Tem que conhecer em Fernando de Noronha - Blog 123Milhas
Tem que conhecer em Fernando de Noronha

Tem que conhecer em Fernando de Noronha

16 de novembro de 2021

Um dos destinos mais cobiçados do Brasil, Fernando de Noronha é um arquipélago deslumbrante localizado em Pernambuco. A estrela do turismo pernambucano está a 545 quilômetros de Recife, capital do estado. Para quem quer viajar para lá, a capital mais próxima, no entanto, é Natal, no Rio Grande do Norte, a 360 quilômetros. E, neste post, você vai saber tudo o que tem que conhecer em Fernando de Noronha!

A melhor forma para chegar à ilha é de avião, a partir da conexão em Natal ou em Recife. Embora Noronha seja uma ilha pequena, a programação inclui muita natureza espetacular, no mar e na mata, e você poderá vivenciar o arquipélago com tudo o que tem direito.

Mas não é de hoje que Fernando de Noronha é desejado por pessoas do mundo inteiro. Descoberto em 1503, o arquipélago foi avistado pelo mercador espanhol Américo Vespúcio. Depois foi ocupado por portugueses, ingleses, holandeses e franceses ao longo da história.

Esse paraíso pernambucano já serviu de presídio político durante séculos, onde participantes da Revolução Farroupilha e da Cabanagem ficaram presos. E até uma base militar dos Estados Unidos foi instalada por lá, durante as duas Guerras Mundiais e na Guerra Fria. Por isso, a ilha tem história, fortes, construções e ruínas em meio a tanta beleza natural.

Mas, sem dúvida, um dos principais atrativos de Noronha é a vida marinha e o mar de coloração turquesa. Além do mais, não é em qualquer praia que você pode nadar com tartarugas e tubarões. Está com o desejo de ir para lá? Vem que vamos te contar mais sobre os lugares que você tem que conhecer em Fernando de Noronha!

 

Caribe brasileiro

Em resumo, Fernando de Noronha é mesmo um lugar inacreditável. O cenário é de mar paradisíaco, com suas águas cristalinas, aliado à preservação e beleza natural da ilha de Noronha. Tudo isso elevou o arquipélago ao destino litorâneo preferido de visitantes do mundo inteiro. É um lugar que, se possível, todos deveriam se planejar para ir um dia.

 

Baía do Sancho

É na Baía do Sancho que está a praia eleita como a mais bonita do mundo por duas vezes. O acesso a ela pode ser feito pelo mar. Outra forma para entrar na praia e chegar até à areia é descer a escadaria situada em uma pedra, acima da praia. Mas a escada não é indicada para pessoas com mobilidade reduzida e nem para crianças pequenas.

A melhor visão panorâmica de Noronha está no Mirante dos Dois Irmãos, numa falésia acima da Praia do Sancho. De lá é possível ver a incrível Baía dos Porcos. A Praia do Sancho também é a preferida por muitos para banho de mar. Ela faz parte da área de proteção ambiental do Parque Nacional Marinho. Ou seja, para acessá-la é preciso apresentar o ingresso do parque.

Além da vista maravilhosa, a Praia do Sancho é um dos melhores lugares para ver a vida marinha de Fernando de Noronha.

Fique atento: na falésia acima da praia você encontra estrutura turística, com lanchonetes, banheiros e aluguel de snorkel. Embaixo, na areia, não existe nenhuma estrutura. Por isso, programe-se e desça a escada já com o snorkel.

 

Baía dos Porcos

A fama é que esta é a segunda praia mais bonita do Brasil. Se você tiver sorte é possível observar tartarugas por lá. Afinal, o lugar tem muita diversidade marinha, inclusive com vários peixes e corais. Na maré baixa surgem piscinas naturais que deixam tudo mais bonito.

Na Baía dos Porcos, a faixa de areia é pequena e o mar de tonalidade azul esverdeado. É de uma beleza até difícil de acreditar! Mas o acesso não é dos mais fáceis. Feito pela Cacimba do Padre, ele se dá por uma trilha, com escadas pelo caminho, que fica no fim da praia.

 

Cacimba do Padre

Essa é uma das melhores praias da América do Sul para surfe. Janeiro é o mês que mais atrai surfistas por conta do mar mais agitado, quando acontecem campeonatos mundiais do esporte. Mas vale a visita até para quem não pega onda.

O pôr-do-sol na praia Cacimba do Padre está entre os mais bonitos de Noronha. O mar é belíssimo e a faixa de areia larga. Mas cuidado com as marcações de proteção dos ninhos de tartarugas na areia. É nesta praia que está localizado o Morro Dois Irmãos, as pedras gêmeas símbolo de Fernando de Noronha.

A praia Cacimba do Padre é grande e conta com pouco comércio.

 

Praia do Porto

Praia linda e o cenário encantador de vários barcos que saem de lá para percorrer a ilha. Perto da areia, uma embarcação naufragada é onde se encontram várias espécies marítimas. Esse é um excelente lugar em Noronha para praticar snorkeling, ver tubarões, arraias, tartarugas e até golfinhos.

A boa visibilidade e a grande variedade de animais faz da Praia do Porto um lugar para quem quer começar a mergulhar com o uso do cilindro.

É possível chegar caminhando à Praia do Porto, a partir da Vila dos Remédios, ou pela BR-363.

 

Praia do Cachorro

No centro de Fernando de Noronha está localizada a Vila dos Remédios, onde grande parte dos visitantes se hospeda. Próximo dela está a Praia do Cachorro, talvez a primeira que você conhecerá em Noronha por conta da localização. O acesso à praia é feito por uma escadaria que fica no fim da rua principal da vila.

A água do mar é bastante bonita nessa praia, com tonalidades esverdeadas. Dá para caminhar até o Buraco do Galego, uma piscina natural muito linda, em direção às pedras. A faixa de areia da Praia do Cachorro é pequena, mas nem por isso deve ser esquecida. Ainda mais porque é uma praia com bar, cadeiras, guarda-sol e bebidas.

Um dos lugares noturnos mais concorridos de Noronha é o Bar do Cachorro, na praia que leva o mesmo nome.

 

Praia do Meio

Localizada entre a Praia do Cachorro e da Conceição, a Praia do Meio é uma boa opção para quem quer uma praia calma e paradisíaca. Próxima à Vila dos Remédios, também é uma das preferidas por quem quer tomar banho de mar, inclusive praticar mergulho, sem ir para longe da pousada.

É nessa praia que está o Bar do Meio, ponto de encontro no fim de tarde para tomar uma cerveja e contemplar o pôr-do-sol.

Dependendo da época do ano, o mar enche a areia da Praia do Meio de pedras.

 

Praia da Conceição

Queridinha dos moradores de Noronha, a Praia da Conceição é onde se joga bola na extensa faixa de areia. O pôr-do-sol de lá também é maravilhoso e disputado, já que esta praia fica aos pés do Morro do Pico, ponto mais alto do arquipélago. No verão, entre dezembro e março, as ondas altas atraem surfistas. Os tons esverdeados do mar também são muito bonitos.

Passeios de barco garantem a vista mais perto das áreas virgens na Praia da Conceição.

 

Praia do Leão

Uma das mais belas praias de Fernando de Noronha, a Praia do Leão foi batizada com esse nome por causa de uma pedra com forma semelhante a um leão marinho. É opção ideal para quem prefere praia grande, deserta e isolada.

Ela é a principal praia onde as tartarugas desovam em Noronha, o que exige cuidado ao caminhar na areia. Por ser uma área protegida, em algumas épocas do ano é interrompida a circulação de pessoas na areia durante a noite.

A Praia do Leão é incrível e o mirante de lá permite registros fotográficos inesquecíveis.

 

Praia do Sueste

Fernando de Noronha é sinônimo de mergulho para você? Pois saiba que esta mágica praia de águas cristalinas e calmas é um dos melhores pontos para observar a vida marinha em Noronha. Por ser um local de alimentação de tartarugas marinhas, é onde você pode nadar com elas.

Tubarões, corais, peixes de várias espécies, polvos e lagostas também estão por lá. Sem dúvida, o principal atrativo da Praia do Sueste é o snorkeling. A dica para acompanhar as tartarugas dentro da água é alugar colete salva-vidas e nadadeiras, porque você nadará bastante. Também é aconselhável ir com um guia, contratado no valor de cerca de R$50 por pessoa.

Por fazer parte do Parque Nacional Marinho, o acesso à Praia do Sueste é feito somente das 9h às 16h, com a apresentação do ingresso à praia. É no centro de atenção aos turistas que ocorre o aluguel de equipamentos para snorkeling. A infraestrutura turística também abriga lanchonete e loja de lembrancinhas.

A regra para mergulho na Praia do Sueste inclui multa para quem encostar propositalmente nos animais marinhos.

 

Não perca!

 

Forte do Boldró

Na lista do que você tem que conhecer em Fernando de Noronha, o Forte de Boldró não pode ficar de fora. É lá que quem faz o Ilha Tour, passeio de carro que passa pelos principais pontos do arquipélago, termina o dia para acompanhar o pôr-do-sol.
O local fica próximo do Mirante do Boldró, ótimos lugares para ver essa vista espetacular. O conforto é garantido por um trailer que vende bebidas. É recomendável levar repelente.

Ver o pôr do sol no Mirante ou no Forte do Boldró é parada obrigatória em Noronha.

Além do Forte do Boldró, é espetáculo garantido o pôr-do-sol no Forte dos Remédios, na Praia da Cacimba do Padre, na Praia da Conceição, na Praia do Cachorro e na Capela São Pedro.

 

Museu do Tubarão

Com esculturas ao ar livre e em suas galerias, o Museu do Tubarão é um atrativo perfeito para toda a família. Possui também diversas fotos, imagens ilustrativas e informações sobre as espécies de tubarões encontradas em Noronha. Além disso, o museu conta com uma lojinha de lembrancinhas e um restaurante referência em frutos do mar. O bolinho de bacalhau é uma delícia!
O museu fica na avenida Joaquim Ferreira Gomes, 40, e funciona de segunda a domingo, das 10h às 19h30.

 

Canoa Havaiana

Um dos passeios mais novos de Fernando de Noronha e que já entrou para a lista dos queridinhos de muitos visitantes é a canoa havaiana. A diversão começa na Praia do Porto e o percurso remando é de cerca de cinco quilômetros, pertinho dos golfinhos e dos lugares mais incríveis de Noronha.

O roteiro passa pelo Air France, pelo Rugido Leão e pelas praias do Cachorro, do Meio e da Conceição. A dica é fazer o passeio de canoa pela manhã e aproveitar a parada para mergulho. É uma boa opção aproveitar o resto do dia na Praia do Porto.

 

Vida noturna

Para quem quer fechar a noite no agito de Fernando de Noronha, uma ótima opção é o badalado Bar do Meio, entre a Praia da Conceição e a Praia do Meio. O movimento começa no fim da tarde, momento ideal para aproveitar a paisagem maravilhosa e relaxar tomando uma bebida.

Depois, quando a noite avança, excelentes restaurantes de Noronha oferecem jantares com um clima delicioso. Programe-se para conhecer a comida saborosa dos estabelecimentos Varanda, Xica da Silva e Cacimba Bistrô.

O point mais agitado da ilha é o Bar do Cachorro, onde turistas e moradores dançam forró e maracatu. Outro programa muito interessante são as palestras que acontecem na sede do Projeto Tamar. Não deixe de perguntar aos moradores sobre festas e eventos que ocorrerão na época da sua viagem.

E aí, já aprontou as malas para conhecer este paraíso brasileiro? A 123Milhas está pronta para te ajudar a tornar esse sonho uma realidade. Conheça agora os lugares em que você tem que ficar em Fernando de Noronha!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!