Lugares para conhecer

O que fazer em Arraial d’Ajuda: melhores atrações na vila

29 de janeiro de 2022

Imagina desembarcar em um lugar repleto de atrações que vão te colocar em contato com a natureza e com a história do descobrimento do Brasil? Esse local é a vila mais maravilhosa e querida do município de Porto Seguro, na Bahia. Venha com a gente descobrir tudo o que você tem que fazer em Arraial d’Ajuda!

A 750 km da capital Salvador, e a aproximadamente 45 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, esse destino faz parte da chamada costa do descobrimento e é o primeiro Santuário Mariano do Brasil.

As praias são belíssimas, porém a vila não se resume a elas. Isso quer dizer que em Arraial você vai se deparar com muita história, incluindo os causos sobre os feitos milagrosos de Nossa Senhora d’Ajuda e uma importante arquitetura do século XVI.

E tem mais! A região se desenvolveu tanto que ainda conta com diversas atividades envolvendo a vida noturna, a gastronomia, a arte e a cultura. Tudo isso faz com que esta vila tenha pontos turísticos inesquecíveis! Bora saber mais sobre o que você tem que fazer em Arraial d’Ajuda?

Belezas naturais de Arraial d’Ajuda

Águas mornas e tranquilas, horizonte de mar azul esverdeado, areia branca e muito verde da mata atlântica brasileira! São muitas as belezas naturais de Arraial d’Ajuda. Motivos para conhecer esse pedacinho com caminhadas tranquilas à beira-mar é o que não faltam. Confira as dicas do que aproveitar nesse paraíso ao ar livre, a vila mais “paz e sossego” que existe na Bahia!

Praia do Mucugê

A Praia de Mucugê fica na região central de Arraial d’Ajuda e é uma das belezas naturais mais acessíveis e famosas da região. Bastante equipado, o pedaço tem uma ótima infraestrutura com muitas barracas de praia, bares, cafés e restaurantes próximos.

Lojas de artesanato e roupas também estão presentes nessa área, principalmente na Rua do Mucugê. Mas o que chama atenção por lá mesmo são as piscinas naturais e os belos bancos de areia que se formam no período de maré baixa.

As piscinas naturais no Mucugê permitem um passeio incrível mar adentro

Praia de Taípe

Situada mais ao sul de Porto Seguro, a Praia de Taípe é semideserta e uma das mais bonitas de todas da vila de Arraial d’Ajuda. O passeio até lá é memorável, pois a região conta com uma vegetação bem conservada e observação de tartarugas marinhas!

Por lá, então, a dica é fazer uma longa caminhada pela extensão da praia ou relaxar em um quiosque, enquanto desfruta de uma comida e bebida típica baiana.

A Praia do Taípe é uma beleza rara da vila de Arraial d’Ajuda

Praia de Pitinga

Próxima à Praia do Mucugê, as belezas da Praia de Pitinga chamam atenção e recebem muitas pessoas em busca de calmaria, mas sem se afastar do centro.

As falésias do entorno e os recifes próximos da orla tornam esse canto, além de paradisíaco, muito estratégico para sua estadia em Arraial.

Por lá, também é possível realizar boas caminhadas na areia macia!

Praia de Pitinga oferece calmaria e localização estratégica ao mesmo tempo

Apaga-Fogo

Mais ao norte, passando pela Praia dos Pescadores e Praia de Araçaípe, você vai chegar até à região da Ponta do Apaga-Fogo em Arraial. O local é muito importante por ser a entrada e saída, na foz do Rio Buranhém, para a travessia de balsa que liga a vila a Porto Seguro.

O lugar ainda se diferencia das demais belezas naturais de Arraial d’Ajuda por oferecer boas condições para banhos o ano todo! Ele também é formado por piscinas naturais e possibilita passeios com mergulho livre.

Maravilhosos bangalôs e suítes de praia aumentam o número de motivos pelos quais você tem que conhecer essa região em Arraial d’Ajuda!

Lagoa Azul

A região de Lagoa Azul é bastante procurada em Arraial pela referência de um belíssimo lago azul que existia no local. Hoje em dia, mesmo que esse corpo de água tenha secado, o ponto ainda é muito visitado e dispõe de particularidades imperdíveis!

O primeiro ponto é que por lá a areia da praia tem uma tonalidade mais avermelhada e com grande presença de vegetação da mata atlântica. Outra curiosidade é que, durante o período de chuvas, forma-se um poço no local, que amolece uma lama densa com propriedades de hidratação da pele do corpo e rosto.

Portanto, podemos dizer que, além de desfrutar de uma bela praia, você também vai encontrar um spa natural para se cuidar e relaxar ainda mais! Demais, né?

Ah! Recomenda-se levar lanches quando for conhecer a área da Lagoa Azul, pois não há muitas barracas para consumação no local.

A região da Lagoa Azul propõe muitas descobertas aos visitantes

Passeios ecológicos

Ainda para aproveitar o melhor que Arraial d’Ajuda tem a oferecer ao ar livre e em contato com a natureza, muitas atividades ecológicas de objetivo sustentável são vistas pela vila. Dessa forma, algumas opções em ecoturismo são válidas de se conhecer e se aventurar em Arraial d’Ajuda!

Ecoparque Arraial d’Ajuda

Totalmente integrado à natureza local, o Ecoparque Arraial d’Ajuda é um parque aquático imperdível na vila de Arraial. O espaço oferece experiências de diversão divididas em categorias que vão desde entretenimento para crianças e famílias, até opções mais radicais ou culturais.

O parque possui comodidades como um espaço resort e praça de alimentação interna. Por lá, também são desenvolvidas ações voltadas para a proteção de espécies da costa marítima, tal como no “Projeto Coral Vivo”. O local possui lojas para comprar lembrancinhas, restaurantes e lanchonetes.

Ilha dos Aquários

Entre o trecho de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, a Ilha dos Aquários é uma aventura repleta de aprendizados sobre o ecossistema local que vale a pena visitar!

O passeio fantástico oferece muito mistério e magia em torno de um paraíso natural de mais de 80 mil metros de área verde. Os incríveis aquários guardam diversas espécies de peixes marinhos como tubarões, raias, moreias, mero, entre outras surpresas!

Além disso, um centro de lazer e entretenimento com música, gastronomia local, entre outras atividades ecológicas como trilhas e labirintos fazem desse lugar um excelente ponto turístico da região.

Rua do Mucugê

Prepare-se! Arraial d ‘Ajuda é cheio de lugarzinhos para bater perna ao ar livre ou relaxar depois de um dia de praia. Várias ruas são ícones da vida noturna da vila. A principal delas é a Rua do Mucugê, chamada também de a “rua mais charmosa do mundo”. Todos os visitantes e moradores passam por lá para conferir as lojas de roupas com fachadas coloridas e iluminadas. Também é um pólo de bares e restaurantes.

Beco das Cores

Quem quer ouvir música ao vivo tem que ir para o Beco das Cores. Localizado no coração de Arraial d ‘Ajuda, o local é pra lá de charmoso. É onde acontece a azaração em vários restaurantes e barzinhos, além de ser uma boa opção para fazer comprinhas. O beco fica em um cantinho encantador da famosa Rua do Mucugê.

Baladas e noite agitada em Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda ainda é mais sossegada se comparada às vizinhas Porto Seguro e Trancoso, mas a badalação tem endereço certo na vila. As festas agradam a todos os públicos, animados com músicas que vão do axé ao rock. Elas acontecem dentro das pousadas, nas barracas de praias e à beira-mar.

Rua Bróduei

Uma rua famosa em Arraial d ‘Ajuda é a rua Bróduei (em referência à Broadway). Ela conta com diversos bares, restaurantes e lojas. É o ponto de encontro de jovens baladeiros para tomar um drink no fim da tarde. Pessoas do mundo inteiro circulam por lá também para adquirir algum souvenir.

A rua liga a Praça São Brás à Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. É comum transitar da rua da pracinha até a Rua Mucugê. Experimente esse caminho também.

A rua Bróduei é o lugar para quem quer beber drinks e comprar lembrancinhas.

Parracho

A praia de Parracho é linda, com águas azuis cristalinas e areia branca. A região também é repleta de jovens em busca de baladas.

Do lado direito, na lateral da praia do Mucugê, o lugar de encontro para o agito é na barraca também chamada de Parracho. Fica bem movimentada no verão, Carnaval e Réveillon, pois é onde acontecem vários shows e festas.

Outro lugar predileto dos visitantes é a Cabana Grande, outra barraca com excelente estrutura para curtir a noite.

Festival Esquina do Mundo

A gastronomia de Arraial d’Ajuda é uma delícia em qualquer dia. Mas, todos os anos, a comilança tem encontro marcado. Centenas de restaurantes – com chefs renomados e do mundo inteiro – são unidos pela comida no Festival Esquina do Mundo.

Com muita criatividade e técnica, eles oferecem vários pratos, como o prato principal, petiscos, lanches e sobremesas. Para não perder essa festa dos sabores, acompanhe a programação de eventos do local durante a sua estadia na vila.

A moqueca baiana é um prato de destaque no festival.

Viu como Arraial d’Ajuda não é só praia? O lugar é rústico, romântico e cheio de opções turísticas. Vale a pena também visitar o centro histórico e explorar a região. Dentre tantos atrativos, claro, você também precisa de boa comida. Então, saiba onde você tem que comer em Arraial d’Ajuda! Vem com a 123Milhas!