Todos

Um dia pela charmosa Oxford, na Inglaterra

Por Raphael Ursino

Se te chamassem para passar um dia pela charmosa Oxford, na Inglaterra, a primeira coisa que viria à cabeça seria a famosa universidade, não é mesmo?

Localizada a 100 km da capital Londres, esta encantadora cidade recebe alunos do mundo inteiro para estudar na Universidade de Oxford, uma das principais instituições de ensino do mundo, e que possui 40 faculdades. Fundada em 1096, ela é a mais antiga do Reino Unido.

Um dia pela charmosa Oxford, na Inglaterra

Rio Cherwell

 

Para os fãs de Harry Potter, um motivo a mais para visitar o local, pois várias cenas foram gravadas nos prédios da Christ Church College.

Um dia pela charmosa Oxford, na Inglaterra

Prédio do Christ Church College

 

Um dia pela charmosa Oxford, na Inglaterra

Pátio da Christ Church College

Biblioteca Bodleian e Radcliffe Camera

Com uma incrível e enorme coleção de livros, manuscritos, revistas e demais materiais, a biblioteca Bodleian é uma das mais antigas do planeta e a segunda mais importante da Inglaterra (a primeira é a British Library, em Londres).

Ela foi fundada em 1602 e representa muito para a história do Reino Unido, já que recebe, semanalmente, cerca de 4 mil itens.

Outra construção bastante emblemática em Oxford é a Radcliffe Camera, a sala de leitura da biblioteca. Ela tem um formato circular e foi feita no estilo neoclássico. Apesar de a entrada ser restrita aos estudantes da universidade, a fachada já vale uma foto.

A Radcliffe Camera é a sala de estudos da Universidade de Oxford

Ponte dos Suspiros

A Hertford Bridge fica perto da biblioteca e liga dois prédios da faculdade Hertford, servindo como passagem dos alunos. A ponte chama bastante atenção, e é também é conhecida como Ponte dos Suspiros, devido a sua semelhança com a famosa ponte de mesmo nome que tem em Veneza.

Um dia pela charmosa Oxford, na Inglaterra

A Hertford Bridge liga dois prédios da faculdade Hertford

 

Parque Magdalen Park e passeios de punt

Durante uma caminhada despretensiosa pelas ruazinhas da cidade, cheguei a um belo parque, chamado Magdalen, nas imediações do Magdalen College. O lugar é uma área verde muito agradável e tem até um rio chamado Cherwell, onde os alunos praticam um esporte típico inglês chamado “punting”. Esta atividade nada mais é que navegar pelos rios com um barquinho especial, comprido e achatado, guiado por um mastro comprido.

Sentar-se na beira do rio e ficar admirando a paisagem e vendo os barquinhos passando é um ótimo programa para o fim de tarde.

Universitários punting no rio Cherwell

Um mix de história e conhecimento

Oxford é uma cidade que respira história e conhecimento. Um lugar antigo com uma alma jovem, já que os estudantes do mundo inteiro enchem a cidade de alegria, como podemos ver nos diversos e centenários pubs espalhados por lá.

Se você estiver em Londres, vale muito a pena passar um dia pela charmosa Oxford, na Inglaterra. A viagem de trem dura somente uma hora. Sem falar que a cidade é bem bonita, limpa e superagradável.