ótimo lugar para experimentar pratos mais elaborados, como ceviche ou salmão com crosta de castanha. De dar água na boca!

Esse restaurante fica aberto todos os dias, das 11h às 22h. Às quartas e domingos, o horário é reduzido e funciona somente para o almoço, das 11h às 16h.

 

Torta Capixaba

Não se esqueça de colocar a torta capixaba na sua lista do que tem que comer em Guarapari! Seu consumo tradicional é na Semana Santa, quando muitas pessoas não comem carne vermelha, mas pode ser saboreada em qualquer época do ano. Esse quitute leva bacalhau, palmito e frutos do mar, como camarão e siri. É comum que também leve cebola e azeitonas.

A torta capixaba é muito tradicional na Semana Santa.

 

Gaeta

Uma deliciosa torta capixaba pode ser comida no restaurante Gaeta, que fica na Praia de Meaípe. De frente para o mar, garante uma bela vista enquanto saboreia os deliciosos pratos.

Com ingredientes de primeira e porções fartas, é um restaurante que vale a pena conhecer. Outra opção muito pedida no cardápio é o camarão à milanesa, sempre elogiado pelos clientes.

 

Bolinho de aipim

Não vá embora de Guarapari antes de experimentar um bolinho de aipim – conhecido em outras partes do Brasil como macaxeira ou mandioca. Essa iguaria pode ser recheada com carne, queijo, frango e outros sabores.

O aipim também é chamado de macaxeira e mandioca.

 

Recanto da Zezé

Dizem que o melhor bolinho de aipim de Guarapari é do Recanto da Zezé. Fica na Praia do Morro e é um ótimo lugar para tomar uma cerveja gelada e comer petiscos. O famoso bolinho de aipim é bem grande e tem recheios criativos como camarão com queijo, pizza, carne seca com catupiry, calabresa e queijo com catupiry. Delícia!

 

Peroá Frito

O peroá é um dos peixes mais comuns no Espírito Santo. O sabor é suave, e por isso atrai vários paladares, até mesmo quem não é tão chegado em pescados. Uma das melhores maneiras de ser consumido é frito, e você verá em quase todos os lugares de Guarapari, principalmente na praia. É vendido em quiosques, bares, restaurantes e até mesmo por alguns ambulantes. Geralmente é consumido junto com batatas fritas, e combina muito com um bom drink, cerveja gelada ou água de coco.

O peroá frito é vendido em quase todos os bares e quiosques.

 

Não deixe de ir

 

LedZ Burger

Quer comer um delicioso hambúrguer artesanal em Guarapari? Os moradores recomendam o Led’Z Burger, localizado próximo à Praia do Morro. Os bons preços chamam a atenção, com lanches custando a partir de R$ 17. O cardápio tem opção vegetariana e um sanduíche versão kids, com tamanho reduzido.

Os bons preços dos hambúrgueres chamam a atenção dos clientes.

A hamburgueria fica aberta de terça a domingo, das 17h à 00h. É um ótimo programa para fazer à noite na sua viagem, depois de curtir muito a praia.

Além dos sanduíches, o Led’Z também tem petiscos, como anéis de cebola e filé com fritas. Quem gosta de chopp não irá se decepcionar, pois a casa conta com uma ótima cerveja artesanal.

 

Food Hall Beach

Que tal um lugar que reúne vários tipos de comidas? No Food Hall Beach você encontra pizza, comida oriental, cervejas e petiscos como coxinha de siri, iscas de tilápia e polenta frita. Durante o inverno, o cardápio inclui cremes e caldos.

Cervejas e pizzas estão no cardápio do Food Hall Beach.

É uma ótima opção para agradar todos os paladares, principalmente para grupos grandes ou famílias.

O Food Hall Beach fica de frente para a Praia Areia Preta e tem uma ótima estrutura com deck e mesas viradas para o mar. Fica aberto de terça a domingo, das 16h às 23h. Não deixe de incluir no roteiro!

Deu mais vontade de conhecer a cidade? Já pode fazer suas malas e escolher o hotel! Encontre as melhores opções de hospedagem com a 123Milhas e saiba onde você tem que ficar em Guarapari!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!