Conheça o estado do Maranhão

De ruas coloridas e alegres com casas coloniais a imensuráveis belezas naturais, o estado do Maranhão é cheio de encantos. A região conta com praias paradisíacas, como a Praia do Olho D’água, ou ainda as conhecidas dunas dos Lençóis Maranhenses. Vamos ver mais sobre esse território nordestino? 

Você vai ler sobre

Estado do Maranhão 

Maranhão é um dos estados brasileiros que ficam localizados na Região Nordeste, e chama a atenção por suas belezas infindáveis, que envolvem lagoas com águas cristalinas, dunas, entre outras paisagens de tirar o fôlego.

Entre as cidades mais visitadas, podemos destacar, por conta de seus pontos turísticos: São Luís do Maranhão, a capital, e Barreirinhas, onde fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Vamos conhecer mais sobre a capital do Maranhão?

Capital do estado do Maranhão: São Luís

Você sabe qual é a capital do maranhão? É a bela e histórica cidade de São Luís que abriga a sede do governo do território. Localizada na ilha Upaon-Açu, é uma das três capitais insulares brasileiras, ao lado de Florianópolis e Vitória. Seu território chega a 583,063 km², lar de 1.115.932 pessoas, de acordo com dados do IBGE (2021).

Foi a única cidade brasileira fundada pelos franceses, em 8 de setembro de 1612, na época da colonização. O lugar tem manifestações culturais que começaram bem antes desse período e que se desenvolveram com o tempo.

Outro aspecto que chama a atenção de turistas que procuram a cidade são as praias e os pontos históricos disponíveis para visitação. Entre os balneários litorâneos, podemos destacar o do Calhau, que possui uma beleza incomparável.

Ah, e para montar um planejamento de viagem para a cidade maranhense, confira o guia completo para turismo em São Luís!

IMG

Conheça o estado do Maranhão | Ponte Governador José Sarney | Conexão123

A Ponte Governador José Sarney, popularmente conhecida como Ponte do São Francisco, fica localizada na cidade de São Luís

História do estado do Maranhão

O que hoje conhecemos como o estado do Maranhão, na época da colonização  foi um território de disputas entre variados povos europeus, como os portugueses, espanhóis, franceses e até mesmo holandeses. Existem registros históricos que atestam que as primeiras explorações naquela região se deram já em 1500, pelas navegações espanholas.

Em 1654 foi instituído o Estado do Maranhão e Grão-Pará, uma unidade administrativa portuguesa. O território compreendia o Maranhão e uma parte da área do atual Pará. A separação entre os estados foi realizada apenas em 1772.   

Vários acontecimentos históricos do povo maranhense, gentílico para quem nasce no Maranhão, podem ser vivenciados tanto nas ruas do lugar, com a efervescência cultural, quanto nos pontos turísticos da capital, como:

  • Museu do Reggae
  • Casa do Maranhão
  • Teatro Arthur Azevedo
  • Catedral da Sé
  • Mercado das Tulhas

Todos esses pontos turísticos e históricos rendem uma lista rica de o que fazer em São Luís do Maranhão. 

Conheça o estado do Maranhão | Catedral de São Luís do Maranhão | Conexão123

A Catedral de São Luís do Maranhão é um dos pontos turísticos onde pode se vivenciar a história do estado do Maranhão

Geografia do estado do Maranhão

O estado do Maranhão tem uma área territorial de 329.651,496 km². Todo esse espaço abriga cerca de 7.153.262 pessoas, de acordo com o levantamento do IBGE feito em 2021. Dentre as mais de 200 cidades, a capital São Luís é a mais populosa.

A área está situada na Região Nordeste, tendo como fronteira o Piauí (ao leste), o Tocantins (sul e sudoeste) e o Pará (oeste), além de ser banhado pela imensidão do Oceano Atlântico (norte).

As paisagens naturais são diversas, tendo em vista que sua localização está em uma área transitória entre a região amazônica e o litoral nordestino. Assim, o relevo maranhense predominante é formado de planícies litorâneas e regiões de planalto.

Por lá, podemos encontrar uma vasta gama de vegetações, como: mangue, mata de cocais, floresta amazônica e bioma de Cerrado. 

O clima maranhense é o tropical, extremamente influenciado pelo mar e pela umidade que vem da região amazônica. Sendo assim, a temperatura média é de 25 ºC, e a média anual de pluviosidade é de 2.156 mm. A estação chuvosa ocorre de janeiro a junho e a seca de julho a dezembro.

Conheça o estado do Maranhão | Vista Aérea do Rio Preguiça em Barreirinhas | Conexão123

Vista Aérea do Rio Preguiça em Barreirinhas e parte da vegetação típica do Maranhão

Cultura do estado do Maranhão 

Como já abordamos anteriormente, o local foi território de disputa entre povos europeus no século XVII. Além disso, muita da cultura do Maranhão também advém dos povos originários que ali viviam e dos povos africanos, escravizados durante o período de colonização.

Entre as manifestações culturais que se desenvolveram através dos anos e que formam a identidade cultural regional, podemos citar:

  • Bumba meu boi
  • Tambor de crioula
  • Cacuriá
  • Dança portuguesa
  • Quadrilhas juninas
  • Festa do Divino
  • Reggae

Assim, é possível perceber como as tradições portuguesas, indígenas, africanas e até mesmo a jamaicanas influenciaram nos festejos, nas danças e nas músicas maranhenses.

A gastronomia do estado, também não fugiu da influência exterior. Atualmente, os pratos típicos da região envolvem arroz de cuxá, carne de sol, peixes, camarão e frutos do mar em geral.

Conheça o estado do Maranhão | Casa em São Luís do Maranhão | Conexão123

Rua com casas de arquitetura histórico em São Luís, capital do estado do Maranhão

Economia do estado do Maranhão 

Nos dias de hoje, a economia do estado do Maranhão está concentrada em atividades como a agricultura, com produção de soja, algodão, arroz e mandioca; pecuária extensiva; extrativismo; mineração; produção de madeira; e o turismo, que está em crescimento. 

Em relação às localidades turísticas, são importantes pontos: o centro histórico da capital São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Quer conhecer mais do Maranhão? Conte com a 123milhas para planejar sua viagem inteira: da hospedagem até a passagem aérea!

RESERVAR

RESPOSTAS123

Procurando por pacotes de viagem para Maranhão, considerando a cidade destino de São Luís, para um roteiro de três dias , uma viagem pode sair a partir de R$ 2 mil por pessoa, considerando os custos de passagem aérea e hospedagem.

O Maranhão inteiro é um estado muito bonito, entre os lugares mais procurados, podemos destacar as praias de São Luís e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas.

Como trata-se de um estado com muito a conhecer, separe uma viagem de cinco a dez dias. Assim, você consegue aproveitar o melhor das cidades do Maranhão.