Dicas para o viajante

Tudo o que você precisa saber sobre seguro-viagem

6 de junho de 2023

Viajar é uma experiência incrível que nos permite explorar novos lugares, conhecer novas culturas e criar memórias. No entanto, mesmo nas melhores viagens, imprevistos podem ocorrer. 

O seguro-viagem oferece uma proteção abrangente, que vai desde assistência médica em caso de doenças ou acidentes, até a cobertura para extravio de bagagens e cancelamento de voos.

O Conexão123 traz todas as informações de seguro-viagem. Prepare-se para garantir uma viagem tranquila e sem preocupações. 

Conheça com o Conexão123

Dicionário de seguro-viagem 

Que o seguro-viagem é um item essencial em qualquer viagem, isso já está mais do que claro. Mas, ao contratar o seguro, muitas dúvidas surgem ao analisar a descrição das coberturas.

Dicionário de seguro-viagem | Seguro-viagem | Conexão123

Entender os principais termos do seguro-viagem é essencial na hora de decidir qual é o ideal

Você tem dúvidas sobre o vocabulário relacionado às documentações necessárias em viagens? Confira o dicionário de seguro-viagem e fique por dentro de todos os detalhes sobre planos, tipos de cobertura e outras especificações. 

Termos com a letra A 

  • Acompanhamento de familiar

Item que cobre o acompanhamento, dando a garantia de passagens ida e volta a um familiar do segurado. Essa cobertura é dada caso o passageiro precise permanecer em um hospital por mais de 48 horas e esteja viajando sozinho.

  • Assistência farmacêutica

Funciona em sistema de reembolso do valor que consta na apólice no ato da contratação do seguro. O ressarcimento das despesas com medicamentos é considerado após a alta hospitalar, ou atendimento médico, e cobre os itens farmacêuticos prescritos pelo médico.

  • Apólice 

Documento contratual emitido pela seguradora no qual constam os direitos e as obrigações do segurado e da seguradora.

  • Atraso de bagagem 

Valor pago nas despesas para compras de artigos de uso pessoal para casos de atraso de mala por causa da companhia aérea. Para comprovar, é preciso preencher o formulário de irregularidade, o PIR.

  • Atraso ou cancelamento de voo

Em casos de o voo do segurado ser cancelado, ou estar atrasado por, pelo menos, seis horas, a seguradora garante reembolso de serviços básicos necessários, como alimentação e hotel. Para o reembolso, é preciso comprovar o atraso ou cancelamento e os recibos dos itens gastos, até o limite da apólice do contrato.

Itens com a letra B 

  • Bagagem 

Algumas modalidades de seguros-viagem garantem a assistência relacionada ao atraso, extravio, localização e danos às malas. Além de auxiliar na recuperação da sua bagagem, a seguradora também oferece o auxílio financeiro para as possíveis despesas do viajante até que seus pertences sejam entregues.

Dicionário de seguro-viagem - itens com a letra B | Bagagem | Conexão123

Algumas modalidades de seguro-viagem auxiliam na recuperação de bagagem em caso de extravio

Itens com a letra C

  • Capital segurado 

O capital segurado significa o valor máximo a ser pago, ou reembolsado, ao contratante, ou seja, o segurado. Corresponde aos valores estabelecidos para cada cobertura contratada.

  • Cobertura odontológica

É o valor que o seguro-viagem cobre em caso de tratamento odontológico decorrente de acidente pessoal ou enfermidade durante a viagem. A cobertura odontológica é válida em viagens a partir de 100 km do local de residência.

Itens com a letra D

  • Despesas extraordinárias

Despesa para a permanência forçada do segurado, em caso de impossibilidade de retorno ao seu país de origem, como roubo ou perda do passaporte, por exemplo.

  • Despesa médica hospitalar 

Esta cobertura garante a indenização das despesas médicas, incluindo hospital, se necessário. A assistência será coberta em caso de acidente pessoal durante a viagem ou doença súbita. Pode ser contratada para viagens nacionais, mas serve, principalmente, para destinos internacionais.

  • Despesa médica hospitalar para doença preexistente 

Cobre os gastos com atendimento urgente de alguma doença crônica ou preexistente. Não depende do segurado saber ou informar com antecedência a existência da condição de saúde.

Dicionário de seguro-viagem - itens com letra D - Despesa médica hospitalar | Cadeira de rodas | Conexão123

Acidentes podem acontecer, por isso contratar um seguro-viagem é essencial

Itens com a letra F

  • Franquia 

É um valor fixo acordado entre você e a seguradora, que corresponde a um preço que você pagará caso algo aconteça. O que estiver dentro do valor da franquia é de sua responsabilidade. Por exemplo, no caso das despesas médicas, caso seu gasto seja menor do que o valor da franquia, a seguradora não cobre, e você deve arcar com os custos; se o seu gasto exceder o valor, você deve pagar, e terá o excedente ressarcido pela seguradora.

Itens com a letra I 

  • Indenização 

A indenização é o valor pago pela seguradora ao segurado para cada item incluído no seguro-viagem. Cada valor difere de plano para plano e pode ser pago tanto via reembolso como custeado diretamente, caso o atendimento seja via uma rede credenciada.

Itens com a letra M 

  • Morte em viagem 

Este é o item que cobre o pagamento do capital contratado aos beneficiários do segurado. Pode ser pago de uma única vez ou sob forma de renda. O falecimento deve ter sido por causas naturais ou acidentais durante o período de viagem.

Itens com a letra P

  • Período de cobertura 

A cobertura de um seguro-viagem vai de acordo com a data de ida e a de regresso que constem no momento da contratação do plano.

  • Prorrogação de estada 

No caso da prorrogação de estada, se o plano tiver essa cobertura, o segurado recebe um pagamento ou reembolso das despesas extras com diárias de hotel. No entanto, esse item só cobre a prorrogação em caso de necessidade médica devido a acidente pessoal ou doença.

Itens com a letra R 

  • Regresso de menores 

Caso o segurado fique hospitalizado e esteja viajando com uma pessoa com menos de 16 anos, esse item garante que o menor desacompanhado possa retornar da viagem. Confira toda a documentação necessária para menores desacompanhados em avião.

  • Repartição 

Item que permite o regresso do cliente ao país de origem. Estão inclusos como repatriação: regresso sanitário, traslado de corpo, traslado médico e regresso de menor desacompanhado.

  • Reposição e orientação em caso de perda de documentos e cartões de crédito  

A seguradora fornece orientação e auxílio sobre o procedimento, em caso de perda de passaporte e cartões de crédito, seja por furto ou roubo. Os gastos para retirar outro documento são de responsabilidade do passageiro.

Itens com a letra S 

  • Sinistro 

É chamado de sinistro toda ocorrência que tem cobertura do seguro contratado e que esteja descrito na apólice. Para abrir, é necessário fazer um Aviso de Sinistro para a seguradora contratada.

Itens com a letra T

  • Traslado de corpo 

Em caso de morte durante a viagem, a cobertura deve garantir indenização das despesas. Estão inclusos a liberação e o transporte do corpo do segurado do local onde aconteceu o fato até o local do sepultamento. O valor da indenização também muda, de acordo com o plano contratado.

  • Traslado médico 

Garantia de remoção ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo, por motivo de enfermidade ou acidente pessoal. O pagamento é uma indenização das despesas cobertas pelo seguro.

  • Traslado de um familiar 

Garante as passagens (de ida e volta) de algum familiar do segurado. Geralmente acontece quando a pessoa está viajando sozinha e fica hospitalizada por mais de 48h.

Seguro-viagem nacional e internacional 

A contratação do seguro-viagem internacional é mais comum, pois vários países exigem a aquisição do serviço como requisito para a entrada de estrangeiros. Alguns lugares como Estados Unidos e México, por exemplo, não têm a obrigatoriedade, porém não é recomendável viajar para o exterior sem adquirir um. Caso aconteça alguma eventualidade como cancelamento ou emergências médicas, você evitará complicações e despesas maiores se já tiver contratado o serviço. Confira os países onde o seguro-viagem é obrigatório.

Com a pandemia de Covid-19, tornou-se ainda mais necessário. Se você contrair a doença durante a viagem, provavelmente terá que alterar o voo, estender a estada e talvez passar por consultas médicas ou comprar remédios. Um seguro-viagem com cobertura para a Covid-19 resolverá todas essas questões, e você poderá embarcar com tranquilidade.

Brasileiros não têm a obrigatoriedade de contratar um seguro-viagem no Brasil. Entretanto, esse serviço é indicado para qualquer destino, pois protege o turista de questões como cancelamento de voo, extravio ou perda de bagagens, acidentes, indenizações, etc.

123assist 

O 123assist é o seguro-viagem completo da 123milhas, com a oferta de mais de 30 coberturas e assistências que garantem a segurança e a tranquilidade de sua viagem, seja ela nacional ou internacional.

São inúmeras as situações em que o turista tem garantias, tais como:

  • Saúde: despesas médicas e hospitalares (inclusive Covid-19), despesas odontológicas, despesas farmacêuticas, prática esportiva amadora, regresso sanitário, traslado médico.  
  • Viagem: cancelamento e interrupção. 
  • Voo e bagagem: atraso de voo (superior a 8 horas), atraso de bagagem (superior a 8 horas), danos à mala, auxílio na localização de bagagem, perda de bagagem em viagem, retorno de acompanhante, retorno antecipado de segurado. 
  • Assuntos jurídicos: assistência jurídica, fiança e despesas legais. 
  • Hospedagem: acompanhante em caso de hospitalização, prorrogação de estada, hospedagem de acompanhante. 
  • Invalidez ou óbito: invalidez permanente total ou parcial por acidente, morte acidental ou traslado de corpo. 
  • Serviços: concierge, informação em caso de perda/roubo de documento, transmissão de mensagens urgentes. 

Uma das formas principais de assegurar a assistência é por meio da contratação com a 123milhas. Ao adquirir produtos e serviços com a plataforma (aplicativo ou site), é oferecido um seguro que cobre o número de diárias correspondente à duração da viagem. Dessa maneira, o preço do seguro é adicionado ao valor total da compra e o pagamento é efetuado de forma integrada.

Você também tem a opção de adquirir o seguro-viagem da 123milhas diretamente por meio do site https://123assist.heroseguros.com.br/. Isso significa que não é necessário ter comprado um voo ou pacote, por exemplo, pela 123milhas para desfrutar de todos os benefícios do 123assist. Tudo o que você precisa fazer é informar as datas (de ida e volta ou somente ida) da sua viagem, o destino desejado e solicitar uma cotação.

Gostou de conhecer as informações sobre o seguro-viagem? Com a 123milhas você economiza com as melhores ofertas em passagens aéreas, hospedagem ou pacotes de viagem. Não deixe a segurança para depois, escolha seu destino e boa viagem!

RESPOSTAS123

O seguro-viagem é uma medida de prevenção e serve para evitar transtornos relacionados a possíveis complicações de viagens. Claro que ninguém embarca já planejando o que fazer em caso de imprevistos. Esse serviço ajuda você a resolver qualquer eventualidade e ainda evita que seu gasto seja ainda maior.

O melhor seguro-viagem é aquele que faz o viajante se sentir tranquilo. Conheça o 123assist e descubra tudo o que o seguro- viagem da 123milhas tem a oferecer.

O cálculo do seguro-viagem é feito de acordo com o destino, idade e condições de saúde do viajante.