
Viena, uma elegância de cidade
Por Raphael Ursino
Celeiro de grandes personalidades como, Wolfgang Amadeus Mozart, Arnold Schwarzenegger, Schubert, dentre outros, a Áustria é um país simplesmente encantador. Hoje vamos desbravar um pouco da capital austríaca, a belíssima Viena, que nos convida a conhecer a sua charmosa arquitetura e o seu alto padrão cultural.
Impossível não se impressionar com a beleza das igrejas em estilo gótico e com os luxuosos palácios imperiais. Isso sem falar do rio Danúbio, que margeia a cidade.

Prefeitura de Viena
Em Viena a gente se sente intelectual, pois os variados museus e palácios são tentadores. E tem atração para todos os gostos, como, por exemplo, Academia de Belas Artes, os museus de arte moderna e de história natural, a Ópera Nacional. Aliás, o que não falta é lugar para apreciar uma apresentação de ópera, pois Viena é considerada a capital da música clássica.

Palácio Hofburg
E por falar em música clássica, outro lugar imperdível é a casa onde Mozart viveu durante três anos. Hoje, transformada em museu, possui no seu acervo documentos originais do músico, como partituras e também o seu testamento.
E se você, leitor, tem curiosidade sobre a vida e o trabalho daquele que é considerado o pai da psicanálise, não pode deixar de visitar o museu de Sigmund Freud, situado no local onde ele viveu e trabalhou antes do nazismo dominar a Europa. Itens como a maleta que Freud usava nas consultas e demais objetos pessoais e profissionais fazem parte do acervo do museu, além de vídeos e documentos que contam a história do psicanalista.

Parque do Freud
Um lugar que também vale a visita é a Catedral de São Estevão, uma das principais igrejas em estilo gótico da Europa, e que foi construída no século XII. Uma curiosidade sobre o local é que Mozart se casou e também foi velado nessa catedral.
Caminhando pela Ringstrasse, uma rua recheada de belos monumentos, podemos observar a pomposidade arquitetônica austríaca. No percurso, não deixe de fotografar o prédio da prefeitura, o Parlamento e a Ópera de Viena. Garanto que você terá belíssimas imagens para recordar.

Parlamento de Viena
Um dos monumentos mais visitados de Viena é o Castelo Belvedere, um enorme complexo que possui dois museus e um palácio. No acervo em exposição, os visitantes podem ver obras dos mestres Monet e Renoir. Neste palácio viveu Franz Ferdinand, Arquiduque do Império Austro-Húngaro, assassinado na Bósnia, desencadeando a Primeira Guerra Mundial. Vale a pena conhecer.
Depois de andar pela cidade, aproveite o Parque que leva o nome de Freud para descansar. Ah, e não se esqueça de fotografar a estátua em tamanho real do Mozart que tem no local.

Estátua do gênio da música clássica Wolfgang Amadeus Mozart
Ao cair da tarde, uma boa pedida é caminhar pela orla do rio Danúbio e depois curtir o pôr do sol sentado em um dos vários bares situados à beira do rio.

Rio Danúbio
Quer uma dica? Viena é o lugar para ir não somente uma vez, mas sempre que os olhos quiserem um colírio, os ouvidos desejarem boa música e o coração ansiar por belos momentos de contemplação, tamanha beleza e charme da capital da Áustria.