Distrito Federal

Escolha um destino:

Conheça o Distrito Federal

Abrigo da sede do Governo do Brasil, o Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do país e fica na região Centro-Oeste. Sua capital, e também do país, Brasília, é considerada uma cidade-modelo e atrai os turistas pela arquitetura moderna. 

O território é de suma importância e traz em si muito da história nacional. Antes de visitar a região, descubra mais sobre o Distrito Federal: turismo, geografia, cultura e muito mais. 

Você vai ler sobre

Distrito Federal 

A construção e a arquitetura do Distrito Federal são consideradas modelos devido ao seu planejamento urbanístico, encabeçado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. 

A área territorial da unidade federativa tem aproximadamente 5.800 km², e a população do Distrito Federal soma cerca de 3 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021). 

O mapa do Distrito Federal integra mais de 30 regiões administrativas, denominadas cidades-satélites, que não são consideradas oficialmente municípios. Entre elas: Águas Claras, Brazlândia e Candangolândia. O nome Brasília pode ser usado tanto para denominar a área compreendida pelo Plano Piloto, capital do Brasil, quanto para se referir a todo o território do Distrito Federal. 

O destino faz fronteira com os estados de Goiás e Minas Gerais, a sudeste. Inclusive, o Distrito Federal recebeu esse nome pelo fato de acolher a sede do governo. 

Planejando conhecer de perto os atrativos turísticos e detalhes da arquitetura regional? 

O Conexão123 vai compartilhar mais informações com você, antes de embarcar para mais essa aventura!

Distrito Federal: conheça história, turismo e mais | Congresso Nacional no Distrito Federal | Conexão123

Congresso Nacional no Distrito Federal

Capital do Distrito Federal: Brasília 

Brasília é a capital do Distrito Federal e foi inaugurada em 1960.  Idealizada por Juscelino Kubitschek, ela foi considerada cidade-modelo ou, ainda, cidade-sonho, pela maneira como foi projetada e construída. 

Com arquitetura moderna e ruas bem estruturadas, o local recebeu assinaturas do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. Este último ficou responsável por projetar os monumentos e construções icônicas, como o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada.

Além disso, os viajantes que têm a oportunidade de sobrevoar a capital federal ainda podem desfrutar da belíssima vista aérea do município, que lembra o formato de um avião, conceito pensado por Lúcio. 

  • Eixo Rodoviário: traço levemente inclinado, via que leva às regiões residenciais, atuais Asa Sul e Asa Norte
  • Eixo Monumental: popularmente conhecido como o “corpo do avião”, é o local que abriga os prédios públicos e o palácio do Governo Federal, a leste; a rodoviária e a Torre de TV, ao centro; e os prédios do governo local, a oeste 

Devido a estrutura, importância arquitetônica e beleza, Brasília ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, da Unesco. É ainda a maior cidade do mundo construída no século XX.

Por isso, o destino é buscado pelos turistas. Afinal, há muito o que fazer e conhecer em Brasília

Distrito Federal: conheça história, turismo e mais | Palácio do Itamaraty, em Brasília | Conexão123

O Palácio do Itamaraty foi inaugurado em 1970 e sedia o Ministério das Relações Exteriores

História do Distrito Federal

O desejo de transferir a capital federal para o interior do território brasileiro foi o principal motivo da criação do Distrito Federal e de Brasília, capital nacional. 

Antes disso, a sede do governo era no Rio de Janeiro, que ganhou o status a partir de 1763, após a transferência de Salvador, primeira capital do Brasil, para a região fluminense. 

A proximidade do estado fluminense com o mar, que trazia fragilidade em caso de invasão de outras nações, foi a principal razão que impulsionou a busca por um novo local para nomear como capital do país. 

Em 1891, dois anos após a Proclamação da República, feita por Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, foi promulgada a primeira constituição republicana, na qual um dos artigos relatava a necessidade de demarcar uma zona de 14.400 km² para ser a futura capital federal. 

Após algumas transformações da proposta e o adiamento da mudança por causa do cenário político e econômico da época, o presidente Getúlio Vargas sancionou, em 1953, a lei nº 1.803, que autorizou a definição do novo lugar. 

A data da transição oficial da capital para o Distrito Federal foi 21 de abril de 1960, no decorrer do governo de Juscelino Kubitschek, depois de aproximadamente 40 meses de obras. 

Distrito Federal: conheça história, turismo e mais | Vista aérea de Brasília | Conexão123

Vista aérea da cidade de Brasília, desenhada e planejada no formato de um avião

Geografia do Distrito Federal

O Distrito Federal fica localizado em uma região de planaltos, relevo marcado pela elevada altitude em relação ao nível do mar, cerca de 1.200 metros. 

O ponto mais alto do território é o Pico do Roncador, com aproximadamente 1.300 metros de altitude.   

A área territorial do Distrito Federal é agraciada por bacias hidrográficas importantes, entre elas, os rios Maranhão, Descoberto, Paranoá e São Bartolomeu. 

Já a vegetação local corresponde ao Cerrado, principal bioma que cobre a região. A flora característica é marcada por arbustos, árvores com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas cobertas de penugem. 

Além disso, seu ecossistema acolhe uma exuberante e diversa fauna, com répteis, anfíbios, mamíferos, aves, peixes e insetos. 

O clima tropical predomina no ambiente e a temperatura média é de 23 ºC. As regiões mais altas podem registrar números mais baixos. Por lá, o verão é mais chuvoso e o inverno seco. 

Cultura do Distrito Federal

A cultura do Distrito Federal é proveniente da migração dos povos de diversos lugares do Brasil. A exemplo da música, que recebe influência de bandas de rock, além de outros estilos, como o choro e o hip-hop. 

Inclusive, as festas populares também enriquecem os costumes locais, como o Festival Brasília de Cultura Popular, que celebra o folclore e os hábitos regionais. O evento ocorre anualmente, em geral, entre novembro e dezembro.

Outros festejos também são promovidos no decorrer do ano, como a Festa Junina e o tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília. 

Já a gastronomia típica apresenta uma mistura dos pratos nacionais, influenciada durante o processo de construção da capital. O território recebeu trabalhadores de vários locais do país, que  levaram em suas malas as tradições culinárias de outros estados, como do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. 

 Confira alguns preparos comuns:

  • Pato no Tucupi
  • Arroz com Pequi
  • Mojica de Pintado
Distrito Federal: conheça história, turismo e mais | Arroz de Pequi | Conexão123

A culinária típica do Distrito Federal foi influenciada pela migração de povos de outras regiões do Brasil

Economia do Distrito Federal

A maior parcela da economia local advém do terceiro setor, que reúne comércio, serviços, administração pública e áreas correlatas. 

A indústria no território ajuda a compor a riqueza da região, que tem liderança da construção civil e dos serviços públicos essenciais, como geração e distribuição de energia elétrica. 

Outro ramo de destaque é o da agropecuária com produção de soja, milho, café, feijão, trigo, leite, ovos, frutas e legumes. Por fim, o turismo no Distrito Federal também tem valor econômico, principalmente no segmento histórico e no de negócios

Distrito Federal: conheça história, turismo e mais | Palácio do Planalto | Conexão123

O Palácio do Planalto é uma das construções mais importantes de Brasília e um dos primeiros edifícios erguidos na capital federal

Gostou desse panorama sobre o local que abriga a sede do governo do Brasil? Agora só falta você planejar sua viagem para o Distrito Federal

Para isso, conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.

 Ah, se precisar, te ajudamos também com o seguro-viagem!

RESERVAR

RESPOSTAS123

O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil e abriga a capital do país.

O clima predominante no Distrito Federal é o tropical, que traz temperatura média anual de 23 ºC.

O Distrito Federal fica localizado na região Centro-Oeste do Brasil.