Colunistas

Um passeio pela Gruta da Lapinha, uma das sete maravilhas da Estrada Real

Por Raphael Ursino

Localizada a 50 quilômetros de Belo Horizonte, a Gruta da Lapinha é incrivelmente bonita e surpreendente. E nesta coluna, te convido para um passeio pela Gruta da Lapinha, uma das sete maravilhas da Estrada Real.

A gruta fica no Parque Estadual do Sumidouro, uma unidade de conservação de 2.004 hectares com natureza exuberante, sítio arqueológico, várias grutas e pinturas rupestres. O lugar é, sem dúvida, um verdadeiro convite para os amantes do ecoturismo.

Um passeio pela Gruta da Lapinha, uma das sete maravilhas da Estrada Real

Impossível não se render às belezas da Gruta da Lapinha

Museu Peter Lund

O passeio começa com uma visita ao Museu Peter Lund, dedicado ao trabalho do naturalista dinamarquês considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil.

O museu conta com exposições de 82 fósseis descobertos por Lund, dentre outros. Não é permitido fotografar a parte interna, mas vale a pena conhecer esse riquíssimo acervo histórico.

Após a visita, colocamos os capacetes e partimos para a entrada da gruta, enquanto o guia nos dava as primeiras orientações.

Museu Peter Lund

Entrando na gruta

Logo na entrada já é possível ver a beleza dos paredões rochosos. O interessante são os incríveis desenhos que a água foi criando no teto (estalactites) e no chão (estalagmites). Cada cantinho da gruta é digno de belas fotos.

Belas formações rochosas no teto da gruta

O percurso total é de 500 metros, mas só é permitido visitar 300. Seguimos gruta adentro, passando por 12 salões iluminados por led, alguns com gotejamento permanente que fazem um barulhinho característico em meio ao silêncio do local. Ao todo, descemos aproximadamente 40 metros por entre becos e escadas até sair do outro lado.

Um passeio pela Gruta da Lapinha, uma das sete maravilhas da Estrada Real

A água forma incríveis obras de arte dentro da gruta

Museu Arqueológico da Lapinha

O passeio durou cerca de 40 minutos. Na saída, avistamos um prédio parecido com um castelinho, onde funciona o Museu Arqueológico da Lapinha, com um acervo de mais de 8 mil peças, entre ferramentas e fósseis.

Na minha opinião, este passeio pela Gruta da Lapinha, uma das sete maravilhas da Estrada Real, é uma experiência rica, agradável e necessária. Recomendo muito!

O Museu Arqueológico da Lapinha tem formato de castelo

Funcionamento e ingressos

  • Segunda a segunda, de 8h30 às 17h – última saída às 16h.
  • São permitidos grupos de no máximo 20 pessoas acompanhadas de um guia do parque. Os intervalos entre as visitas são de 30 minutos a uma hora, entre os grupos. É obrigatório o uso de calçado fechado.
  • Os ingressos custam R$25,00 (inteira). Estudantes, professores da rede pública e idosos acima de 60 anos, com documento comprobatório, pagam meia entrada.