Conheça o estado do Piauí

O estado do Piauí possui encantos infindáveis, que vão proporcionar o melhor da experiência turística, principalmente entre aqueles que apreciam curtir passeios em meio à natureza! Vamos conhecer mais desse destino maravilhoso?

Você vai ler sobre

Estado do Piauí

O estado do Piauí está localizado na Região Nordeste do Brasil. Sua beleza concentra-se nas praias, nas manifestações culturais e também na alegria dos piauienses, gentílico de quem nasce na região.

Vamos conhecer mais sobre o estado do Piauí!

Estado do Piauí | Catedral Nossa Senhora da Vitória | Conexão123

A Catedral de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, a Primeira Capital do Piauí, é oficialmente a primeira igreja do Estado

Capital do estado do Piauí

Por conta do processo de colonização de seu território, que ocorreu do centro para a costa, o Piauí é banhado pelo oceano, mas sua capital não possui acesso direto ao mar. Aliás, de todos os estados costeiros do Brasil, o Piauí é o que possui menor área litorânea: são apenas 66 km de extensão.

Teresina é a capital, situada no centro-norte do estado. Por lá, belos parques ambientais são os destaques, em razão do encontro dos rios Poti e Parnaíba, os Lagos do Norte, e muito mais. 

Há muito o que fazer em Teresina, principalmente passeios voltados a conhecer os aspectos histórico-culturais mais importantes do estado. Pode ser uma imersão cultural inesquecível percorrer pontos turísticos como:

  • Complexo Ponte Estaiada
  • Theatro 4 de Setembro 
  • Igreja São Benedito
  • Feira Troca-Troca
  • Parque da Cidadania 

E muito mais!

Além disso, existe muito para aproveitar em termos de gastronomia piauiense. Nos lugares onde comer em Teresina, pode-se desfrutar de pratos típicos como: arroz com capote, maria isabel, carne de sol, carneiro, bolo de goma, entre outros. 

Principais cidades do Piauí

Entre as cidades turísticas do Piauí que têm grande destaque no estado, podemos citar: Parnaíba, Luís Correia e João Costa. Com alto potencial para agradar muitos viajantes, esses destinos possibilitam passeios que vão agradar às pessoas que curtem o contato com a natureza. 

Parnaíba é uma cidade litorânea piauiense, localizada a aproximadamente 340 km de Teresina, capital do estado. Por lá, encontramos algumas das praias mais famosas do estado. Entre elas, destacam-se:

  • Praia Pedra do Sal
  • Praia Atalaia
  • Praia do Poldros
  • Praia Ponta das Canárias
  • Praia do Cajueiro

Em Luís Correia, município situado a aproximadamente 350 km de Teresina, é possível visitar outras praias paradisíacas piauienses, como a encantadora Praia do Coqueiro, com seu extenso coqueiral

Já em João Costa, cidade que fica a cerca de 500 km da capital do Piauí, é possível visitar um dos principais pontos turísticos do estado: o Parque Nacional Serra da Capivara, criado em 1979, com o intuito de preservar achados arqueológicos. Nessa unidade de conservação, encontra-se uma grande concentração de sítios arqueológicos com pinturas rupestres. Os vestígios humanos remontam a 60 mil anos. Estão cadastrados 912 sítios, dos quais 657 apresentam pinturas rupestres. 

História do estado do Piauí

Assim como todos os outros estados brasileiros, o Piauí também sofreu grande influência de países europeus no período do colonialismo, principalmente da cultura portuguesa, que acabou se misturando com os povos originários que ali viviam. 

A chegada até o território onde hoje conhecemos como Piauí se deu por conta da expansão da criação de gado. A partir de 1674, fazendeiros oriundos do Vale do Rio São Francisco passaram a ocupar as terras das margens do rio Gurguéia, afluente do Rio Parnaíba que banha o estado. 

O capitão chamado Domingos Afonso Mafrense, dono de terras concedidas pela Coroa portuguesa, fundou 30 fazendas de gado, tornando-se o maior colonizador da região na época e um dos personagens com grande importância para a formação histórica do estado do Piauí.

Em 1718, foi criada a capitania de São José do Piauí, que mais tarde viria a se tornar uma província. Em 1889, o mesmo ano em que o Brasil foi declarado como república, o Piauí vira um estado de fato. 

A bandeira do Piauí foi aprovada e lançada no ano de 1922, se tornando um dos principais símbolos e representando a riqueza natural do estado, como carnaúba, babaçu, algodão, cana-de-açúcar e o buriti.

Estado do Piauí | Bandeira do Piauí | Conexão123

A bandeiro do Piauí é um dos principais símbolos do estado, lançada no ano de 1922

Geografia do estado do Piauí

O estado do Piauí localiza-se na Região Nordeste do Brasil, é uma das 27 unidades federativas do país, e tem uma área territorial de 251.755,481 km², que abriga 3.289.290 piauienses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2021). 

Faz divisa com Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantins e Maranhão, possuindo 224 municípios, que compõem o mapa do Piauí nos dias de hoje. No Norte, o estado é banhado pelo Oceano Atlântico, nos 66 km de extensão de sua costa, a menor do Brasil. 

O relevo do Piauí baseia-se, principalmente, em planaltos e planícies. Porém, em algumas regiões, observa-se a presença de depressões. Em termos de vegetação piauiense, vemos espécies características de três domínios: Mata dos Cocais, Cerrado e Caatinga.

Já a hidrografia do Piauí está quase toda inserida na bacia hidrográfica do Parnaíba. Sendo que os principais rios da região são: Parnaíba, Gurguéia, Poti, Canindé, Piauí, Guaribas e Uruçuí Preto. 

Estado do Piauí | Rio Parnaíba (PI) | Conexão123

O Rio Parnaíba é um dos principais representantes da hidrografia do estado do Piauí

Cultura do estado do Piauí

A riqueza cultural do estado do Piauí herdou muito das tradições açorianas, indígenas e africanas, além de ter sofrido influência de outras localidades do Brasil. 

São celebrações religiosas, ritmos musicais, gastronomia, entre outras manifestações artístico-culturais. Entre as festividades típicas, podemos citar o Encontro Nacional de Folguedos, realizado tradicionalmente em agosto, que envolve as expressões de diversas regiões do Brasil, englobando danças folclóricas, quadrilhas e shows diversos. 

Além disso, podemos destacar também a festa que acontece na cidade de Floriano, que se concentra em encenar a Paixão de Cristo, envolvendo locações, figurinos e interpretações famosas dos quatro cantos do Brasil.

Outras manifestações culturais muito comuns no estado do Piauí são: 

  • Bumba meu boi
  • Cavalo Piancó
  • Congada
  • Samba de Cumbuca

E muitas outras expressões que merecem nossa atenção em uma viagem para o Piauí.

Economia do estado do Piauí

Historicamente, um dos principais pilares da economia do local era a pecuária, que teve seu apogeu no século XVII. Os rebanhos foram os responsáveis por abastecer a maior parte do território nordestino e de algumas províncias da Região Sul. 

Atualmente, a economia do Piauí é baseada, principalmente, na indústria, agricultura, pecuária, turismo e extrativismo. Além disso, outro ponto muito importante é o setor de prestação de serviços e de comércio varejista.

Destacando o turismo, podemos dizer que ele é desenvolvido especialmente no litoral (norte). Porém, existem alguns parques nacionais e centros históricos que atraem viajantes de todos os cantos. 

Estado do Piauí | Vista aérea Teresina | Conexão123

Teresina, a capital do Piauí, é conhecida como a cidade do sol e da luz

Conte com a 123milhas para realizar seu sonho de viajar para o estado do Piauí!

RESERVAR

RESPOSTAS123

No Piauí, você consegue achar pontos turísticos e passeios ideais para os mais diferenciados gostos: turismo rural, histórico-cultural, ecoturismo, e muito mais! Entre os principais atrativos, podemos destacar:

  • Praia Pedra do Sal
  • Praia do Coqueiro
  • Parque Nacional Serra da Capivara

E muito mais!

No Piauí, você deve conhecer cidades como Teresina, Parnaíba, Luís Correia e João Costa.

Entre as melhores praias do Piauí, podemos destacar: Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, e a Praia do Coqueiro, em Luís Correia.