Todos

Versatilidade de Chicago atrai visitantes de todos os perfis

Por Marcello Oliveira

Visitar Chicago sempre esteve em meus planos, principalmente por ser o o ponto de partida (ou de chegada) da famosa Rota 66. Mas a minha experiência na cidade veio por acaso. Já havia feito algumas conexões de voo no Aeroporto de O’Hare, um dos dois que servem Chicago, já que ele é um dos maiores dos Estados Unidos e um grande hub (centro de distribuição de voos) da United Airlines, mas nunca havia saído do aeroporto… Não até ser obrigado a permanecer na cidade por causa de cancelamentos de voos.

Eu estava indo do Brasil para a China a trabalho, fazendo conexão em Chicago. Por causa de um atraso na saída, acabei perdendo o voo que partiria de Chicago e os voos seguintes para a China estavam lotados. Resultado: três dias em Chicago e o que deveria ser uma dor de cabeça, se tornou uma grata surpresa ao conhecer a maior cidade do estado de Illinois.

Vale lembrar que Chicago, apesar de ser a maior cidade, não é a capital do estado. Springfield é a capital de Illinois, embora não seja a principal.

Alguns dos arranha-céus de Chicago

Alguns dos arranha-céus de Chicago

Como fiquei hospedado no hotel Hyatt dentro da área do aeroporto, precisava usar o trem para me deslocar, o que não foi nenhum problema. Era época de Halloween e, nesse período, um dos atrativos de Chicago é visitar os bairros residenciais para ver as criativas decorações “assustadoras”. Fui ao bairro Park West, um dos mais tradicionais e bem localizados da cidade. As casas nas ruas eram tão enfeitadas com o tema que parecia um concurso. No Natal não é diferente. O americano tem orgulho de preparar suas residências para o período natalino.

Moradores investem pesado na decoração de Halloween

Moradores investem pesado na decoração de Halloween

Aproveite para passear pela região central da cidade. Uma boa dica é a The Magnificent Mile, um trecho da Michigan Avenue de 13 quarteirões e que conta com mais de 400 lojas, quase 300 restaurantes e 70 hotéis. Na Chicago Avenue, é comum os turistas posarem em frente à Historic Water Tower uma construção gótica de 1869 que é um dos poucos prédios remanescentes do incêndio que devastou Chicago em 1871.

No icônico Willis Tower, não deixe de ir ao The Ledge, com sacadas envidraçadas que se projetam 1,3 metro do 103º andar, no Skydeck Chicago. Se você é um aventureiro e gosta de altura, deve ir ao TILT no 360 CHICAGO, onde as janelas inclinadas projetam-se do 94º andar do John Hancock Building e oferecem uma vista espetacular da cidade. Se curte esporte americano , a dica é o Wrigley Field, casa do Chicago Cubs, campeão mundial da liga principal de beisebol. É possível fazer um passeio pelos bastidores do estádio de 1914 ou assistir a um jogo.

No verão, explore atividades ao ar livre, principalmente às margens do lago Michigan. Na trilha você pode pedalar, caminhar, correr ou andar de skate por 29 quilômetros ao longo do lago, em uma trilha que leva a diversos bairros, a praias e a parques. No Millennium Park, encontram-se famosas de obras de arte e arquitetônicas de Chicago. Na mesma região é possível passear pelo Chicago Riverwalk, um famoso calçadão que leva ao Navy Pier. Lá você vai explorar as diversas atrações, restaurantes e lojas do local, antes de embarcar na roda-gigante Centennial Wheel para ver tudo do alto, a 60 metros de altura.

Chicago é ótimo para percorrer os mais famosos pontos usando meios alternativos de locomoção como a bicicleta ou segway.

Esqueceram de Mim

A famosa mansão da família McCallister fica em um tradicional bairro residencial na periferia de Chicago. A casa de três andares serviu de locação para as filmagens do Esqueceram de Mim, protagonizado por Macaulay Culkin, que vivia o menino Kevin. Mundialmente famosa, a casa recebe visita de turistas do mundo todo. Na verdade, a casa hoje é cercada para evitar que curiosos tirem a privacidade dos moradores. Então podemos dizer que quem recebe os turistas é a rua, a Lincoln Avenue. Para quem se interessar, o número do imóvel é 671 e fica em Winnetka.

Ninguém deixa de fazer o registro da visita na casa dos McCallister

Ninguém deixa de fazer o registro da visita na casa dos McCallister

Gastronomia

Deixe-se surpreender pela gastronomia ímpar de Chicago. Não vá embora antes de se deliciar na Giordano’s com a “Deep Dish Pizza”. É simplesmente o prato mais tradicional de Chicago.

Não é uma simples pizza. No lugar da massa tradicional, uma massa mais rígida, com bordas mais altas, da altura de um prato fundo. Mas há um excelente motivo para a base da pizza ser assim: o recheio é um grande mar de queijo e molho. O cliente poderá decidir se a pizza virá acompanhada de mais ingredientes, como pepperoni, por exemplo.

A tradicional "Deep Pizza" de Chicago

A tradicional “Deep Pizza” de Chicago

A Giordano’s é a pizzaria mais famosa, uma rede com unidades presente e diversos pontos da cidade, mas a Lou Malnati’s – rival da Giordano’s – também oferece a “Deep Dish Pizza”.

Conversando com locais, descobri que a pipoca é uma iguaria em Chicago. Mas não é qualquer pipoca. A Garret é a pipoca preferida da apresentadora Oprah Winfrey, então fui ver o que de especial tem essa pipoca. Além dos diversos sabores, dizem que o grande sucesso vem da receita secreta de família e pelo fato de que cada lote é feito à mão, dando, segundo os moradores de Chicago, “uma sensação irresistível”. Um dos sabores mais famosos é “The Mix Chicago”, uma mistura do tradicional CaramelCrisp e do CheeseCorn. Os outros sabores vão de amanteigados a caramelo com nozes e outros ingredientes. Os preços variam de acordo com o sabor, mas custam, em média, de US$ 4 a pequena a 15 a grande. Se você quiser as latas especiais que podem ser até usadas como presentes, prepare-se para gastar de 29 a 60 dólares.

Pipoca sempre fresca e de diferentes sabores da Garrett

Pipoca sempre fresca e de diferentes sabores da Garrett