França

Escolha um destino:

Conheça a França

A França é um país que encanta viajantes de todo o mundo com seus pontos turísticos deslumbrantes, sua cultura rica e influente e sua gastronomia reconhecida como uma das melhores do planeta.

No país você encontra uma variedade de paisagens, desde as praias do Mediterrâneo até as montanhas dos Alpes e dos Pireneus. A capital francesa, Paris, é um dos destinos turísticos mais populares do mundo, mas outras cidades, como Cannes, Marselha e Versalhes também têm muito a oferecer aos visitantes.

França é um dos destinos de viagem para a Europa mais desejados, e neste guia de turismo do Conexão123 você terá as melhores dicas para curtir ao máximo essa combinação de história, cultura, gastronomia e paisagens deslumbrantes.

Conheça com o Conexão123

Turismo na França

A França é o país mais visitado do mundo! Presença constante no ranking de destinos mais buscados por turistas, em 2022 o país recebeu cerca de 66 milhões de estrangeiros e ocupou o primeiro lugar na lista dos países mais visitados do mundo, de acordo com a da GlobalData.

Não faltam motivos para tamanha popularidade: a França é repleta de atrações, como a icônica Torre Eiffel, os deslumbrantes castelos no Vale do Loire, as belas praias do sul e as paisagens deslumbrantes da região de Provence, que são de tirar o fôlego.

Entre os principais pontos turísticos da França, destacam-se:

  • Torre Eiffel (Paris)
  • Palais des Festivals et des Congrès (Cannes) 
  • Fort Royal (Cannes) 
  • Castelo de If (Marselha)
  • Vieux-Port (Marselha)
  • Catedral de Versalhes (Versalhes)
  • Museu Lambinet (Versalhes)
  • Arco do Triunfo (Paris)
Turismo na França | Arco do Triunfo | Conexão123

O Arco do Triunfo é um famoso símbolo de Paris, na França, e representa as vitórias do exército francês sob as ordens de Napoleão

Algumas das mais belas praias do país são banhadas pelo Mar Mediterrâneo, como a Palm Beach, em Cannes, Saint-Tropez, na Costa Azul, e a La Grande Plage, em Biarritz.

Como programar sua viagem para a França

A França é grande e diversa, por isso é importante planejar sua viagem, pois só assim é possível explorar com tranquilidade as riquezas culturais, históricas e gastronômicas do país.

Considere as seguintes dicas: trace a rota, defina os lugares que quer conhecer e os pontos turísticos de cada um desses lugares, a melhor época do ano para visitá-los, quanto tempo ficará pelo país, o orçamento e o meio de transporte mais adequado para se locomover.

E, para facilitar a sua viagem, a 123milhas tem os melhores preços e condições especiais. Confira os pacotes de viagem disponíveis e continue conosco para saber tudo que precisa para que seu passeio seja inesquecível!

Entrada na França

Antes de viajar para a França, é importante saber que se a estada for igual ou inferior a 90 dias, não será necessário solicitar visto. 

Mas os brasileiros que forem ao país a partir de novembro de 2023 precisam adquirir uma autorização de viagem chamada ETIAS (Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização ). Essa autorização permite uma permanência máxima de 90 dias, renovável a cada 180 dias, e todo o processo pode ser feito online.

Porém, se o período for maior do que isso, será necessário abrir um pedido de visto com antecedência, já que o processo pode ser demorado.

Existem várias categorias de vistos para a França, e cada uma delas conta com uma lista de documentos e pré-requisitos. Há casos em que a emissão do visto é gratuita, enquanto em outros, é preciso pagar uma taxa em euros.

Para entrar na França como turista, é necessário portar um passaporte dentro do prazo de validade, tíquete aéreo de ida e volta, seguro de saúde, reserva de hospedagem ou atestado de acolhimento, além de comprovantes de que você possui condições financeiras de custear o passeio. Se a viagem estiver marcada para depois de novembro de 2023, o turista também deve levar o ETIAS.

Como programar sua viagem para a França - Entrada na França | Imagem do visto Francês | Conexão123

Se for ficar mais de 90 dias na França, é necessário solicitar o visto com antecedência

É importante informar que a vacina contra febre amarela não é obrigatória para entrar na França. E, desde agosto de 2022, o sistema de controle sanitário nas fronteiras francesas foi suspenso, então os viajantes não precisam mais apresentar uma declaração de não contaminação nem realizar um teste antigênico ou exame biológico de detecção de Covid-19 na chegada ao país. 

Se por caso for levar seu pet para a França, é necessário que ele esteja devidamente identificado — com microchip implantado — e que a vacina de raiva e as demais obrigatórias estejam em dia. Também é necessário fazer um exame de sorologia em um laboratório credenciado pela UE e emitir o CVI — Certificado Zoossanitário Internacional — 10 dias antes da viagem, além de verificar as regras da companhia aérea para transportar o animal.

Dica: antes de viajar para a França, informe-se sobre as exigências e restrições, tanto do país quanto da companhia aérea, para garantir uma viagem tranquila e segura.

Seguro-viagem na França

O seguro-viagem é obrigatório para quem viaja para a França, pois é uma proteção em caso de emergências, assim você pode curtir sua viagem sem preocupação. 

Os turistas brasileiros que viajam para a França devem possuir um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, para despesas médicas, hospitalares e de repatriação sanitária.

O seguro deve cobrir o período integral da estada, incluindo a data de chegada e a de partida.

Mesmo que você não precise de visto, por conta do seu tempo de viagem, é altamente necessário contratar um seguro-viagem, para garantir a assistência em caso de imprevistos. E o seguro é uma exigência para a concessão de visto, podendo ser solicitado na imigração pelos oficiais de fronteira.

Moeda, tomadas e outras dicas para sua viagem à França

A moeda oficial da França é o euro. Não se esqueça de verificar as taxas de câmbio antes de viajar.

Moeda, tomadas, idioma e outras dicas para tua viagem à França | Pilha de notas de 50 euro e moedas de euro | Conexão123

O Euro é a moeda oficial da França

Além de levar uma quantia de dinheiro em espécie, é aconselhável utilizar cartões de crédito internacionais. Confira também as possíveis taxas adicionais do seu banco. Na França, os cartões de crédito mais amplamente aceitos são Visa e Mastercard. Alguns estabelecimentos também aceitam American Express, no entanto, é sempre bom verificar com antecedência. É importante reforçar que o cartão é uma facilidade e seu uso não dispensa o uso da moeda local.

Trocar o real por euro no Brasil ainda é vantajoso, pois ao fazer na França as taxas e tarifas são aplicadas no valor da moeda local, então você pode perder dinheiro na transação. Confira aqui a melhor forma de pagar gastos em uma viagem internacional.

As tomadas na França têm um padrão diferente do Brasil: os plugs são do tipo E, com pino redondo e pino de aterramento masculino. A corrente elétrica é de 220 volts e 50 Hz AC. É um modelo pensado para reduzir o risco de choques e, consequentemente, aumentar a utilização do fio terra.

Então, se você pretende levar aparelhos elétricos, será necessário utilizar um adaptador de tomada (um universal é uma boa ideia). Além disso, pode ser necessário um transformador para aparelhos que funcionam com voltagem de 110 V.

Idioma na França

O idioma oficial da França é o francês, no entanto, muitos franceses falam inglês também, especialmente em áreas turísticas. É importante lembrar que tentar falar um pouco de francês pode ser muito útil para se comunicar com os moradores e demonstrar respeito por eles.

Se você não fala francês nem inglês, é recomendável levar um dicionário ou utilizar aplicativos de tradução durante a sua estada. Além disso, é sempre bom aprender algumas palavras básicas, como:

  • olá: salut
  • bom dia: bonjour
  • por favor: s'il vous plaît
  • obrigado: merci
  • até logo: au revoir
  • licença: excuse moi
  • perdão: pardon
  • sim: oui
  • não: pas
  • não entendo: je ne comprends pas

Isso pode fazer toda a diferença em situações cotidianas, como pedir informações ou fazer compras.

Paris, capital da França

Paris é uma cidade icônica e um importante centro cultural, político e econômico da França. É a capital do país, localizada no coração da região da Île-de-France, no norte, às margens do rio Sena, com mais de 2,2 milhões de habitantes. Contando a região metropolitana, soma mais de 11 milhões de moradores.

A Torre Eiffel, uma das principais atrações da cidade, também chamada de Dama de Ferro, é considerada símbolo da França e de Paris.

O Museu do Louvre também é um ponto turístico imperdível da cidade. O maior museu do mundo abriga obras-primas egípcias, islâmicas, gregas, etruscas, romanas e pinturas e esculturas datadas da Idade Média até o século XIX.

Paris, capital da França | Museu do Louvre e sua pirâmide à noite | Conexão123

O Museu do Louvre é o museu mais importante da França e o mais visitado do mundo. Lá estão expostas obras notáveis, como A jangada da Medusa e A Mona Lisa

É a casa de obras emblemáticas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, O casamento em Caná, de Veronese, e a Vênus de Milo, atribuída a Alexandre de Antioquia. 

Não podemos deixar de citar também o Arco do Triunfo, a gótica Catedral de Notre-Dame, o belíssimo Jardim de Luxemburgo e a La Grande Roue de la Concorde (Roda-gigante da Praça da Concórdia).

A culinária francesa é mundialmente conhecida por seus queijos, vinhos e pâtisserie. Os pratos típicos, como o Coq au Vin, o Ratatouille, os macarons e os verdadeiros croissants, são deliciosos e podem ser amplamente encontrados nos estabelecimentos que se espalham pelas ruas de Paris.

Para aproveitar toda essa experiência com conforto e praticidade, confira as recomendações do Conexão123 sobre onde se hospedar em Paris, pois uma boa viagem exige um bom descanso. 

Principais cidades da França

Além de Paris, há diversas outras cidades encantadoras na França, cada uma com suas próprias características e atrações. Confira a seguir:

  • Cannes: é uma cidade situada na região da Costa Azul, no sul da França. É famosa por seu festival de cinema anual e pelas belas praias e resorts de luxo.
  • Marselha: é uma cidade portuária na região da Provença-Alpes-Costa Azul, no sul da França. É a segunda maior metrópole e tem o maior porto do país.
  • Versalhes: a cerca de 20 km de Paris, é famosa por seu magnífico Palácio de Versalhes, um exemplo da grandiosidade da arquitetura barroca e um importante símbolo histórico.
  • Nice: localizada na região da Costa Azul, é uma cidade conhecida por suas praias, avenidas arborizadas, seu patrimônio arquitetônico e urbanístico e pela mistura das culturas francesa e italiana.
  • Saint-Tropez: uma pequena cidade costeira localizada na Riviera Francesa, no sul do país. É conhecida por seu porto pitoresco, suas praias deslumbrantes, seus restaurantes e por ser um destino popular para celebridades e pessoas da alta sociedade.
Principais cidades da França | vista da cidade Saint-Tropez | Conexão123

Saint-Tropez é uma cidade costeira da Riviera Francesa, com belas praias e festas badaladas

História da França 

O espaço que hoje é conhecido como a França era chamado de Gália entre os séculos VII e V a.C. Ao sul de Gália, os gregos fundaram a colônia de Marselha, no século V a.C.

Disputado e invadido por inúmeros povos, o território foi dividido em diversos reinados durante a Idade Média. Foi no final desse período histórico que a França se consolidou como nação, superando as divisões territoriais de seu passado feudal e assistindo à ascensão de uma monarquia nacional. O regime perdurou até 1789, ano que marca um dos principais acontecimentos históricos do país: a Revolução Francesa.

Os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade", defendidos pelos revolucionários, continuam sendo uma espécie de lema para os franceses, que vivem, até hoje, a herança cultural deste movimento. A revolução marcou o fim do absolutismo no país, e seus ideais motivaram profundas transformações de grandes consequências em todo o mundo. 

Entre 1804 e 1814, aproveitando-se do momento de instabilidade política que o país atravessava, Napoleão Bonaparte se declarou imperador do Primeiro Império, quando a França tornou-se a potência política dominante na Europa. Sua derrota, em 1815, abriu caminho para o retorno da monarquia no país, que foi abolida de uma vez por todas em 1848. 

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e foi um marco catastrófico, no qual a França perdeu cerca de 1,3 milhão de seus homens. E não muito tempo depois, em 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha nazista conquistou boa parte do território francês.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a França viveu o início da Quarta República, um período caracterizado pela reconstrução econômica do país.

Atualmente, a França é um país desenvolvido e bem administrado, sendo um dos mais visitados do mundo. Possui a nona maior economia em PIB, alto padrão de vida e o melhor sistema geral de saúde, segundo a OMS. 

Para conhecer mais sobre o passado de batalhas, conquistas e glórias da França, não deixe de visitar os museus históricos, como o Museu de Versalhes e o Hôtel des Invalides, ambos localizados em Paris. 

Geografia da França

A França tem uma área de aproximadamente 550 mil km², chegando a cerca de 675 mil km² com seus territórios ultramarinos. É o terceiro maior país da Europa, ficando atrás apenas da Rússia e da Ucrânia.

A França é banhada por quatro linhas costeiras: o Mar do Norte, o Canal da Mancha, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Ao todo, seu litoral tem 3.427 km de comprimento. Com exceção de sua fronteira nordeste, o país é limitado principalmente por mares, oceanos e fronteiras naturais, como o rio Reno e as montanhas Jura, Alpes e Pirineus. É tanta beleza natural que não dá para escolher o lugar mais bonito do país.

A maior parte da população urbana da França se concentra na região parisiense, que abriga cerca de 18% dos habitantes do país. Além disso, outras grandes cidades francesas, como Marselha, Lyon, Toulouse, Nice, Nantes, Montpellier, Bordeaux e Lille (em ordem decrescente), também têm um grande número de moradores.

Cultura da França

A França é um dos países mais influentes da Europa, referência de tradições e costumes para todo o mundo ocidental. Inspirada no lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", a cultura francesa é rica em simbolismos, com grandes destaques nos campos de belas-artes, arquitetura, moda e escrita, sendo o país com o maior número de Prêmios Nobel de Literatura, por exemplo.

No quesito gastronomia, as receitas francesas costumam ser bem saudáveis, já que seus pratos contêm muitos vegetais, carnes, pão, vinho e queijos. 

Cultura da França | Caçarola grande com Ratatouille | Conexão123

Ratatouille (trad. comida mexida), é um típico prato francês, feito de legumes cozidos, como abobrinha, pimentão, cebola, alho, tomate, berinjela e temperos

Lá, um dos costumes da cordialidade é que todos se cumprimentam com dois beijos no rosto. Os franceses são muito educados, naturalmente festivos, não precisam de uma data ou motivo especial para reunir os amigos e rir um pouco. Eles têm celebrações tradicionais, como a Festa da Vitória de 1945, a Tomada da Bastilha e o Dia do Armistício.

A França faz parte dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, junto da China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Economia da França

A França é a sexta maior economia do mundo e um dos países mais industrializados da Europa. Sua indústria é de alta tecnologia, com grande produção agrícola, sendo a maior da Europa. Alguns itens cultivados são trigo, cevada, colza, durum, milho e girassol. 

O país tem um alto percentual na exportação de óleos combustíveis de petróleo ou de minerais, medicamentos e produtos farmacêuticos, equipamentos de telecomunicações e partes e acessórios dos veículos automóveis.

Dispõe de um forte setor de serviços, com lojas, centros culturais, hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos voltados ao atendimento do público que contribuem significativamente para a economia, explorando ainda mais o potencial turístico do país.

Gostou do nosso guia de turismo na França? Ajudamos a planejar tua viagem? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para passagens e pacotes de viagens. Bon voyage!

RESERVAR

RESPOSTAS123

A França é rica em história e cultura, com muitos monumentos, museus e locais históricos famosos, e sua culinária é refinada e sofisticada.

A escolha de quando viajar para a França depende de quanto tempo você vai ficar no país, do propósito da sua viagem, quais lugares pretende visitar e do seu perfil.

  1. A França tem formato de hexágono
  2. A tradição de casar-se de branco nasceu na França
  3. A França consome a segunda maior quantidade de vinho do mundo