Tem que comer em Recife - Blog 123Milhas
Tem que comer em Recife

Tem que comer em Recife

20 de novembro de 2021

A gastronomia de Recife, capital pernambucana, é rica tanto em pratos salgados quanto doces. As opções dessa culinária diversa agradam a todos os paladares, e o mais difícil é escolher o que experimentar primeiro. Se você for para lá, esses são alguns pratos que você tem que comer em Recife. Partiu?

 

Carne de charque

 

O charque é extremamente popular e aparece em vários pratos. A carne bovina é temperada com sal e exposta ao sol por vários dias. Muitas pessoas confundem com carne seca ou de sol, mas os processos de produção são diferentes, e cada um resulta em uma carne com textura e sabor únicos.

 

A carne de charque é comum como recheio de escondidinho e bolinho de macaxeira (também conhecida como mandioca e aipim).

 

Um outro prato típico com esse alimento é o arrumadinho, que é acompanhado de vinagrete, feijão fradinho e farofa.

 

 

Escondidinho de Carne de Sol

 

 

Na famosa Praia da Boa Viagem você encontra o Tio Pepe, restaurante que se destaca pelo charque. O pátio bastante arborizado e bem decorado torna o ambiente muito mais agradável, sem falar do atendimento de qualidade.

 

Peixes e frutos do mar

 

Peixes e frutos do mar fazem muito sucesso em Recife, e opções de restaurantes não faltam. Uma dica para se deliciar é o Seu Boteco, nos Armazéns do Porto. O menu oferece grande variedade de petiscos, moqueca de camarão e peixe, e feijoada. Também é uma boa opção para quem gosta de drinks e música ao vivo. A agenda de shows é atualizada no perfil do Instagram @seubotecorecife.

 

Se você adora experimentar peixes e demais frutos do mar, esse é um lugar em que você tem que comer em Recife.

 

Filé de Peixe grelhado

 

Para variedades no preparo de camarão, uma boa escolha é o Camarada Camarão. O menu inclui camarão na abóbora moranga, bobó, moqueca e gratinado. Também há opções de saladas, massas e arroz acompanhados de camarão.

 

O restaurante possui três unidades: nos shoppings Center Recife e Riomar, e no bairro Boa Viagem.

 

O Bobó de Camarão é muito consumido.

 

Doces

 

Os doces também têm destaque especial na culinária da cidade. O bolo de rolo, é um dos mais populares, geralmente recheado com goiabada, doce de leite e chocolate. É feito com massa de farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar, que é recheada e enrolada.

 

Não confunda com rocambole, pois, apesar da aparência similar, são doces distintos.

 

Bolo de Rolo com recheio de goiabada

 

O rocambole é uma massa de pão de ló, com textura bem diferente do bolo de rolo. Por ter mais ovos e fermento, a massa do rocambole é mais alta e o recheio mais fino, enquanto o bolo de rolo possui a massa da mesma espessura do recheio.

 

O lugar mais típico para encontrar essa iguaria é na Casa dos Frios, com várias unidades espalhadas pela cidade. Aproveite a visita nesse restaurante para experimentar o bolo Souza Leão, muito tradicional na culinária local. A massa é feita de ovos, mandioca e leite de coco, e tem uma textura única. É simplesmente delicioso, você tem que comer em Recife.

 

A tapioca com coco ralado e queijo coalho é outra iguaria muito amada pelos pernambucanos. Os recheios também podem variar, e você encontra versões com leite condensado, chocolate e doce de leite, dentre outras opções. Geralmente, o melhor lugar para comer tapioca é com vendedores de rua.

 

A tapioca é um dos alimentos mais comuns.

 

Restaurantes imperdíveis

Barraca

 

Para comer deliciosos frutos do mar em Ipojuca, com direito a muito camarão, lagosta e polvo, vá ao restaurante Barraca. Os pratos são bem criativos e envolvem acompanhamentos atrativos, como o polvo grelhado com arroz negro e gorgonzola e o espaguete de lagosta com molho de moqueca. 

 

O menu conta com algumas opções vegetarianas e pratos com carne e frango.  

 

Os ingredientes são selecionados e comprados somente de pescadores, agricultores e produtores locais. A casa prioriza os alimentos frescos e de alta qualidade. 

 

 

 Que tal um polvo grelhado com arroz negro e gorgonzola?

 

O restaurante abre de terça a domingo, das 12h às 23h. Perfeito tanto para o almoço quanto para o jantar! 

 

Parraxaxá

 

Que tal um delicioso buffet com pratos nordestinos com mais de 120 opções? Vá ao Parraxaxá! Existem duas unidades na cidade, uma próxima à Praia da Boa Viagem e outra perto do Rio Capibaribe. 

 

O sistema de self service funciona para almoço e jantar diariamente. O café é oferecido nas manhãs de domingo. Também é possível fazer pedidos à la carte, com petiscos, tapiocas, sobremesas, cuscuz, queijo coalho e outras comidas típicas. 

 

O Parraxaxá fica na avenida Fernando Simões Barbosa,  1200, no bairro da Boa Viagem. Aberto diariamente, o estabelecimento funciona das 11h30 às 22h, de segunda a sábado, e das 7h às 22h, aos domingos. 

 

 

Gostou do nosso tour gastronômico? Programe sua viagem escolhendo a hospedagem com a 123Milhas e saiba onde você tem que ficar em Recife!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!