Lugares para conhecer

O que fazer nas Dunas do Rosado: conheça os encantos de um dos melhores destinos do litoral potiguar

29 de dezembro de 2021

A região das Dunas do Rosado ainda é um destino pouco explorado do Rio Grande do Norte, mas engana-se quem pensa que não há o que fazer por lá além de relaxar e aproveitar a paisagem. São diversas opções de passeio e atrações para todos os gostos e perfis. Saiba, neste post, o que fazer nas Dunas do Rosado: conheça os encantos de um dos melhores destinos do litoral potiguar.

Apesar do passeio de buggy não ser permitido nas Dunas do Rosado, a região conta com opções dessa atração para quem não dispensa o passeio pelas dunas. Perto da Ponta do Mel e das Dunas do Rosado, Galinhos e Porto do Mangue também oferecem boas atrações e belezas naturais potiguares que fazem do destino a pedida certa para quem quer sossego e para os de espírito aventureiro.

Porto do Mangue

Porto do Mangue é um antigo vilarejo de pescadores, hoje um pequeno município do Rio Grande do Norte, onde o mar se encontra com o Rio das Conchas. Seus principais polos são a pesca e o turismo, que oferecem não só caminhadas nas dunas da região, como também passeios de barco e visita à charmosa ilha da Costinha.

A cidade possui uma bela praia, excelente para banho de mar, com águas quentes e uma paisagem suntuosa do encontro do rio com o mar. A região também se destaca pela oferta de esportes náuticos e radicais, como a prática de kitesurfe, stand up paddle e parapente.

Porto do Mangue oferece diversas atividades em meio às magníficas dunas da região.

Parapente em Porto do Mangue

A região compreendida entre as cidades de Porto do Mangue e Areia Branca é um dos pontos mais procurados por parapentistas de todo o Brasil. A área recebe ventos constantes do nordeste, norte e leste, o que a torna propícia para a prática do voo de parapente ao longo de todo o ano. Há diversas opções de guias, pacotes e agências de turismo para agendar o seu passeio.

O voo de parapente é uma das atrações mais espetaculares da região.

Ponta do Mel

A praia de Ponta do Mel é considerada o cartão-postal da cidade de Areia Branca, situada a 255 km de Natal pelo litoral norte. Localizada na região da Costa Branca, Ponta do Mel é a maior produtora de sal do Brasil. Esse também é um charmoso vilarejo de pescadores da região, com casinhas simples, comércio pequeno e ruas de terra batida.

Mas engana-se quem pensa que o clima pacato da Ponta do Mel não oferece também outras atrações para os aventureiros. A praia é o lugar para quem quer fazer o passeio de buggy pelas dunas potiguares, com direito a uma paisagem memorável, com falésias de até 100 metros de altura.

Ponta do Mel oferece a seus visitantes opções para relaxar e para se aventurar

Mirante das Três Cruzes

O Mirante das Três Cruzes é parada obrigatória para quem visita a região das Dunas do Rosado em busca de belas paisagens e fotografias de dar inveja. O local já foi cenário de filmes e séries, famoso pelas três cruzes localizadas no topo da falésia e pelas paisagens de encher os olhos.

O acesso ao Mirante é bem próximo ao centro de Ponta do Mel e pode ser feito de carro, por estrada de terra. O cenário emoldurado pelo farol, pelas dunas e pela praia é exuberante. Outra imagem bem característica e comum: cabras e vacas andando pelas falésias. 

Farol da Ponta do Mel

O Farol da Ponta do Mel é o principal cartão-postal do vilarejo de mesmo nome. Esse é um ponto turístico centenário, construído em 1889, com 14 metros de altura e alcance de 16 milhas náuticas. O local é aberto para visitação às 17h, quando as luzes do farol são acesas. Do alto do farol, o contraste das dunas avermelhadas com o azul do mar salta aos olhos.

Admire toda a beleza da Ponta do Mel no alto do seu farol.

Galinhos

Galinhos é uma praia situada em uma península de areia entre o mar azul e um braço de águas esverdeadas. A paisagem oferece dunas e manguezais magníficos, além de ser um destino pouco explorado pelos turistas – um oásis de sossego e relaxamento. O povoado local é simples, com ruas percorridas por charretes. Um pacato vilarejo de praia.

O grande trunfo de Galinhos foi ter preservado o charme de vilarejo e não ter sofrido grandes alterações com a chegada do turismo. O local, que oferece passeios de barco, de buggy e de charrete e bons restaurantes, é boa opção para passar o dia ou para fazer um bate-volta de Natal. 

Galinhos oferece opções para relaxar e para se divertir na região das Dunas do Rosado.

Passeios em Galinhos

Em Galinhos, há diversas opções de passeio pela região. É fácil encontrar buggies e charretes à disposição dos turistas para contratação de trajetos. Ambas são excelentes opções para admirar a paisagem da península, emoldurada pelos encontros de braços de mar e pelas dunas – de areia e de sal.

O passeio de charrete é mais simples e leva somente ao farol da praia, um dos principais pontos turísticos locais, a R$ 30 por pessoa. Já os passeios de buggy e de barco oferecem diversos pacotes e opções de roteiro aos turistas, incluindo percursos na Praia do Pontal e também até o Farol de Galinhos. 

Os muitos passeios são ótimas opções para conhecer as belezas de Galinhos

Farol de Galinhos

O Farol de Galinhos é um ponto turístico facilmente acessível e o grande cartão-postal da praia de mesmo nome. O local pode ser visitado a pé, de buggy ou de charrete. Ele foi o oitavo farol construído no Rio Grande do Norte, em 1931.

Bateu a vontade? Comece a se preparar pois a sua viagem para as Dunas do Rosado vai ser inesquecível.  Planeje o seu roteiro de viagem e conheça também os principais pratos e os melhores lugares onde comer nas Dunas do Rosado! Acompanhe a 123Milhas e viva a viagem dos seus sonhos.