Tem que conhecer Arraial do Cabo - Blog 123Milhas
Tem que conhecer Arraial do Cabo

Tem que conhecer Arraial do Cabo

02 de dezembro de 2021

É fácil entender a razão da escolha de tantos turistas por Arraial do Cabo: as águas de tom azul-caribe que banham a vila são realmente espetaculares. O destino brasileiro também é muito procurado pela beleza embaixo d’água e pelo encanto causado por golfinhos e baleias nesse mar incrível. Portanto, este texto é um guia para você descobrir o que tem que conhecer em Arraial do Cabo.

Desde já, saiba que esse destino litorâneo tem apenas 160 quilômetros de extensão. Então dá para aproveitar várias praias, ou todas, e ir atrás de cada uma delas em um passeio de 4 x 4, com direito a visuais arrebatadores de Arraial do Cabo.

 

Pontal do Atalaia

Do alto do morro, a visão das prainhas do Pontal do Atalaia é paradisíaca. Para chegar à areia branquíssima e muito fina, é preciso descer uma escadaria. Cercada de rochas e muito verde, as águas do mar são sempre transparentes, calmas e agradáveis para um banho. E sua coloração varia entre o verde e o azul durante o dia.

O movimento se concentra no meio da faixa de areia, onde ficam as duas prainhas. Quem quiser fugir dele, basta caminhar em direção às pontas delas para encontrar uma praia quase deserta. Vale muito a pena fazer a caminhada porque, além de muita paz, você encontra a Gruta do Amor. A lenda diz que a pequena gruta torna o amor eterno.

As duas prainhas do Pontal do Atalaia se unem, formando uma praia em época de maré baixa

 

Praia do Forno

A Praia do Forno é um dos principais cartões de Arraial do Cabo e não é para menos. No entorno da faixa de areia branquinha estão morros cheios de vegetação. O acesso à praia é feito por trilha ou barco, ambos saindo do final da Praia dos Anjos.

A trilha dura cerca de 20 minutos de caminhada e é preciso enfrentar uma subida em meio à natureza. E tem um mirante com um banquinho para você apreciar a paisagem. Lá embaixo, a faixa de areia tem apenas 500 metros de extensão, tamanho suficiente para abrigar a estrutura que todo turista gosta: bares, aluguel de caiaques e carrinhos de comida.

O mar Praia do Forno é visitado por tartarugas e outros animais marinhos: uma atração a mais para quem gosta de praticar mergulho

 

Praia dos Anjos

Mesmo não sendo indicada para banhos, essa praia merece a sua visita. É de lá que saem passeios de barco para várias praias, inclusive a belíssima Praia do Farol. Também atracam nessas águas barcos de pescadores carregados de peixes.

A Praia dos Anjos foi o ponto de chegada da expedição de Américo Vespúcio em 1503, quando começou a colonização do litoral fluminense. Daquela época resta a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, templo onde ocorreu a primeira missa em ambiente fechado no Brasil. Insira a igreja na sua rota turística. Também há bares e restaurantes na região.

O cenário bucólico com barcos na Praia dos Anjos é perfeito para apreciar o pôr do sol

 

Praia Brava

O nome diz tudo: o mar é agitado na Praia Brava. É o point de surfistas que você tem que conhecer em Arraial do Cabo. O acesso é feito apenas por uma trilha que começa no alto do morro do Pontal do Atalaia. Mas cuidado: a caminhada deve ser feita por quem encara graus mais elevados de dificuldade. Não é recomendável fazer o trajeto em dias de chuva.

Também vale a pena ver a praia de cima. Além de lindo, é ótimo para quem gosta de praia preservada e mais deserta. Leve o que precisar para lá porque o espaço não tem quiosques nem vendedores ambulantes.

Quando a maré baixa, a faixa de areia é coberta por água na Praia Brava

Prepare as roupas de banho e escolha trajes bem confortáveis para relaxar durante sua temporada em Arraial do Cabo. Embora seja um destino para curtir água salgada e areia, a beleza é tanta que dá vontade de morar lá. Certamente você voltar!

Como praia abre o apetite e dá muita sede, conheça onde você tem que comer em Arraial do Cabo.

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!