Conheça tudo sobre 3 destinos maravilhosos no nordeste brasileiro - Blog 123Milhas
Conheça tudo sobre 3 destinos maravilhosos no nordeste brasileiro

Conheça tudo sobre 3 destinos maravilhosos no nordeste brasileiro

08 de outubro de 2021

Em 08 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino, uma homenagem a esse povo guerreiro e arretado! A data foi instituída em 2009 e escolhida por ser o aniversário natalício de um nordestino que marcou a cultura de nosso país, o poeta e repentista cearense Patativa do Assaré. E, para celebrar a data, que tal planejar uma visita às terras desse povo tão amado? Neste post, conheça tudo sobre 3 destinos maravilhosos no nordeste brasileiro.

#1 – Fernando de Noronha/Pernambuco

 

Para que você conheça tudo sobre 3 destinos maravilhosos no nordeste brasileiro, você tem que conhecer um dos paraísos naturais mais procurados da região: Fernando de Noronha. O arquipélago pernambucano, que já foi ponto estratégico militar, hoje é o destino praiano mais desejado do Brasil. Conectar-se com a natureza de uma forma indescritível, é isso que você vai ver neste lugar de praias estonteantes.

 

Morro Dois Irmãos

 

Por ser uma área de preservação ambiental, para entrar na ilha é necessário pagar uma taxa por pessoa e por dia de visitação. Confira os preços e faça o pagamento antes de chegar na ilha, para não ter transtornos na sua viagem. Algumas áreas do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha também precisam de ingressos para visitar, então aconselhamos que você cheque isso com antecedência.

 

As praias são o maior cartão postal do arquipélago, com seu mar de cores azuis e verdes e águas calmas. A Praia do Cachorro tem estrutura de comércio para que os visitantes possam se refrescar nos dias mais quentes. É uma praia pequena, com piscinas naturais que se formam na maré baixa. Um ótimo ponto para descansar e apreciar a vista.

 

Praia do Cachorro

 

Já a Praia da Conceição é a mais movimentada de Noronha, com grande concentração de pessoas na hora do pôr do sol. As ondas são mais altas, mas ainda é um mar bem convidativo.

 

Lá perto fica o Bar do Meio, um espaço divertido para tomar uns bons drinks e almoçar. Não esqueça de visitar a Praia do Sancho, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. O acesso é feito por uma fenda na pedra onde foi construída uma escadaria. É um pouco complicado, mas vale a pena a chegada.

 

Praia do Sancho

 

Os restaurantes da ilha são impecáveis, com cardápios voltados para ingredientes frescos e pescados ali mesmo pela população das vilas. O Cacimba Bistrô é um destaque, com pratos variados e uma vista linda. Não deixe de experimentar a moqueca!

 

As pousadas da ilha são todas super charmosas e os preços variam muito. Perto da Praia de Conceição fica a Pousada Topázio. Construída em 1994, passou por uma reforma recente para trazer mais conforto aos hóspedes. Os quartos possuem ar condicionado e TV. O café da manhã é delicioso!

Mas se você quer algo próximo à parte comercial da ilha, onde ficam os restaurantes e outras conveniências, a Villa do Trinta é para você. Nessa pousada você tem a opção de quartos com varanda exclusiva e com vista para mar. O deck da pousada também é um ótimo espaço para descansar.

Agora, se você procura luxo e conexão completa com a natureza, a Teju-Açu Ecopousada vai ser sua escolha. Rodeada pela mata atlântica, o projeto arquitetônico foi pensado para ter o mínimo de interferência no bioma. Os quartos têm uma varanda deliciosa para relaxar e ouvir o som do mar ao fundo.

#2 – Lençóis Maranhenses/MA

 

Lençóis Maranhenses é capaz de deixar qualquer um boquiaberto diante de tanta beleza. Na imensidão de dunas e lagoas, passeie de quadriciclo ou de lancha e ainda sobrevoe todo o cenário. A paixão por esse pedaço de céu no Maranhão será inevitável.

 

 

Você pode até achar que as lagoas são muito parecidas, mas não se engane! Cada uma vale a experiência de nadar nas águas verdes e serenas. As cenas são espetaculares e você não irá se arrepender!

 

Existem vários passeios que você pode contratar para visitar as lagoas e podem ser feitos em veículos 4×4, de avião ou lancha. Você pode fazer os passeios mais comuns, do Circuito da Lagoa Bonita ou do Circuito da Lagoa Azul. Essas duas rotas são mais visitadas por turistas e podem ficar mais cheias na alta temporada. Mas se você quiser algo mais privativo, fale com os guias que você gostaria de conhecer outras lagoas e eles poderão te levar até um espaço só seu, para curtir com tranquilidade.

 

Lagoa Azul

 

Espere até o pôr do sol e tenha uma experiência inesquecível à beira de uma das lagoas. Dica: os mais bonitos são vistos em Atins, na Lagoa da Capivara ou na Lagoa Tropical. É realmente de tirar o fôlego!

 

Para os mais aventureiros, que tal experimentar a travessia a pé do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses? Há quem diga que é o passeio mais bonito que você pode fazer por aqui, visitando a zona primitiva em povoados isolados como o Queimada dos Britos e Barra Grande.

 

Caminhada pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

 

Aproveite sua ida a Atins para conhecer uma família separada pelos camarões, literalmente! Os irmãos Luzia e Antônio disputam sempre quem faz o melhor camarão dos Lençóis Maranhenses, mas quem sai ganhando nessa competição somos nós. São restaurantes lado a lado no Canto de Atins, que fazem o camarão grelhado na churrasqueira com um molho secreto especial de babar!

 

 

As 3 cidades mais próximas dos Lençóis para se hospedar são Santo Amaro, Barreirinhas e Atins. Cada uma com suas peculiaridades, mas todas muito charmosas para você usar de ponto de partida para seus passeios.

 

A Pousada do Rio fica em Barreirinhas, e oferece restaurante e piscina. O café da manhã é caprichado, para você sair preparado para suas aventuras nos Lençóis.

Em Atins, você pode se hospedar na aconchegante Pousada Jurará. Suas acomodações possuem uma cama e uma rede, para você escolher onde deseja repousar depois de um dia de sol. A pousada fica a 300 metros da praia, o que é ótimo para visitar e conhecer o outro lado de Atins.

Já a Encantos do Nordeste fica mais afastada do centro da cidade, mas tem fácil acesso a todos os passeios pelos Lençóis. Com uma piscina deliciosa, um spa completo e quadra de futebol para a diversão.

#3 – Taipu de Fora/BA

 

A Bahia é um lugar mágico, cheio de praias maravilhosas e cenários incríveis. Taipu de Fora é uma praia da Península de Maraú e é conhecida pelas suas piscinas naturais, repletas de peixes coloridos e corais. Para aproveitar o local, separe sua máscara de mergulho e seu snorkel e prepare-se para mergulhar. As piscinas ficam bem próximas à costa, então é só entrar no mar.

 

Taipu de Fora

 

Para conseguir viver essa experiência ao máximo, escolha visitar Taipu quando a maré está baixa, especialmente nas luas cheia e nova. Você pode até fazer um passeio de stand up paddle nessa hora! Mas mesmo que você chegue na praia em uma maré mais alta, ainda tem muito o que explorar. A grande faixa de areia tem coqueiros majestosos na sua encosta.

 

Saindo da região das piscinas naturais e caminhando 10 minutos pela areia, você chega em uma parte mais remota da praia. Passando os quiosques e restaurantes ela fica praticamente deserta!

 

 

Um ótimo passeio para se fazer por aqui é seguir a pé de Taipu de Fora para a Praia da Ponta do Mutá. Com pouco mais de seis quilômetros de trajeto, o ideal é partir da praia de Taipu logo pela manhã, na maré baixa. Siga rumo à Praia da Bombaça, aproveite para conhecer um pouco a região e siga para a Praia de Três Rios. No fim da tarde você pode continuar o trajeto até a Ponta do Mutá e ver o pôr do sol por lá, vai valer a pena!

 

A culinária baiana é forte na praia de Taipu, com vários restaurantes e barzinhos com comidas típicas e deliciosas. O restaurante Maria Bonita, um pouco mais longe da praia, é uma ótima pedida para conhecer a culinária nordestina a fundo. Já os bares de beira de praia Buda Beach, Bar das Meninas e Viking Beach Bar são boas pedidas para tomar um drink e ter a vista mais linda da praia.

 

 

A região da praia é cheia de hospedagens bacanas, começando pela Pousada Terra Mar Way. Piscina e sauna são dois atrativos desta pousada pequena, mas super charmosa!

 

Com bangalôs aconchegantes e lindos, a Pousada Vila Lua de Taipu fica a 150 metros da praia, com o trajeto feito todo pela areia. A vista de cada um fica para o jardim lindo e planejado da pousada, para você relaxar depois de um dia de mergulho.

Agora, falando de conforto e requinte, o Villa Balidendê é um hotel boutique que foi especialmente projetado para ser integrado à natureza. A sua decoração é inspirada em Bali, trazendo toda a paz e tranquilidade para o hotel. Se você quer relaxar em um espaço zen, aqui é o seu lugar!

Depois deste belíssimo tour pelas praias do nordeste, chegou a hora de programar sua viagem para conhecer estas maravilhas, né?

 

Então, reserve já os dias em sua agenda, providencie passagens e hospedagens com a 123Milhas e conheça tudo sobre 3 destinos maravilhosos no nordeste brasileiro!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!