Colunistas

Um dia de comilança em Londres

Por Nenel Neto

Nova Iorque, São Paulo, Roma, Tóquio e Cidade do México são megalópoles onde é possível comer maravilhosamente bem. Mas também há pegadinhas que podem decepcionar as pessoas e, o pior, estragar uma viagem. Londres não é diferente. A capital da Inglaterra tem opções de sobra de bares, pubs e restaurantes. Mas, naturalmente, nem todas são boas. E para te ajudar a não errar, este guia semanal te convida para um dia de comilança em Londres, a Terra da Rainha, com três deliciosas refeições.

Café da manhã

Para começar o dia com o pé direito, nada melhor que um café da manhã inglês completo, popularmente conhecido como full english breakfast.

A principal refeição dos ingleses no tradicionalíssimo E Pellici leva linguiça cumberland, ovos, bacon, cogumelos, tomates e torradas. A estes ingredientes podem ser acrescentados chouriço, carne de hambúrguer, batatas chips caseiras e feijão.

Nada mal para começar a labuta, né?

E Pellicci existe desde 1900 e é um ícone do East End graças justamente ao seu café da manhã, que, na verdade, é servido durante todo o dia.

O cardápio também oferece almoço, sanduíches, hambúrgueres e sobremesas.

Vale destacar que há uma opção de café da manhã totalmente vegano.

Endereço: 332 Bethnal Green Road – East End.
O que pedir: Full english breakfast.
Site oficial: https://epellicci.co.uk/

Almoço

Nada mais inglês do que almoçar o famoso fish and chips, que nada mais é que peixe com batatas, ambos fritos.

A loja mais tradicional de Londres é a Fryer’s Delight, aberta em 1962 pelos irmãos italianos Giovanni e Giuseppe Ferdenzi. Ela é um ponto de encontro de taxistas, o que é ótimo, já que eles são os que mais sabem onde comer bem em qualquer lugar do mundo.

Em relação ao peixe empanado, hadoque e bacalhau são as melhores opções do cardápio da casa. Quanto às batatas chips, o diferencial delas é que são fritas em gordura bovina, elevando o sabor à máxima potência. Para acompanhar, as ervilhas moles não fazem feio.

A decoração do local não mudou nos últimos 60 anos, portanto, a casa está mergulhada em história. Até o logotipo, um peixe usando um chapéu-coco, é o mesmo desde que a loja abriu.

Volte no tempo ao almoçar o mais amado dos pratos britânicos na clássica Fryer’s Delight.

Endereço: 19 Theobalds Road.
O que pedir: Fish and chips.

Jantar

Pizza é um porto seguro em qualquer lugar do mundo, e é claro que Londres não é exceção.

Considerada uma das melhores da cidade, a pizzaria Pilgrims serve redondas napolitanas com massa de fermentação longa e uma combinação de ingredientes italianos mesclados a produtos locais.

Boas pedidas são a clássica margherita e a nduja, preparada com uma linguiça suína picante da Calábria.

Para os veganos há uma pizza coberta com vegetais como tomate, brócolis selvagem, cogumelos, azeitonas, cebola roxa e coração de alcachofra. Tudo isso finalizado com pesto de manjericão.

A Pilgrims começou numa carroceria de uma van e hoje tem diversas unidades espalhadas por Londres.

Todos os endereços estão no site da empresa: https://www.pizzapilgrims.co.uk/