Lugares para comer

Conheça os destinos mais famosos para celebrar o Dia da Pizza

9 de julho de 2023

No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho. E para celebrar a data em grande estilo, o Conexão123 destaca agora os destinos mais famosos do mundo pela tradição de pizzarias. 

Veja também a origem da comemoração e um pouco mais sobre a história desse prato que desperta tantas paixões ao redor do planeta. Andiamo!

Conheça com o Conexão123
  • Destinos famosos pelas pizzarias
  • Nápoles (Itália)
  • Nova Iorque (EUA)
  • Buenos Aires (Argentina)
  • São Paulo (Brasil)
  • Saiba mais sobre o Dia da Pizza

Destinos famosos pelas pizzarias

Muçarela, calabresa, marguerita, aliche, quatro queijos, borda recheada, massa fina, no forno a lenha. Cada um tem sua preferência na hora de montar um dos pratos mais consumidos no Brasil e no mundo. 

A paixão é tão grande que, por aqui, ganhou um dia só dela: 10 de julho se comemora o Dia da Pizza. No mundo, o prato é tão apreciado que algumas cidades viraram sinônimo de lugares para se comer pizza. 

Para marcar a data, o Conexão123 traz destinos para celebrar o Dia da Pizza. De Nápoles, na Itália, o berço da pizza, até as outras capitais que honram este prato tão tradicional: Nova Iorque, Buenos Aires e São Paulo. Bom apetite e buon viaggio!

Nápoles, Itália

A origem da pizza remonta à antiguidade, sendo atribuída aos antigos egípcios, gregos e romanos. No entanto, foi na cidade de Nápoles, na Itália, que a pizza ganhou a forma atual e se tornou um ícone da culinária italiana. 

No século XVII, o tomate, ingrediente essencial para o molho da pizza, foi introduzido na Europa e incorporado às receitas napolitanas, dando origem, já no final do século XIX, à famosa pizza marguerita, que seria uma homenagem à rainha Margherita de Savoia. A pizza marguerita é preparada com molho de tomate, muçarela de búfala fresca e folhas de manjericão fresco. A lenda diz que os ingredientes são referência às cores da bandeira italiana.

Veja onde ir para celebrar o Dia da Pizza | Pizza marguerita | Conexão123

De acordo com a lenda, a pizza marguerita faz homenagem às cores da bandeira da Itália

A fama de Nápoles é tamanha, que, fora da Itália, quando um estabelecimento quer provar a qualidade de seu preparo, ama usar o qualitativo de “pizza napolitana”. A massa da pizza napolitana é a de fermentação natural, que confere ao prato um sabor diferenciado, como o dos pães italianos. 

Assada em forno a lenha, a pizza de Nápoles tem bordas altas, leva muito molho de tomate e a massa elástica da fermentação natural forma uma casquinha crocante nas partes mais queimadinhas. 

Entre as pizzarias mais famosas de Nápoles estão:

  • Pizzeria Brandi: fundada em 1889, é considerada uma das pizzarias mais antigas de Nápoles.
  • Pizzeria da Michele: outra pizzaria secular, conhecida por sua simplicidade e autenticidade. Aqui, você pode saborear a verdadeira pizza marguerita!
  • Antica Pizzeria Port’Alba: com mais de 200 anos de história, é outra das pizzarias mais antigas de Nápoles. Localizada na rua Port’Alba, é famosa pela massa fina e crocante.
  • Sorbillo: fundada em 1935, a pizzaria Sorbillo é uma das mais populares de Nápoles. 
  • Di Matteo: localizada no coração de Nápoles, a pizzaria Di Matteo é famosa por pizzas de alta qualidade, de massa fofa, com o verdadeiro sabor napolitano.  

Ficou com água na boca para conhecer o berço da pizza? Não passe vontade: na 123milhas você encontra voos para Nápoles, na Itália.

Nova York, EUA

A pizza se popularizou ao redor do mundo com a imigração italiana nos séculos XIX e XX. Nos Estados Unidos, por exemplo, o prato começou a ter sucesso no gosto do povo no final do século XIX, graças à chegada de italianos em Nova York. Com o tempo, ela se espalhou por todo o país e se tornou um dos alimentos mais consumidos pelos americanos. 

Nova York é conhecida por suas pizzarias estilo “New York Slice”, que oferecem fatias grandes de pizza de massa fina e crocante. Essa textura é resultado de uma receita tradicional, que combina farinha de trigo, água, fermento e sal, permitindo uma base leve e aerada. A massa é estendida e, em seguida, assada em fornos a gás ou a lenha, resultando em uma pizza com uma crosta dourada e crocante.

Veja onde ir para celebrar o Dia da Pizza | Pizzaria Nova York | Conexão123

É quase impossível pensar em Nova Iorque e não visualizar as deliciosas e fartas fatias de pizza vendidas por lá

As fatias “New York Slices” normalmente são maiores do que o tamanho padrão de uma pizza individual, o que as torna perfeitas para comer com as mãos enquanto caminha pela cidade. Pepperoni, cogumelos, pimentões e azeitonas são apenas algumas das coberturas comuns encontradas nas pizzarias de lá.

Na lista dos lugares mais famosos para comer pizza em Nova York estão:

  • Lombardi’s: uma das mais antigas dos EUA, foi fundada em 1905. Ela é conhecida por pizzas de massa fina e crocante, que são assadas em fornos a carvão.
  • Di Fara Pizza: no Brooklyn, a Di Fara é uma instituição de Nova York. Essa pizzaria familiar é operada pelo proprietário Dom DeMarco, que faz cada pizza individualmente. 
  • Artichoke Basille’s Pizza: a pizzaria se tornou famosa pela fatia de pizza de alcachofra, coberta com um rico molho preparado com a iguaria e queijo derretido. 
  • Joe’s Pizza: uma pizzaria clássica de Nova York que ficou ainda mais famosa por aparecer no filme Homem Aranha.
  • Grimaldi’s Pizzeria: localizada sob a ponte do Brooklyn, a Grimaldi’s é conhecida pela pizzas de massa fina e crocante e ainda proporciona uma vistas espetacular da cidade.

Que tal conhecer uma das pizzas mais famosas do mundo? Na 123milhas você pode adquirir passagens aéreas para Nova York!

Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires, capital da Argentina, tem uma forte tradição de pizzarias. A cidade também recebeu grande fluxo de migração italiana, o que a transformou, ao lado de São Paulo, em um destino famoso pela gastronomia italiana na América do Sul. Por isso, Buenos Aires também é conhecida como capital da pizza.

Uma das principais características da pizza em Buenos Aires é a massa grossa e macia, semelhante à focaccia, que proporciona uma base fofa e saborosa para as coberturas. Além disso, a pizza portenha é famosa pela generosidade nas coberturas, com camadas abundantes de queijo derretido.

Um aspecto único da pizza em Buenos Aires é o uso frequente de molho de tomate com alho. Esse molho dá um sabor extra e um toque de intensidade à pizza, tornando-a ainda mais saborosa.  

Estes são os lugares mais famosos para comer pizza em Buenos Aires:

  • El Cuartito: fundada em 1934, é conhecida pelas pizzas tradicionais e ambiente nostálgico. 
  • Guerrín: localizada no centro de Buenos Aires, a Guerrín é uma pizzaria histórica que oferece uma variedade de pizzas clássicas. 
  • Las Cuartetas: outra pizzaria tradicional de Buenos Aires, a Las Cuartetas tem uma longa história de servir pizzas com muita cobertura.
  • El Palacio de la Pizza: na Avenida Corrientes, este restaurante é conhecido por pizzas de massa grossa e coberturas generosas. 

Aproveite para adquirir passagens aéreas para Buenos Aires e descubra como nossos vizinhos são famosos também pela qualidade das pizzas. 

São Paulo, Brasil

Quando se trata de pizza no Brasil, São Paulo é conhecida por ser um dos principais destinos gastronômicos. Estima-se que são produzidas cerca de 10 pizzas por segundo e mais de 800 mil por dia, só na cidade!

Com uma tradição sólida e uma infinidade de opções, a pizza é levada tão a sério na cidade que tem até dogmas. Na pizzaria Speranza, por exemplo, se você pedir a tradicional pizza marguerita, ela não será servida meio a meio. E, é claro, em São Paulo poucos vão se arriscar a colocar ketchup numa fatia de pizza.

Na metrópole, a massa costuma ser mais fina e crocante. Além disso, a pizza paulista é famosa por fartas coberturas, com uma grande variedade de ingredientes que vão desde os clássicos, como queijo e tomate, até os mais inusitados, como frutos do mar, salsicha, presunto parma e até mesmo sushi. 

Veja onde ir para celebrar o Dia da Pizza | Pizza com vários ingredientes | Conexão123

Em São Paulo, a pizza ganha adeptos e vários ingredientes

Essa variedade reflete a multiculturalidade de São Paulo e a capacidade de adaptação da pizza às preferências locais.

Outro aspecto notável da pizza em São Paulo é a forte presença das pizzarias de rodízio. Nesse sistema, os clientes pagam um valor fixo e podem comer à vontade diferentes sabores de pizza que são servidos diretamente na mesa. Ou ainda, pedir as fatias no balcão, o que permite ao cliente comer variedades diversas.

A cidade de São Paulo abriga uma grande quantidade de pizzarias renomadas, entre elas estão:

  • Bráz Pizzaria: uma das pizzarias mais aclamadas da cidade, a Bráz tem opções clássicas com massa estilo napolitana.
  • Veridiana: com várias filiais em toda São Paulo, a Veridiana é conhecida por suas pizzas artesanais, feitas com ingredientes de alta qualidade. O destaque vai para as coberturas criativas, como a de figo com presunto parma e a de quatro queijos com mel trufado.
  • Pizza da Mooca: localizada no tradicional bairro da Mooca, uma das regiões de influência italiana da  cidade, esse restaurante está entre as 100 melhores pizzarias do mundo.
  • QT Pizza Bar: com uma proposta moderna e descontraída, o QT Pizza Bar é conhecido pela pizza de fermentação natural. Além das opções tradicionais, a casa oferece pizzas com combinações inovadoras e deliciosas, acompanhadas por uma ampla seleção de drinks e cervejas artesanais.
  • Speranza: fundada em 1958, a Speranza é uma das pizzarias mais antigas da cidade, localizada no italiano bairro do Bixiga. Aqui, além da qualidade, está a tradição. A pizza marguerita não é servida na versão meio a meio!

São Paulo é o destino para comer pizzas tradicionais e de qualidade no Brasil. Adquira passagens aéreas para São Paulo com a 123milhas.

Saiba mais sobre o Dia da Pizza

O Dia da Pizza se comemora em 10 de julho por conta de uma competição criada pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, em 1985.  

Caio de Carvalho idealizou um concurso estadual para eleger as 10 melhores receitas de pizzas de muçarela e marguerita. O encerramento do concurso foi marcado para 10 de julho, que passou a ser a data oficial do Dia da Pizza.

Aproveite para conhecer as pizzarias temáticas mais icônicas do país.

Você viu que, nestes destinos mostrados pelo Conexão123, a pizza é mais do que uma refeição, é uma paixão que reflete a cultura e culinária da cidade.  Por isso, aproveite a data para pesquisar passagens aéreas e hotéis  para conhecer os sabores das melhores pizzas do mundo com a 123milhas!

RESPOSTAS123

O Dia da Pizza é comemorado no Brasil em 10 de julho.

A pizza marguerita foi feita em homenagem à Rainha Margherita de Savóia, no final do século XIX, na Itália. Ela tinha as cores da bandeira da Itália: o vermelho do molho de tomate, o branco da muçarela e o verde do manjericão.

A cidade que mais consome pizza no mundo é Nova Iorque, nos Estados Unidos, seguida de São Paulo, no Brasil.