Lugares para conhecer

Conheça os encantos da festa junina de Campina Grande: o maior São João do mundo

A segunda cidade mais populosa da Paraíba fica ainda mais movimentada durante o mês de junho. A festa junina de Campina Grande é considerada o maior São João do mundo, e, anualmente leva muita música, dança e comidas típicas aos mais de 2 milhões de foliões que curtem o evento. Conheça tudo sobre essa tradição riquíssima do município.

 

Você vai ler sobre:

 

O São João no Nordeste

Bandeirinhas coloridas, danças animadíssimas e muitos pratos deliciosos. Com tantos elementos divertidos, é fácil entender porque os festejos de São João se tornaram uma tradição tão querida pelos brasileiros.

As festas juninas chegaram ao Brasil com os colonizadores portugueses, e acredita-se que elas estão relacionadas com rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Eles costumavam comemorar a boa colheita e a passagem da primavera para o verão – que no hemisfério norte ocorre na metade do ano – em grandes celebrações ao redor de fogueiras. 

Por aqui, a festividade começou a ser vista no século XVI. Os costumes dos diversos povos que formam a sociedade brasileira foram incrementados à ocasião. Atualmente, as comemorações homenageiam os santos católicos: Santo Antônio (dia 13/06); São João (dia 24/06) e São Pedro (dia 29/06). 

Com uma zona rural extensa, o Nordeste aproveita a celebração para agradecer a São Pedro pelas raras chuvas, que favorecem as plantações. Por isso, os arraiás por lá são tão grandes e tradicionais. 

Campina Grande e o maior São João do Mundo | Festa Junina no Nordeste | Conexão123

Com chapéus de cangaceiros, foliões comemoram o São João em Caruaru, Pernambuco

 

Pioneiros nesse tipo de celebração, os povos nordestinos são donos das maiores festas juninas do Brasil. Na região, os festejos são regados a muito forró, pratos à base de milho e quadrilhas superorganizadas. Outra tradição muito comum é a de soltar balões coloridos, que enfeitam o céu das cidades.

Alguns dos arraiás mais tradicionais do Nordeste são: a Festa Bumba Meu Boi, em São Luís do Maranhão, Mossoró Cidade Junina, no município do interior do Rio Grande do Norte, e o São João de Caruaru, Pernambuco, que disputa com o de Campina Grande o título de maior do mundo. 

No interior da Paraíba, a cidade apelidada carinhosamente de Campina realiza um evento anual que dura mais de 30 dias e atrai mais de 2 milhões de foliões. Descubra tudo sobre o município e seu arraiá, que é um dos mais famosos do Brasil.

 

Turismo em Campina Grande

Dentre as maiores festas juninas do Nordeste, a de Campina Grande, no interior da Paraíba, é uma das mais conhecidas. 

A 125 km de João Pessoa, a cidade fica entre o agreste e o sertão, e é um importante pólo industrial, tecnológico e universitário. Outro setor que movimenta bastante sua economia é o turismo. Principalmente nos meses de junho e julho, quando o São João reúne cerca de 2,5 milhões de foliões por lá.  

Campina Grande e o maior São João do Mundo | Orla do Açude em Campina Grande | Conexão123

Campina Grande é a segunda cidade mais populosa da Paraíba

 

Mas não é só neste período que a cidade encanta pelas grandes festas e produções artísticas. Os cantadores de viola, emboladores de coco e festivais de vaquejadas são muito populares por lá durante o ano inteiro. Descubra a riqueza cultural de Campina Grande.

Para conhecer mais sobre as manifestações típicas do município, os viajantes podem visitar o Museu de Arte Popular da Paraíba, projetado por Oscar Niemeyer. Às margens do Açude Velho, uma famosa represa da cidade, o espaço reúne um acervo dedicado, principalmente, aos grandes músicos da área. O local funciona de terça a sexta, das 10h às 16h, e nos sábados e domingos, das 13h às 18h. 

Campina Grande e o maior São João do Mundo | Museu de Arte Popular da Paraíba | Conexão123

O Museu de Arte Popular da Paraíba foi a última construção projetada por Oscar Niemeyer

 

Outro ponto importante dedicado à cultura no município é a Vila do Artesão. Roupas de algodão colorido em diversas tonalidades terrosas, redes de descanso e  miniaturas de cangaceiros são algumas das peças expostas e vendidas nas lojinhas do espaço, que funciona de segunda à sábado, das 10h às 16h e fica na Avenida Prof. Almeida Barreto, s/n. 

 

Campina Grande e o maior São João do mundo

Você sabe em que cidade brasileira fica o maior São João do mundo? Segundo os organizadores da festa junina sediada pela cidade paraibana, a resposta é uma só: Campina Grande.

Foi no ano de 1983 que a tradição começou, de forma bem improvisada. No início de tudo, o nome do evento – que de fato é “O maior São João do Mundo” – era uma palhoça com contornos irônicos. Mas já no ano seguinte, em 1984, o arraiá tinha caído nas graças da população: foram necessários 30 dias de festa para satisfazer os foliões. A brincadeira ia ficando cada vez mais séria. 

Atualmente, o município organiza uma celebração que dura 31 dias, e costuma atrair cerca de 2,5 milhões de foliões. O evento se espalha pelas diferentes regionais da cidade, mas a principal sede das apresentações é o Parque do Povo, chamado de “o quartel-general do forró”, no centro.

A sanfona, o triângulo e a zabumba dão o tom da festança, e o público se diverte bastante ao som do forró, sertanejo e outros ritmos. Elba Ramalho, Aviões do Forró, Wesley Safadão e muitos outros artistas consagrados costumam ser presenças frequentes nos palcos.

As competições de quadrilhas também divertem os foliões. Elas são realizadas em uma estrutura chamada “Pirâmide”, um ambiente fechado com decoração colorida e arquibancadas no entorno. Já para quem quer dançar bastante, as Ilhas do Forró são o local ideal. Espalhadas pelo parque, as barracas recebem apresentações de trios musicais e contam com um bom espaço para o pessoal arrastar o pé.

Os mais de 40 mil metros quadrados que integram o Parque do Povo abrigam ainda uma decoração muito elaborada. Em meio a tantas estruturas, dois elementos chamam a atenção: o primeiro deles é uma fogueira fake de aproximadamente 20 m de altura, construída a partir de cola, poliuretano, tecido e outros materiais.

Campina Grande e o maior São João do Mundo | Fogueira cenográfica em Campina Grande | Conexão123

Com 18 m de altura, a fogueira cenográfica decora a cidade para a festa

 

O segundo consiste em uma cidade cenográfica cheia de detalhes. A atração reproduz construções importantes do município, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Histórico e Geográfico. 

Algumas das delícias da culinária de Campina Grande têm a cara do São João, e são amplamente servidas no evento. Esse é o caso da Carne de Sol, do Cuscuz e do Mugunzá, ou canjica. A Praça de Alimentação conta com mais de 300 barraquinhas, que agradam todos os paladares.

Campina Grande e o maior São João do Mundo | Munguzá ou Canjica | Conexão123

O Munguzá, ou canjica, é um dos pratos à base de milho que faz sucesso nas festas de junho

 

Fora do Parque do Povo, outras intervenções juninas ganham as ruas de Campina. Uma das mais tradicionais é a realização de casamentos coletivos. Mais de mil casais já celebraram o matrimônio no evento público, ao longo de suas mais de 30 edições.

A fama do São João de Campina Grande é tamanha que existem até mesmo museus na cidade guardando as memórias desta tradição. É o caso do Memorial do Maior São João do Mundo, criado em 2004 para reunir cartazes, fotos e vídeos da celebração. Ele funciona diariamente, das 16h às 22h. Nas quartas, o local abre uma hora mais tarde, às 17h. Fica há cerca de 4 km do Parque do Povo, na rua Tiradentes, 165.

 

Festa junina de Campina Grande em 2022

Os arraiás estão de volta! Após dois anos sem acontecer presencialmente, por conta da pandemia de Covid-19, a comemoração tão querida promete retornar ao Parque do Povo em grande estilo. O São João de Campina Grande 2022 é uma das festas juninas tradicionais que marcam a retomada dos festejos pelo Brasil.

Prevista para começar oficialmente no dia 10 de junho, a celebração já tem a presença confirmada de artistas como Elba Ramalho, Flávio José, Wesley Safadão e Xand Avião. Os casamentos coletivos também serão retomados, e devem ocorrer no dia 12 de junho, com a realização do matrimônio de 80 casais.

Uma das novidades anunciadas para a festividade é que a programação do evento não será apenas à noite. Durante o dia, o parque receberá atividades regionais voltadas às famílias, ao longo dos costumeiros 31 dias do evento.

Olha o caminho da festa! Que tal curtir o maior evento junino do mundo, em uma de suas edições mais históricas? Realizar esse, que é um dos melhores passeios em Campina Grande, é possível com a 123milhas. Descubra voos, hospedagens e pacotes com até 50% de desconto!