Conheça o estado de Santa Catarina

Com um território repleto de contrastes naturais, serras e litoral, o estado de Santa Catarina é dono de infindáveis belezas naturais e uma rica história desde sua formação. Venha conhecer mais sobre esse estado localizado no Sul do país.

Você vai ler sobre

Estado de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina tem mais de 7 milhões de habitantes divididos entre as áreas rurais, urbanas e litorâneas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021). 

Trata-se do menor estado da região Sul do país, tendo em vista a extensão territorial: 95,4 km². O mapa de Santa Catarina apresenta a divisão dos 295 municípios que abrigam os catarinenses, gentílico de quem nasce em Santa Catarina

O que fazer em Santa Catarina: pontos turísticos e passeios | Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis | Conexão123

Uma das maiores pontes pênseis do mundo, a ponte Hercílio Luz foi a primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente

Florianópolis, a capital de Santa Catarina

A cidade de Florianópolis é a capital de Santa Catarina, um dos três estados da região Sul. Por ser uma metrópole, é um centro de referência para várias atividades econômicas, entre elas, o turismo. 

O turismo em Floripa, como é carinhosamente apelidada, é centrado em passeios nas praias paradisíacas, lagoas, dunas e trilhas, principalmente. Mas além disso, o centro histórico é bastante frequentado por aqueles que visitam a cidade.

Há muito o que fazer em Florianópolis, devido ao investimento nos passeios e pontos turísticos e, também, por conta das belezas naturais e dos seus points históricos e culturais. 

Entre as principais atrações turísticas do local, podemos destacar:

  • Praia de Jurerê
  • Praia das Canavieiras
  • Praia Lagoinha do Leste
  • Ilha do Campeche
  • Centro histórico de Floripa
  • Ponte Hercílio Luz
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
  • Igreja Nossa Senhora das Necessidades
  • Dunas da Joaquina

E muito mais!

E é claro, a cidade — assim como o estado em que está localizada — tem um grande potencial para o turismo gastronômico, por conta dos pratos típicos e de todos os lugares para comer em Florianópolis

Principais cidades de Santa Catarina

Com seus 295 municípios, o estado garante viagens que agradam os mais diferentes perfis de turistas. Além da capital, as outras cidades de Santa Catarina também são ótimas alternativas para passeios incríveis. 

Dentre elas, podemos começar destacando Joinville, um município  charmoso, que carrega características e  influências culturais dos povos alemães, noruegueses e suíços. Isso fica claro na arquitetura, gastronomia e festas locais.

Blumenau, outra importante área urbana de Santa Catarina, teve sua colonização iniciada em 1850. O filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, acompanhado de outros 17 colonos, foram os responsáveis por esse primeiro momento histórico da instituição da cidade. 

Atualmente, o local possui diversas festas importantes, como a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja, a Sommerfest, a Weihnachtsdorf (Vila de Natal) e a Osterdorf (Vila de Páscoa).

Devemos citar também Balneário Camboriú, localizada a 80 km da capital. É uma cidade catarinense bastante disputada na alta temporada de viagens. De dezembro a março, cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam o lugar. 

Boa parte dessas pessoas busca pelas praias, ou ainda, por atrações que possibilitem o ecoturismo e o turismo esportivo de aventura para a prática de trekking, canyoning, rapel, cascading, tirolesa, entre outros. 

Penha foi uma das primeiras regiões  a serem povoadas pelos açorianos. Atualmente, o principal ponto turístico da cidade é o Parque Beto Carrero World, com suas diversas opções de brinquedos e atrações que encantam todos que o visitam. É diversão garantida!

O Parque Beto Carrero World é a atração principal da cidade de Penha (SC)

História de Santa Catarina

A história de Santa Catarina que conhecemos hoje remonta aos idos de 1515, quando ocorreu a primeira expedição significativa, chefiada pelo português Juan Dias Solis. Antes disso, a região litorânea catarinense era habitada por povos originários, principalmente, pelos carijós, do grupo tupi-guarani. 

Desde então, muitas disputas históricas ocorreram até que fosse formada a Santa Catarina moderna. Nesse vai e vem histórico, muitas culturas entraram em jogo. Por isso, hoje em dia, sabemos que o local sofreu fortes influências dos povos indígenas, açorianos, espanhóis, suíços, alemães e noruegueses. 

A partir disso, apareceram os locais históricos do estado de Santa Catarina. Podemos citar:

  • Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim, na Ilha de Anhatomirim
  • Forte São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte em Florianópolis
  • Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis
  • Sítios arqueológicos, com inscrições rupestres pré-históricas, em Urubici
  • A locomotiva Macuca, em Blumenau

E muitos outros pontos turísticos para colocar na lista de o que fazer em Santa Catarina!

Ainda falando sobre os ícones históricos e culturais de extrema importância para os catarinenses, não podemos deixar de citar a bandeira de Santa Catarina, um importante símbolo regional. 

Estado de Santa de Catarina | Bandeira de Santa Catarina | Conexão123

Bandeira de Santa Catarina é um importante símbolo do estado sulista

Geografia de Santa Catarina

A geografia de Santa Catarina é realmente surpreendente. Com poucas horas de estrada, é possível observar a sua diversidade geográfica, por conta das mudanças de clima, paisagem e, é claro, das diferenças regionais. 

Com apenas 95,4 mil km² de território, o local é dividido em oito principais regiões: Litoral, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Sul, Meio-Oeste e Oeste.

O estado é predominantemente subtropical úmido, o que indica que o clima de Santa Catarina é dotado de temperaturas agradáveis, que ficam entre 13ºC e 25ºC, com a presença de chuvas distribuídas ao longo do ano.

O relevo de Santa Catarina apresenta três unidades geomorfológicas: planície litorânea ou costeira, os planaltos e serras do leste e o planalto ocidental. A maioria de suas terras são planas e altas.

Como o estado é localizado no Sul do Brasil, suas divisas são com Paraná (ao norte) e Rio Grande do Sul (ao sul), além da Argentina (ao oeste) e do Oceano Atlântico (ao leste). 

Cultura de Santa Catarina

A tradição dos diferentes povos que originaram o estado é uma força presente em toda a cultura de Santa Catarina, desde os costumes, as festas típicas até a culinária e as formas de arte. 

Inclusive, em termos de gastronomia de Santa Catarina, os principais pratos típicos são: eisbein (joelho de porco), kassler (carne suína salgada e defumada), salsichas alemãs, hackepeter (carne crua moída temperada e condimentada), mit rotkohl (marreco com repolho roxo), tainha escalada com pirão de farinha de mandioca e ostras.

Todos os pratos podem ser encontrados em lugares para comer em Santa Catarina, nos mais diferentes bares e restaurantes. 

Falando em comida típica, a maioria das festas regionais e dos festivais que acontecem no estado são regados por deliciosos banquetes e bebida da melhor qualidade, principalmente, as cervejas.

Entre as festas regionais de Santa Catarina, podemos destacar:

  • Oktoberfest
  • Festa da Colheita
  • Weihnachtsmarkt/Mercado de Natal
  • Festa do Mel
  • Wurstfest - Festa da Linguiça
  • Natal Mágico
  • Sommerfest

E muitos outros eventos culturais bacanas para conferir com a família e os amigos ao redor do estado de Santa Catarina. 

Oktoberfest em Blumenau (SC) é um dos principais festivais que acontecem no estado

Depois de tanta informação boa, você ficou curioso para conhecer algumas cidades catarinenses? Planeje sua viagem para Santa Catarina com a 123milhas.

RESERVAR

RESPOSTAS123

O estado de Santa Catarina tem 295 municípios. Dentre eles, podemos citar: 

  • Florianópolis
  • Joinville
  • Blumenau
  • Balneário Camboriú
  • Pomerode
  • Penha
  • Chapecó
  • Criciúma

Entre as maiores e principais cidades, destacam-se: Florianópolis, Joinville e Blumenau.

Todas as cidades de Santa Catarina têm uma faixa de custo-benefício muito parecida, por isso, pode escolher qualquer uma. Se o objetivo é economizar, se atente para promoções em hospedagem e passagens aéreas, e além disso, priorize passeios com entrada gratuita.