Tem que conhecer no Rio de Janeiro - Blog 123Milhas
Tem que conhecer no Rio de Janeiro

Tem que conhecer no Rio de Janeiro

19 de novembro de 2021

Chamada de Cidade Maravilhosa em homenagem às suas belezas naturais, o Rio de Janeiro guarda mil encantos. Por isso, é um dos destinos nacionais mais procurados por viajantes do mundo inteiro. Quer saber mais? Vem descobrir tudo o que você tem que conhecer no Rio de Janeiro!

A capital do carnaval e berço do samba reúne cartões postais de cair o queixo, possui uma rica história cultural que atrai pessoas alegres e cheias de energia! É o destino perfeito para qualquer ocasião, seja uma escapulida de fim de semana, um feriado prolongado e até as férias inteira. Se no verão o calor é escaldante, nada como tomar banho de mar.

Dar dicas de turismo no Rio de Janeiro não corre o risco de ser óbvio, porque as incontáveis atrações culturais, históricas e naturais podem deixar muita gente perdida. Portanto, esse guia é muito importante para viajar bem, economizar tempo e dinheiro. Bora com a 123 Milhas descobrir o que você tem que conhecer no Rio de Janeiro?

 

História do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro foi batizado com esse nome quando a segunda expedição portuguesa vinda ao Brasil, comandada por Gaspar Lemos, acreditou ter chegado à foz de um rio, em janeiro de 1502. Por conta disso, esse litoral deslumbrante ganhou de Rio de Janeiro.

Alguns historiadores contam que a tribo indígena Tupinambá já habitava a região. Engana-se quem pensa que apenas os portugueses eram os únicos interessados nas terras cariocas. Os franceses também invadiram a cidade, em 1555. Depois de 12 anos de conflitos, os franceses foram completamente expulsos de lá.

A partir disso e com a descoberta do ouro em Minas Gerais, a capital colonial brasileira foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro por quase 200 anos (de 1763 a 1960) para facilitar o transporte das nossas riquezas ao porto com destino à Europa.
No início do século XIX, a família real portuguesa buscou no Rio de Janeiro o refúgio perfeito diante da ameaça da invasão napoleônica. Eles desembarcaram em 1808, trazendo livros, artes e tudo que tinham direito. A fuga para a vila contribuiu bastante para o desenvolvimento econômico e intelectual da cidade.

Nesse período os portugueses fundaram o Jardim Botânico, o Banco do Brasil e a Escola de Belas Artes, entre tantas outras riquezas construídas ao longo dos anos.

Após a Proclamação da República, em 1822, a abolição da escravidão foi o segundo acontecimento histórico mais importante do Brasil, realizado em 1888, e de grande impacto no Rio. Como os negros não tinham para onde ir, as favelas cresceram bastante, sendo hoje sede das principais festas na laje para os turistas no Rio de Janeiro.
Sabia que a Cidade Maravilhosa é reconhecida pela Unesco, desde 2012, como Patrimônio Mundial por sua paisagem cultural urbana?

 

Pontos turísticos no Rio de Janeiro

São tantos lugares para desfrutar de uma experiência memorável e inspiradora, que é importante você acompanhar o post Tem que ir no Rio de Janeiro. Lá você encontra como chegar aos inesquecíveis Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

 

Parque Nacional da Tijuca

Responsável por proteger a Floresta da Tijuca, o Parque Nacional da Tijuca tem uma área total de 3.972 hectares, nos quais se encontram cachoeiras, trilhas e mirantes impressionantes!

 

Com acesso por diferentes zonas da cidade (norte, oeste e sul), o parque é dividido em quatro setores: Floresta da Tijuca, para explorar a maior floresta urbana do mundo, Serra da Carioca, onde se encontram atrações mais famosas como o Cristo Redentor e o Parque Lage, Pedra Bonita e Pedra da Gávea, áreas mais isoladas e procuradas para esportes de aventura.

O Parque Lage é um dos lugares mais procurados para fazer piquenique.

 

Praias do Rio de Janeiro

O trecho da música “do Leme ao Pontal, não há nada igual” de Tim Maia vai fazer todo sentido quando você conhecer essas praias maravilhosas!

Além desses dois extremos entre a zona sul e zona oeste do Rio, existem inúmeras praias que valem a pena conhecer, cada uma com seus encantos. Porém não deixe de visitar as principais: Praia do Flamengo, Botafogo, Urca, Vermelha, Leme, Copacabana, Ipanema, Arpoador, Leblon, São Conrado, Joatinga, Barra da Tijuca, Reserva, Recreio e a do Pontal.

Todas elas contam com uma boa estrutura para turistas e cruzam bairros com excelentes restaurantes no Rio de Janeiro. Peixes e frutos do mar não faltam, mas não deixe de experimentar uma deliciosa feijoada com caipirinha, e o tradicional mate com biscoito Globo.

A praia de Ipanema possui um calçadão muito charmoso com uma bela vista para o Morro Dois Irmãos, ideal para caminhadas e corridas.

Uma dica especial para quem visita a cidade é curtir um pôr do sol fantástico na mureta da Urca, entre a Praia da Urca e a Praia Vermelha. A paisagem é espetacular, de um lado você vê o Cristo Redentor e do outro o Pão de Açúcar.

Ali estão vários bares descontraídos à beira-mar, mas se você quer um programa diferente vale conhecer o restaurante Flutuante. Para chegar até ele, basta pegar um traslado no píer na avenida João Luiz Alves s/n, que custa R$10 (ida e volta).

O restaurante oferece buffet para comer à vontade, que varia conforme o dia, e menu à la carte que serve uma variedade de frutos do mar, entre outras opções, e uma enorme variedade de drinks para degustar ao embalo das pickups do DJ!


O pôr do sol na mureta da Urca merece contemplação

 

Principais eventos

Os eventos anuais mais famosos que acontecem no Rio de Janeiro são o Carnaval e o Réveillon, com uma imperdível queima de fogos.

Considerado o maior carnaval do mundo, a festa conta com diferentes manifestações culturais como desfiles de escola de samba, bailes de máscaras e ainda diversos blocos de rua, seguidos por seus foliões fantasiados e super animados. Separe a fantasia para pular carnaval com amigos e família inteira.

Fora que a cidade costuma sediar muitos eventos convidativos durante o ano, como o Festival Internacional de Cinema, a Mostra do Filme Livre, a Bienal do Livro, o Fashion Rio, o Rock in Rio, o Anima Munsi.
Além de inúmeros congressos e feiras realizados tanto no Rio Centro, que é o maior centro de convenções da América Latina, como no Centro de Convenções Sul América. Não esqueça de acompanhar a programação de eventos na cidade durante a sua estadia.

Uma das celebrações mais tradicionais dos cariocas é a festa do Dia de São Jorge, comemorada em 23 de abril, quando uma multidão vestida de vermelho e branco vai às ruas ao encontro das barraquinhas de comes e bebes.

Outros feriados importantes que reúnem multidões são a celebração de Zumbi dos Palmares, realizada no dia 20 de novembro, quando também é comemorado o dia da Consciência Negra. E ainda o dia do padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro.

O Réveillon em Copacabana é a maior festa de passagem de ano do Brasil e do mundo.

 

Vida esportiva na Cidade Maravilhosa

Você também pode aproveitar para experimentar modalidades esportivas praticadas na cidade como o futebol de areia, o vôlei de praia, o frescobol, o surfe, o kitesurf, o voo livre, o jiu-jítsu, o remo ou a capoeira.

O Rio de Janeiro também costuma receber eventos grandiosos e históricos no maior estádio do Brasil, o Maracanã, considerado o “templo do futebol brasileiro”. Os gramados já receberam ainda shows memoráveis de artistas como Rolling Stones, Madonna e Paul McCartney.

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é palco de muitos eventos famosos no mundo inteiro.

 

Lapa, bairro boêmio e vibrante do Rio de Janeiro

Bem no Centro, os famosos Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón, composta por mais de 2 mil azulejos coloridos, são cartões postais da cidade. Sem falar na Catedral de São Sebastião, que parece uma pirâmide mexicana e impressiona pela beleza.
Além de fascinantes pontos turísticos, o bairro da Lapa é o mais boêmio do Rio de Janeiro para curtir a noitada. Tem espaço para todos os gostos, paladares e estilos musicais. Você pode encontrar com o pessoal do Free Walking Tour para conhecer algumas opções interessantes em grupo.

 

Visita guiada à Academia Brasileira de Letras

Referências literárias como os escritores Machado de Assis, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Nélida Pinõn – entre outros – conduziram parte significativa de suas carreiras no Rio de Janeiro.

Sabendo da importância deste movimento, os autores se reuniram para fundar em 1897 a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de cultivar a língua portuguesa e a literatura brasileira.
Para quem gosta de literatura, passeios históricos e culturais, vale a pena o passeio. A visita guiada é gratuita, basta agendar pelo telefone (21) 3974-2526 ou pelo e-mail [email protected]

 

Passeios culturais

Além das belezas naturais, não faltam atrações culturais para incluir no seu roteiro de viagem para mergulhar fundo na história do Brasil e do mundo.

Dentre eles estão o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu de Arte Moderna, o Museu Histórico Nacional, o Museu do Amanhã, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Caixa Cultural, a Biblioteca Nacional do Brasil, entre tantos outros.

Museu do Amanhã explora as oportunidades e os desafios enfrentados pela humanidade.

Viu só como o Rio de Janeiro continua lindo e pode ser aproveitado de inúmeras maneiras? Você pode simplesmente contemplar a natureza, curtir a praia, ou explorar a diversidade cultural por todos os cantos da cidade. Recomendamos misturar as duas coisas!

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, vem descobrir onde você tem que ficar no Rio de Janeiro!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!