Colunistas

Viena, uma elegância de cidade

Por Raphael Ursino

Celeiro de grandes personalidades como, Wolfgang Amadeus Mozart, Arnold Schwarzenegger, Schubert, dentre outros, a Áustria é um país simplesmente encantador. Hoje vamos desbravar um pouco da capital austríaca, a belíssima Viena, que nos convida a conhecer a sua charmosa arquitetura e o seu alto padrão cultural. 

Impossível não se impressionar com a beleza das igrejas em estilo gótico e com os luxuosos palácios imperiais. Isso sem falar do rio Danúbio, que margeia a cidade.

Prefeitura de Viena

Prefeitura de Viena

Em Viena a gente se sente intelectual, pois os variados museus e palácios são tentadores. E tem atração para todos os gostos, como, por exemplo, Academia de Belas Artes, os museus de arte moderna e de história natural, a Ópera Nacional. Aliás, o que não falta é lugar para apreciar uma apresentação de ópera, pois Viena é considerada a capital da música clássica. 

 

Palácio Hofburg

Palácio Hofburg

 

E por falar em música clássica, outro lugar imperdível é a casa onde Mozart viveu durante três anos. Hoje, transformada em museu, possui no seu acervo documentos originais do músico, como partituras e também o seu testamento.  

E se você, leitor, tem curiosidade sobre a vida e o trabalho daquele que é considerado o pai da psicanálise, não pode deixar de visitar o museu de Sigmund Freud, situado no local onde ele viveu e trabalhou antes do nazismo dominar a Europa. Itens como a maleta que Freud usava nas consultas e demais objetos pessoais e profissionais fazem parte do acervo do museu, além de vídeos e documentos que contam a história do psicanalista. 

Parque do Freud

 

Um lugar que também vale a visita é a Catedral de São Estevão, uma das principais igrejas em estilo gótico da Europa, e que foi construída no século XII. Uma curiosidade sobre o local é que Mozart se casou e também foi velado nessa catedral.

Caminhando pela Ringstrasse, uma rua recheada de belos monumentos, podemos observar a pomposidade arquitetônica austríaca. No percurso, não deixe de fotografar o prédio da prefeitura, o Parlamento e a Ópera de Viena. Garanto que você terá belíssimas imagens para recordar. 

Parlamento de Viena

Um dos monumentos mais visitados de Viena é o Castelo Belvedere, um enorme complexo que possui dois museus e um palácio. No acervo em exposição, os visitantes podem ver obras dos mestres Monet e Renoir. Neste palácio viveu Franz Ferdinand, Arquiduque do Império Austro-Húngaro, assassinado na Bósnia, desencadeando a Primeira Guerra Mundial. Vale a pena conhecer.

Depois de andar pela cidade, aproveite o Parque que leva o nome de Freud para descansar. Ah, e não se esqueça de fotografar a estátua em tamanho real do Mozart que tem no local.

Estátua do gênio da música clássica Wolfgang Amadeus Mozart

Estátua do gênio da música clássica Wolfgang Amadeus Mozart

 

Ao cair da tarde, uma boa pedida é caminhar pela orla do rio Danúbio e depois curtir o pôr do sol sentado em um dos vários bares situados à beira do rio.

Rio Danúbio

Rio Danúbio

 

Quer uma dica? Viena é o lugar para ir não somente uma vez, mas sempre que os olhos quiserem um colírio, os ouvidos desejarem boa música e o coração ansiar por belos momentos de contemplação, tamanha beleza e charme da capital da Áustria.