Notícias

Férias de julho geram movimento de turistas superior a 2019 no Rio de Janeiro

21 de julho de 2022

As férias de julho prometem ser o marco da retomada do turismo no Rio de Janeiro. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a volta dos eventos, a expectativa é que o período alavanque o setor, superando os impactos impostos pela pandemia. Segundo estimativas do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), os principais hotéis, restaurantes e atrações turísticas da Cidade Maravilhosa devem registrar movimento entre 15% e 20% maior do que em 2019.

Quer conhecer os detalhes da retomada das atividades turísticas no Rio de Janeiro? Confira no Conexão123.

Você vai ler sobre

Aeroportos do Rio de Janeiro esperam mais de 1 milhão de usuários nas férias de julho

O bom momento é confirmado pelo fluxo de turistas internacionais e interestaduais chegando aos aeroportos e rodoviária cariocas. O terminal de ônibus Novo Rio espera receber 433 mil turistas durante os dias de férias. Já os aeroportos Galeão e Santos Dumont estimam a chegada de 458 mil e 596 mil passageiros, respectivamente. 

Para a diretora executiva do Rio CVB, Roberta Werner, a cidade se destaca como destino para turistas de todo o mundo por sua diversidade de atrações e qualidade dos serviços. 

“Depois da crise da pandemia, nessas férias começamos a ver a volta do turista estrangeiro ao Rio, que se somam aos visitantes domésticos, que deram fôlego ao setor nos últimos meses. Esse movimento se reflete em números positivos para o turismo, superando os patamares anteriores à crise”, afirma Roberta Werner.

Férias de julho geram movimento de turistas superior a 2019 no Rio de Janeiro | Baía de Guanabara | Conexão123

O Rio de Janeiro é um dos destinos nacionais preferidos dos turistas

Ocupação dos hotéis no Rio de Janeiro pode passar de 70%

A ocupação hoteleira também deverá ser elevada, podendo passar de 70% em julho. O número representa aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrada ocupação de 51,44%.

O secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Mariano, destaca que a política de vacinação e as estratégias de promoção da cidade, elaboradas entre o poder público e a iniciativa privada, foram um sucesso, o que contribuiu para o Rio estar “no caminho certo” e elevando os números de visitantes na cidade.

“Atualmente, estamos focando em buscar resolver questões estruturais do nosso turismo, como a melhoria da qualidade da mão de obra, a elaboração de um plano estratégico, além do investimento em inovação. O turista pode, e deve, vir ao Rio, porque aqui estamos sempre de braços abertos para receber a todos, o ano inteiro”, afirmou Mariano.

Férias de julho geram movimento de turistas superior a 2019 no Rio de Janeiro | Visitantes no Cristo Redentor | Conexão123

As férias de julho marcam a retomada do setor turístico na Cidade Maravilhosa

Diversas feiras e eventos ocorrem no Rio de Janeiro nos meses de férias

Além das tradicionais atrações turísticas, a cidade também vai receber grandes eventos voltados a diferentes públicos. Um deles é o Vibra Festival de Inverno Rio, que terá 17 shows de artistas e bandas brasileiras, de 22 de julho a 4 de agosto, no Morro da Urca e na Marina da Glória. 

O Anime Friends RJ 2022, que ocorre de 16 a 17 de julho, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2022, agendado para 26 de julho, e o Rio Health Nutrition, de 30 a 31 de julho, são outros eventos já programados para esta quinzena do mês na Cidade Maravilhosa.

Para conhecer os melhores destinos do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite as condições para comprar passagens aéreas em promoção, alugar um carro ou escolher pacotes de viagem