Lifestyle

Guia Rock in Rio 2022: dicas para curtir o festival ao máximo

1 de fevereiro de 2022

O maior festival de música e entretenimento do mundo já tem data marcada para acontecer. Será nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro deste ano. Se você é um dos sortudos que irá comparecer ao megaevento realizado na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, comece a se organizar com este Guia Rock in Rio 2022

Conheça as melhores opções de onde ficar, o que comer, quais documentos serão exigidos e outras recomendações para curtir as atrações que vão rolar na nona edição brasileira do festival.

A primeira edição do Rock in Rio aconteceu em 1985. O público já ultrapassou a marca de 76 milhões de pessoas apenas no Brasil.

O Rio de Janeiro recebeu o evento oito vezes. Fora daqui, foram oito edições em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. Desde 2011, ocorre de dois em dois anos no Brasil. Após ter sido cancelado em 2021 devido à pandemia da Covid-19, os preparativos para a próxima edição do Rock in Rio estão a todo o vapor.

A organização do festival já anunciou as principais atrações nacionais e internacionais que vão se apresentar durante sete dias de intensa programação. Até o momento, Iron Maiden, Guns N´Roses, Coldplay, Justin Bieber e Demi Lovato subirão ao palco Mundo montado no Parque Olímpico. O espaço também receberá os shows de Iza, Ivete Sangalo e Djavan. 

No palco Sunset estão confirmados artistas como Joss Stone, Corinne Bailey Rae, Gloria Groove, Duda Beat, Ludmilla, Macy Gray e muitos outros.  

A cantora baiana Ivete Sangalo está entre os artistas brasileiros que vão se apresentar no Rock in Rio 2022.

Até os mais veteranos precisam se organizar e tomar alguns cuidados na hora de programar a ida ao megaevento carioca. Atualmente, o festival é realizado em uma área de aproximadamente 150 mil m², no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca. 

A previsão é de que sejam mais de 250 shows, com apresentações de 670 artistas e 500 horas de entretenimento. O evento é tão esperado que os 200 mil ingressos colocados à venda em setembro do ano passado esgotaram em tempo recorde, após 1h30 de abertura da bilheteria online.

A área de apresentações do Rock in Rio conta com dois grandes cenários consagrados: os palcos Mundo e Sunset. Além deles, outros espaços temáticos transformam esse festival em uma das maiores estruturas montadas no planeta. 

Aproveite também ambientes como a Gourmet Square, o Gameplay Arena, o Rock District e o Rock Street Asia. 

Em 2019, o Rock in Rio apresentou cinco novos espaços de interação. Um deles é o Rota 85, nomeado em homenagem à edição pioneira do evento. 
Créditos: Reprodução / Jornal Gazeta do Povo

Pessoas lotam a frente do palco ainda vazio e, durante as atrações, a multidão se aglomera por todos os lugares. Então, entre um show e outro, considere o tempo de deslocamento no enorme gramado. Ele permite a circulação livre no local. 

Antes de chegar à Cidade do Rock, construa um roteiro de shows que você deseja acompanhar, sem esquecer das pausas para almoço, lanches e hidratação. Separe roupas confortáveis e muito estilosas para ficar no clima do Rock in Rio. O horário oficial de abertura dos portões é às 14h. 

 

O que levar para o Rock in Rio 2022: Documentos necessários

O ingresso em formato digital será a única maneira de ter acesso ao festival. Portanto, não imprima o bilhete físico. Ele não será aceito na portaria. 

É muito importante garantir, com antecedência, que o seu dispositivo móvel seja compatível com o modelo de documentação exigido. E, claro, faz bem ter internet (ainda que o sinal possa falhar no meio de tanta gente). 

Para blindar possíveis fraudes, a organização do evento vai gerar um código  diretamente nos telefones cadastrados, próximo à data do evento. 

Quem comprou o ingresso antecipado Rock in Rio Card tem até o dia 1º de abril de 2022 para escolher a data que pretende curtir o evento. Também é importante reforçar que menores de 16 anos só podem entrar acompanhados por um responsável legal. 

Em 2022, os ingressos para o Rock in Rio serão exclusivamente virtuais.

O evento dura horas que podem exigir muita disposição e energia do público. Com tanto tempo de espera ao ar livre no complexo olímpico até as atrações começarem, tome precauções e leve para o Rock in Rio 2022:

  • Garrafa de água para se hidratar até conseguir entrar na Cidade do Rock (Beba muita água, principalmente se estiver ingerindo bebidas alcoólicas. Durante a agitação, mantenha-se hidratado para preservar a sua saúde);
  • Barras de cereais para se alimentar enquanto aguarda nas filas; 
  • Protetor solar e capa de chuva (setembro é época de clima ameno no Rio de Janeiro. Ainda assim, é interessante se lembrar desses itens); 
  • Óculos de sol (e até reforce a proteção com chapéu);
  • Toalha ou tecido tipo canga para poder se sentar no gramado;
  • Remédios de uso habitual, como os para dores de cabeça e estômago. 

É mais seguro que você leve uma bolsa no estilo pochete para guardar seus pertences. Escolha o cartão de crédito ou débito como a principal forma de pagamento no local. Carregue uma quantidade pequena de dinheiro, pois facilita a negociação no comércio com ambulantes ou para quem vai se deslocar de ônibus ou metrô. 

Fora a estrutura para as apresentações artísticas, alimentação e relaxamento, o Rock in Rio conta com opções de brinquedos. Roda-gigante, tirolesa, montanha-russa e megadrop (brinquedo também conhecido como “cabum”, que despenca de altura de 30 metros) são atrativos à parte. 

Normalmente, esses aparelhos são gratuitos e para conseguir aproveitá-los é preciso entrar numa fila para agendar um horário enquanto estiver rolando o festival. Chegue mais cedo para isso. 

 

Comprovante de vacinação Rock in Rio 2022

Para a edição do Rock in Rio 2022, a principal novidade deve ser a exigência do Certificado de Vacinação para Covid-19. A exemplo do que vem ocorrendo em vários pontos de visitação na cidade do Rio de Janeiro, a organização do festival precisará avaliar o comprovante de imunização. Só depois deverá ser permitida a entrada do público no megaevento. 

Se aplicada, a medida seguirá a determinação do município que, após o aumento do risco de contágio pela variante Ômicron, ampliou a obrigatoriedade de apresentação do documento em vários estabelecimentos. Saiba aqui como emitir o comprovante de vacinação pelo aplicativo Conecte-SUS.

 

Onde ficar durante o Rock in Rio 2022

Pessoas do mundo inteiro vão até o Rio de Janeiro durante o Rock In Rio. E a hospedagem é uma parte muito importante no planejamento da viagem. Para quem  chega de fora da Cidade Maravilhosa é preciso reservar hospedagem com antecedência. 

Nós já indicamos excelentes opções de estadia para curtir o Rio de Janeiro em qualquer época do ano. Agora, pensando especialmente na festa da música, listamos onde ficar na região da Barra da Tijuca, local de realização do festival Rock in Rio 2022. Confira a seguir!

 

Hotel Laghetto Stilo Barra Rio 

 

Em dias de trânsito normal, o luxuoso Hotel Laghetto Stilo fica a 14 minutos de carro da entrada do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O empreendimento oferece comodidades como restaurante, piscina, centro fitness, spa e rooftop. 

Com uma estrutura moderna, a hospedagem também chama a atenção por estar situada na orla da belíssima praia da Barra. É uma excelente opção para descansar e se divertir durante o Rock in Rio. Os quartos são espaçosos, bem decorados e equipados com TV de plasma, ar-condicionado e internet wi-fi. O serviço de estacionamento é cobrado à parte.