Tem que conhecer em Brasília - Blog 123Milhas
Tem que conhecer em Brasília

Tem que conhecer em Brasília

01 de dezembro de 2021

Mais moderna do que a maioria das cidades brasileiras e referência arquitetônica no mundo inteiro, Brasília foi planejada para ser a nova capital federal do país. Projetada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a cidade é um destino único e autêntico para todos os tipos de turismo. Confira a lista de tudo o que você tem que conhecer em Brasília!

Construída durante o governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, desde sua inauguração, em 1960, até hoje, a cidade recebe inúmeros visitantes.

 

Memorial JK

Espaço destinado à memória de Juscelino Kubitschek, fundador da cidade, foi idealizado a pedido de Sarah Kubitschek, então primeira-dama, após o falecimento do ex-presidente.

A estátua fica em um pedestal de 28 metros de altura.

No interior do Memorial, o acervo conta com várias fotos da trajetória de JK, o gabinete presidencial, a réplica de sua biblioteca particular e alguns pertences, como casaco, faixa presidencial e último carro. No segundo andar está o túmulo do ex-presidente, revestido por granito preto, em uma câmara mortuária.

No exterior, há uma estátua de JK com 4,5 metros de altura, jardins, espelhos d’água, estátuas de Juscelino e Sarah e as bandeiras do Brasil, Distrito Federal e Minas Gerais, seu estado natal.

As visitas ao Memorial JK acontecem de terça a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa R$ 10 (inteira).

 

Praça dos Cristais

Também chamada de Praça Cívica, essa obra paisagística projetada por Roberto Burle Marx é um jardim geométrico na forma triangular, com vários canteiros e espelhos d’água em um espaço de 102 mil metros quadrados.

O nome da praça vem de quatro grandes peças de concreto, feitas em formato de cristais, que ficam no espelho d’água principal.

As esculturas são em formato de cristal, mas construídas com concreto.

A Praça dos Cristais é um bom lugar para descansar, fazer piquenique, caminhar e levar as crianças para passar um fim de tarde. Sem dúvidas, é um dos lugares mais tranquilos de Brasília.

 

Museu Nacional da República

Integrado ao Complexo Cultural da República, o Museu Nacional da República é outra obra icônica de Niemeyer. Em forma de uma cúpula, com arcos externos, o espaço segue um estilo surrealista. Muitas pessoas dizem que parece uma nave espacial!

O Museu Nacional também foi planejado por Oscar Niemeyer.

O Museu Nacional recebe obras de artistas aclamados tanto do Brasil quanto do exterior em exposições itinerantes. A entrada é gratuita e pode ser feita de sexta a domingo, das 9h às 17h, sem agendamento prévio.

 

Santuário Dom Bosco

Existe a crença de que o padroeiro de Brasília, São João Bosco, profetizou a construção da nova capital do país ainda no século XIX. Em sua homenagem, o templo foi erguido e inaugurado em 1970. O santuário chama a atenção pela beleza de seus vitrais azuis, que vão do chão ao teto da igreja. Um grande lustre de vidro murano, de três metros de altura, é outro destaque da edificação.

O Santuário Dom Bosco é um dos cartões-postais da cidade.

A visita ao Santuário Dom Bosco é gratuita. As missas acontecem de segunda a sábado, às 7h ou às 18h. Aos domingos, às 8h, 11h, 18h e 19h30.

 

Biblioteca Nacional

Projetada por Lúcio Costa na época da construção de Brasília, a Biblioteca Nacional também faz parte do Complexo Cultural da República. O espaço abriga cerca de 25 mil exemplares e recebe apresentações culturais, palestras e exposições.

A Biblioteca tem cerca de 25 mil livros.

A biblioteca fica aberta todos os dias, das 9h às 19h. Aos sábados e domingos, fecha às 13h30.

 

Torre de TV

A Torre de TV de Brasília, também conhecida como Flor do Cerrado, foi o último projeto de Niemeyer concluído antes de sua morte. Localizada no miolo do Plano Piloto, a torre não se restringe a transmitir o sinal de TV digital para a cidade. Do alto dela é onde se tem a melhor vista da cidade.

A visita ao mirante da torre é obrigatória para quem conhece Brasília pela primeira vez: de um lado, é possível ver o Congresso Nacional, e do outro, o Memorial JK. Sem contar nos cenários encantadores criados com o pôr do sol e as luzes acesas da cidade durante a noite.

O espaço também é destinado às atividades culturais e possui uma feirinha, ideal para quem quer levar lembrancinhas da cidade. Em uma das salas, uma maquete da cidade encanta os visitantes.

A torre Flor do Cerrado foi o último projeto de Niemeyer e encanta os visitantes com a vista da cidade.

 

Lago Paranoá

Reserve, pelo menos, um dia para relaxar e se divertir na orla do Paranoá, lago artificial formado pelas águas represadas do rio de mesmo nome. São 48 quilômetros quadrados, com profundidade média de 12 metros. Em algumas partes, chega a 38 metros! É nele que está a Ponte JK, um dos maiores símbolos da cidade.

A Ponte JK está no Lago Paranoá.

No Lago Paranoá acontecem várias atividades náuticas, como canoagem, remo, esqui aquático e mergulho. Na orla, há vários espaços para lazer, como o Calçadão da Asa Norte, Parque das Garças, Ermida Dom Bosco (capela projetada por Niemeyer), Parque Ecológico das Copaíbas e Parque de Asa Delta.

 

Parque da Cidade

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek é um espaço multiuso para lazer, esportes e cultura. Com 420 hectares, é o maior parque urbano do mundo! Há várias quadras de esportes, centro de hipismo, parque de diversões, pistas de patinação, caminhada e ciclismo, parquinho infantil, entre outras áreas.

Há um parque de diversões dentro do Parque da Cidade.

O parque ganhou muita fama com a música Eduardo e Mônica, da banda Legião Urbana, no trecho “Se encontraram então no Parque da Cidade / A Mônica de moto e o Eduardo de camelo”. Por isso, dentro do parque há uma praça com o nome da canção, com uma escultura de um violão e uma partitura.

O Parque da Cidade foi eternizado na canção “Eduardo e Mônica”.

Gostou desse pequeno tour pela capital federal? Esta cidade tem lugares únicos, com arquitetura de tirar o fôlego e muitas atividades culturais. Uma ótima opção para viajar, seja sozinho, em casal, com amigos ou com a família. Aproveite para conhecer a gastronomia local e descobrir tudo o que você tem que comer em Brasília!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!