Lugares para conhecer

Tem que conhecer em Natal

27 de novembro de 2021

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, pode ser seu próximo destino! Também conhecida como a Cidade do Sol, ela oferece passeios incríveis pelas famosas dunas, praias, lagos e diversos outros pontos turísticos. Com uma média de 300 dias de sol por ano, o tempo está sempre bom para curtir um quase eterno verão. Saiba tudo o que você tem que conhecer em Natal!

Praias

Antes de mais nada, podemos começar falando das praias de Natal? Afinal de contas, saber onde se refrescar na Cidade do Sol faz todo sentido.

Praia de Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é a mais famosa da cidade. Ela fica na região com a maior quantidade de restaurantes, hotéis e comércios. Ser a parte mais movimentada de Natal faz jus à beleza dessa praia. A água azul-turquesa do mar é super convidativa para um mergulho! Para quem gosta de esportes, é possível alugar um caiaque e fazer aulas de surf e windsurf

Bem próximo a ela está outro grande atrativo cartão-postal de Natal. As dunas no Morro do Careca têm mais de 100 metros. Anteriormente, era possível subir e passear por lá. Porém, por motivos de preservação, o lugar foi fechado para visitação, em 1997. O que não impossibilita que ele ainda ofereça uma boa paisagem e lindas fotos. 

O Morro do Careca fica no entorno da Praia de Ponta Negra.

O Shopping de Artesanato Vilarte é mais um motivo para ir até essa área em Natal. Nesse tradicional centro comercial da cidade, cerca de 30 lojas comercializam cangas, roupas de praia, artigos de decoração, chapéus, bordados, entre outros itens de produção artesanal para levar de lembrança. O espaço funciona diariamente, das 9h às 22h. 

Praia dos Artistas

A Praia dos Artistas também é outra muito famosa na capital do RN. É a mais próxima do centro da cidade, atrativa pela boa estrutura turística no local. A água cristalina e a areia limpíssima chamam a atenção para esse paraíso! 

Contudo, é recomendado ter bastante cuidado ao realizar mergulhos fundos. O local é repleto de pedras que podem causar ferimentos. De qualquer forma, é fácil enxergar essas formações rochosas e basta evitar nadar ao redor.

As rochas exigem muita atenção ao mergulhar na Praia dos Artistas.

Para o passeio ficar completo, não deixe de ir ao Centro Artesanal da Praia dos Artistas. É o maior centro comercial de artesanato de Natal, com preços bem acessíveis.

Juntamente com as lembrancinhas, bolsas, roupas e artigos de decoração, por lá você também encontra várias comidas típicas!

Compre lembrancinhas de viagem no Centro Comercial da Praia dos Artistas.

Praia de Genipabu

A Praia de Genipabu faz parte do complexo do Parque das Dunas, onde você encontra as maiores dunas do país, praia, lagoa e uma área de preservação ambiental. Na realidade, Genipabu não fica em Natal, mas em um município muito próximo, na região metropolitana. A cidade se chama Extremoz e fica a menos de 30 quilômetros da capital. 

Devido às dunas, é um dos locais com mais opções de lazer. Então, pode tirar pelo menos um dia inteiro para ficar lá! É possível alugar um buggy para subir e descer pelas montanhas de areia. A atividade é bem divertida e pode ser feita inclusive com crianças. Se quiser andar de buggy é melhor fazer mais cedo, pois o parque tem um limite de 350 unidades por dia. 

Como se estivesse no Marrocos, a Praia de Genipabu é o único lugar do Brasil em que se pode realizar um passeio de dromedário. Também é possível tirar fotos com os animais.

O dromedário é um animal da família dos camelos adaptado a regiões mais áridas e de forte calor.

Na lagoa, você pode nadar, andar de pedalinho e de caiaque. Na praia, também se pode andar de caiaque ou de jet ski, pois a água é muito calma. Para quem gosta de fazer caminhadas, há a opção de trilhas pela mata! 

A lagoa e as dunas de Genipabu são pontos para passeios radicais de buggy.

Pontos turísticos

Forte dos Reis Magos

O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar do século XVI. Ele começou a ser construído no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, e essa é a origem de seu nome. Outro fato curioso é que Natal foi fundada no dia 25 de dezembro, o mesmo dia do feriado ocidental em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. 

O Forte dos Reis Magos é um dos monumentos históricos de Natal, construído no século XVI.

O forte tem formato de estrela e uma pequena igreja no interior. Esse ponto turístico ficou fechado para reformas, mas reabriu e funciona normalmente. Atualmente, as visitas acontecem de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30.

Ponte Newton Navarro

A  Ponte Newton Navarro possui cerca de 2,7 quilômetros de extensão com mastros de mais de 100 metros de altura. Além do tamanho, esse ponto turístico de Natal ainda chama a atenção pela bela iluminação.

Para os moradores, a construção da ponte foi muito importante, pois liga a zona Norte da capital e os municípios do litoral norte à zona Leste  e o litoral sul da cidade.

Ponte Newton Navarro é um dos cartões postais da cidade.

Farol de Mãe Luíza

O Forte de Mãe Luíza foi construído entre 1949 e 1951. O nome é uma homenagem a uma parteira muito famosa da região. Com seus 37 metros de altura, o espaço oferece uma bela vista panorâmica da cidade. Só é permitido subir aos domingos, das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita, mas pode preparar o fôlego, pois são 150 degraus até o topo!

Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão

O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão é um centro de preservação e difusão da cultura do Rio Grande do Norte. O acervo conta com representações dos folclores, danças populares, crenças, cultos e saberes do povo. São 1500 peças de 400 artistas populares. As visitas são gratuitas e acontecem de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas.

Conheça as relíquias do Museu de Cultura, em Natal, Rio Grande do Norte. Créditos: Reprodução / Museu Brasil.

Manifestações culturais

Carnatal

O Carnatal é um carnaval fora de época que acontece no mês de dezembro em Natal. O primeiro foi realizado em 1991, e atualmente é considerado como o maior carnaval fora de época do mundo, segundo o livro dos recordes Guinness Book. Conhecida como a “maior micareta do Brasil”, a festa reúne cerca de um milhão de pessoas nos quatro dias de folia!

Ao longo dos anos, os palcos do Carnatal já receberam grandes nomes famosos da música que se relacionam com o carnaval. Chiclete com Banana, É o Tchan!, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, entre outros. 

Natal 

Desde 2004, o Natal em Natal é um projeto com uma série de eventos e atrações realizados de novembro a janeiro na cidade. Afinal, o aniversário da cidade não pode passar em branco, não é?

Os destaques da festa são os festivais Literário de Natal e Natal Tem Música, o Encontro de Corais, o Circuito Gastronômico, o Natal em Cena, o Réveillon na Cidade e, por último, a Festa de Santos Reis. 

Além dos festivais, também há a famosa e iluminada Árvore de Natal de Mirassol, que tem mais de 100 metros de altura. Ao redor da árvore, acontece uma feira com quitutes e artesanatos locais. 

A árvore de Natal tem mais de 100 metros de altura. Créditos: Divulgação / Prefeitura de Natal.  

Deu vontade de viajar? Que tal fazer as malas? Aproveite e conheça imediatamente os melhores restaurantes e o que você tem que comer em Natal!