Tem que ir em Ubatuba - Blog 123Milhas
Tem que ir em Ubatuba

Tem que ir em Ubatuba

23 de novembro de 2021

Já teve dúvidas entre “serra” e “praia” na hora de escolher para onde ir? Pois em Ubatuba você pode aproveitar o melhor dos dois mundos de uma só vez! Esse lugar fantástico no litoral norte de São Paulo é uma das mais belas “Serra do mar” do relevo brasileiro. Com ampla rede hoteleira e excelente estrutura, a cidade encontra-se entre os quatro destinos mais procurados do estado pelos turistas do Brasil. Neste guia, descubra já por que você tem que ir para Ubatuba!

Parque Estadual da Serra do Mar

É impossível falar de Ubatuba e não citar os parques de preservação ambiental. O Núcleo de Picinguaba, que integra o Parque Estadual da Serra do Mar, é uma parte importante das áreas de conservação e fortalecimento cultural da cidade. Por lá, muitas ações que buscam proteger a mata e o mar são desenvolvidas em conjunto com o turismo.

Dessa forma, pelos mais de 47 mil hectares de área protegida, encontram-se numerosas opções de lazer que envolvem a comunidade. As atividades vão desde participar de uma trilha fluvial pelo Rio Fazenda até conhecer as práticas de manejo agroflorestal com os quilombolas de Cambury. Para chegar até o local, o trajeto é pela Rodovia Rio Santos (BR 101), no quilômetro 11.

O Núcleo de Picinguaba guarda belezas naturais e aventuras para todas as idades, em Ubatuba.

 

Ilhas

As ilhas paradisíacas são um dos fortes atrativos de Ubatuba. A cidade respira divertimento ao ar livre e poder ver isso estando mais afastado do continente é um verdadeiro privilégio. Confira dicas do que fazer nas principais ilhas dessa região!

Ilha das Couves

Uma das queridinhas entre os turistas que chegam a Ubatuba, a Ilha das Couves é um deslumbrante arquipélago do litoral paulista. Com praias calmas e o mar de tom azul esverdeado, ela se destaca a ponto de ser mais concorrido chegar até ela por meio de barcos ou lanchas aos fins de semana.

O trajeto até a Ilha das Couves leva cerca de 15 minutos do continente e o preço médio cobrado está na faixa dos 70 reais em transporte simples. É interessante levar o próprio lanche pois há poucas opções de quiosques na areia.

A beleza imperdível da Ilha das Couves!

 

Ilha do Prumirim

A 25 minutos de carro do centro da cidade, essa Ilha chama muita atenção em Ubatuba. Além das águas verdes e transparentes, a imagem particular de sua paisagem lembra o desenho de um coração. Os passeios de escuna são bastante comuns na Ilha do Prumirim. Pela característica do mar é possível ficar admirando os peixes e demais espécies marinhas enquanto percorre a região.

Os muitos tons de verde se misturam na Ilha de Prumirim.

 

Ilha Anchieta

O cenário paradisíaco da Ilha de Anchieta, em Ubatuba.

Maior ilha da região, o arquipélago Anchieta é uma boa oportunidade para desfrutar de belas praias e ainda conhecer a história da cidade. O nome do lugar faz referência ao Padre Anchieta, jesuíta espanhol que junto a nativos indígenas participou da fundação de Ubatuba.

Na Ilha de Anchieta estão as ruínas de um antigo presídio de segurança máxima que fez parte da trajetória local. Vários “causos” dão conta de que no lugar aconteceram muitas ocupações e rebeliões. Outras heranças históricas compõem o cenário da ilha e ajudam a revelar a memória da cidade.

Os bens materiais e a história de Ubatuba também estão presentes na Ilha de Anchieta.

 

Praias

As praias da região de Ubatuba são todas incríveis, mas elas se dividem entre as mais populares e aquelas com um clima de litoral mais calmo. Por isso, é importante conhecer aquele ponto que mais vai combinar com os seus objetivos na viagem. Bora descobrir mais sobre as praias de Ubatuba?

 

Praia Grande

A Praia Grande é uma das mais procuradas e, consequentemente, uma das mais movimentadas de Ubatuba. A areia é branca e as águas são cristalinas. Os cerca de 1800 metros de extensão da praia também são um grande atrativo. Longas caminhadas podem ser realizadas nesse ponto que fica no núcleo urbano central da cidade.

Nesse sentido, a Praia Grande é um local com ótima estrutura turística. Muitos quiosques à beira-mar servem pratos típicos de sabor caiçara e bebidas geladas. Ainda, pelo agito das ondas, o lugar é procurado para prática de surf, bodyboard e stand-up paddle. Puro divertimento e badalação!

A estrutura e os preços mais acessíveis atraem muitos turistas até a Praia Grande, em Ubatuba.

 

Itamambuca

A beleza e as ondas irregulares da Praia de Itamambuca chamam atenção de banhistas e surfistas em Ubatuba. Os campeonatos de surf nessa região costumam trazer visitantes de várias partes do Brasil até a cidade. Mas o lugar ainda se diferencia por promover uma espécie de encontro das águas do Rio Itamambuca com o mar.

Além disso, em Itamambuca, você estará cercado por uma linda e frondosa vegetação de Mata Atlântica preservada. Aliás, esse é um dos pedaços considerados quase intocados de Ubatuba. Incrível, né?

Visite o encontro das águas em Itamambuca!

 

Praia Vermelha do Centro

Areia fofa, avermelhada, com muitas conchas espalhadas e ondas fortes. Assim é a Praia Vermelha do Centro, ou Vermelhinha, em Ubatuba. O local fica próximo à região de Praia Grande mas concentra um número ainda maior de surfistas em busca das ondas fortes e tubulares.

Por causa da ressaca e das ondas fortes quebrando na areia, a Praia Vermelha não é muito recomendada para banhistas, principalmente crianças.

As ondas mais famosas de Ubatuba são da Praia Vermelha.

 

Leia também: As praias mais desertas e as mais movimentadas da cidade estão no guia do que você tem que conhecer em Ubatuba!

 

Projeto Tamar

Ubatuba não cansa de surpreender quando o assunto é proteção da natureza. A Fundação Projeto Tamar de Ubatuba fica na área central da cidade e é a única base existente no estado de São Paulo. O objetivo do projeto na região é conter a pesca predatória de tartarugas marinhas.

Com estrutura sólida, o Tamar em Ubatuba promove visitas orientadas, entre outras atividades de lazer e entretenimento. Tanques e aquários, espaços temáticos (culturais e infantis), museu caiçara e, claro, as conhecidas práticas de retorno de tartarugas ao mar! Tudo isso por um preço de R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia entrada), de acordo com informações do site da fundação.

legenda: A beleza e a importância do Projeto Tamar, em Ubatuba. Créditos: Divulgação / Projeto Tamar.

 

Cachoeiras

Ubatuba também é terra de belas e abundantes quedas d’água. Presentes em quase toda extensão da costa, elas são uma alternativa para quem busca um passeio mais refrescante, longe do sol forte e da areia da praia.

 

Cachoeira do Prumirim

A Cachoeira do Prumirim é uma das mais procuradas da cidade e está dentro da rota de cachoeiras com um acesso mais fácil em Ubatuba. Ela fica próxima à praia e à Ilha do Prumirim. Sua formação se dá a partir de uma nascente em meio à Mata Atlântica do litoral paulista. Portanto, é possível aproveitar quedas d’águas suaves e ainda relaxar em poços naturais que oferecem uma espécie de hidromassagem natural.

A Cachoeira do Prumirim é um passeio para esfriar a cabeça em Ubatuba.
Créditos: Bruna Rodrigues.

 

Cachoeira do Camburi

Também conhecida como Cachoeira da Escada, essa é uma das mais vistosas e cheias de atrativos quedas d’água de Ubatuba. As águas que descem da serra criam degraus gigantes que lembram o desenho de uma escada natural. Assim, esse destino com formação de lagos refrigerados é uma ótima opção para quem está viajando pela rodovia Rio-Santos.

Gostou de conhecer sobre as maravilhas da cidade caiçara mais querida do litoral norte de São Paulo? Aproveite mais dicas com a 123Milhas e descubra o que você tem que comer em Ubatuba!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!