Lugares para conhecer

Feriado em BH: destinos para curtir o fim de semana prolongado

3 de agosto de 2022

O feriado de 15 de agosto está chegando, e em 2022 os belo-horizontinos terão a oportunidade de emendar a data com o fim de semana! Pensando em te ajudar a escolher um destino para aproveitar uma viagem curta, vamos apresentar três lugares para curtir este prolongado feriado em BH.

Você vai ler sobre

O que fazer neste feriado em BH?

Dia 15 de agosto é feriado em BH. Trata-se de uma data comemorativa municipal que celebra a Assunção de Nossa Senhora, a padroeira da capital mineira. Neste ano, a folga será em uma segunda-feira, ou seja: fim de semana prolongado! 

Ao programar uma viagem de curta duração, algumas das preocupações são: onde se hospedar, quais lugares visitar e até mesmo o que levar na mala.

O que levar para viagem de 3 dias: 

  • Itens de higiene pessoal e remédios
  • Roupas de acordo com a estação, preferindo roupas leves e confortáveis, para apreciar os passeios
  • Dois ou três calçados

Assim, você consegue aproveitar os passeios com o máximo de conforto. Confira também as dicas para viajar de forma segura com crianças que o Conexão123 preparou. 

Para garantir um momento de diversão e descompressão da rotina, viajar é o melhor remédio, seja com a família, com os amigos ou com a pessoa amada. Partindo de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, existem boas opções de destino para uma viagem de 3 dias. Como:

  • Tiradentes, 190 km de Belo Horizonte
  • São João del-Rei, 186 km de Belo Horizonte
  • São Bartolomeu, 90 km de Belo Horizonte

Vamos conhecer um pouco mais sobre esses destinos: como chegar, o que fazer e onde se hospedar!

Feriado em BH: Tiradentes

Tiradentes é um destino ideal para uma viagem de 3 dias, de modo a curtir o período de feriado em BH. Estando a uma distância de 190 km da capital mineira, a cidade possui atrativos turísticos de importância histórica. 

Por lá, é possível visitar:

  • Chafariz de São José: visite no fim da tarde e aproveite para ver o pôr do sol. O chafariz foi a principal fonte de abastecimento de água da cidade durante o período colonial
  • Igreja da Santíssima Trindade: com arquitetura em estilo barroco, a construção possui um encantamento único
  • Igreja do Rosário: uma das mais antigas igrejas do município, sua importância histórica é incontestável

Além dos points históricos, os mais aventureiros podem conhecer as belezas naturais do local, como a Cachoeira Paulo André, a 1 km de Tiradentes, e a Cachoeira do Mangue, acessada após uma caminhada de 1,5 km. Ou, ainda, é possível visitar uma antiga locomotiva.

Feriado em BH | Maria-Fumaça em Tiradentes (MG) | Conexão123

Visite a locomotiva histórica de Tiradentes durante o feriado em BH

Antes de continuar, aproveite e conheça mais sobre quem foi Tiradentes e a cidade que leva seu nome.

Saindo de Belo Horizonte, a principal estrada para Tiradentes é a BR-040. A partir dela, é possível seguir até a BR-383, pouco depois da cidade de Congonhas. Depois andar mais 105 km até Tiradentes. O trajeto todo, de 190 km, tem duração de aproximadamente 3 horas, se percorrido de carro.

A cidade fica coladinha em São João del Rei, nosso próximo destino. É possível atravessar a distância entre elas a bordo de um trem turístico. O trajeto percorre 12 km, em aproximadamente 40 minutos, em uma maria-fumaça que funcionou até 1956 alimentada por carvão (e agora é movida a diesel). 

O trem margeia o Rio das Mortes, com vista para a Serra de São José. No sentido Tiradentes/São João del Rei, quem senta do lado direito do vagão observa melhor a paisagem. 

A venda dos bilhetes é feita por meio das bilheterias, nas estações de ambas as cidades, e pela internet. A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 80. A entrada é gratuita para crianças de até 5 anos. 

Uma ótima opção de hospedagem para o fim de semana é o Santíssimo Resort, localizado no centro da cidade, um dos resorts recomendados para curtir com os amigos.

O resort dispõe de piscina, sauna, ofurô, sala de massagem, piscina aquecida e academia. Ademais, as atividades são oferecidas de acordo com uma programação diária, que pode variar entre: passeios de maria-fumacinha, banho de espuma, passeio de cavalo na trilha, entre outros. 

Feriado em BH: São João del-Rei

São João del-Rei é uma cidade que fica a 186 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e uma boa opção de viagem de 3 dias para curtir o feriado em BH, justamente pela quantidade de atrações para curtir com a família. Ainda é possível fazer um passeio integrado com Tiradentes, que fica a 16 km de distância do município.

Por lá, você pode fazer um circuito histórico-cultural por pontos turísticos do centro da cidade, por exemplo:

  • Passeio de Maria-Fumaça até Tiradentes
  • Museu Ferroviário
  • Museu Regional
  • Teatro Municipal 
  • Memorial Tancredo Neves

Além dos passeios mais habituais para conhecer a história do local, existe a opção de contato com a natureza, visitando a Lagoa Azul, localizada no km 244 da BR-265, em frente a um restaurante.

Outra possibilidade é escolher uma entre as diversas cachoeiras que ficam perto do local, como a Cachoeira Reserva do Cala Boca, a Cachoeira do 14, a Cachoeira do Urubu, entre outras. 

Para chegar até São João del-Rei, saindo de BH, é possível ir de carro ou de ônibus, sendo que as alternativas de rodovias para chegar ao município são a BR-040 e a BR-381 (Rodovia Fernão Dias). Ambos os trajetos duram pouco mais de 3h.

Feriado em BH | São João del-Rei | Conexão123

Visite São João del-Rei neste feriado em BH

No que diz respeito à hospedagem em São João del-Rei, existem bons hotéis com ótimo custo-benefício, como é o caso do Vicenza Apart Hotel, localizado no centro da cidade, a 10 minutos de caminhada do Museu Ferroviário e da Capela Nossa Senhora das Dores.

Lá, você encontra quartos decorados, com cozinhas americanas, além de um restaurante com café da manhã diariamente. Vale a pena conhecer a gastronomia de Minas Gerais, uma cozinha muito apreciada no Brasil.

Feriado em BH: São Bartolomeu

São Bartolomeu é um distrito da cidade de Ouro Preto, MG, situado a aproximadamente 90 km de Belo Horizonte. Um dos destinos mais charmosos do estado.

A pequena vila turística é muito conhecida pela gastronomia local, principalmente por seus doces caseiros, como a  goiabada de São Bartolomeu, um Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.

Para ver as opções de lugares para comer na Estrada Real, confira as indicações do Conexão123.

Além de oferecer uma ótima culinária, o destino é ideal para aqueles que desejam apreciar a natureza e praticar o ecoturismo em lugares como a Cachoeira de São Bartolomeu, a Floresta Estadual do Uaimií, a Cachoeira Brás Gomes, o Poço Paraíso, entre outros. 

Na área urbana, é possível visitar as construções históricas locais:

  • Igreja Matriz de São Bartolomeu
  • Igreja de Nossa Senhora das Mercês
  • Chafariz de São Bartolomeu
Feriado em BH | São Bartolomeu | Conexão123

Explore as belezas naturais de São Bartolomeu neste feriado em BH | Foto: Reprodução / CBH Rio das Velhas

Para chegar a São Bartolomeu, saindo de BH, o trajeto dura pouco mais de 2h, sem paradas, considerando um trajeto feito por carro. Inclusive, para maior comodidade da viagem, é recomendável que você procure por um carro de aluguel.

Entre os lugares onde ficar em Ouro Preto durante sua viagem de 3 dias para São Bartolomeu, sugerimos o Solar do Rosário, uma construção do século  XIX, para você se sentir parte da história da cidade.

As acomodações são equipadas para proporcionar o máximo de conforto durante sua estada. Além disso, outro ponto positivo é a localização do hotel, estando no centro de Ouro Preto, a cerca de 20 km de São Bartolomeu.

Gostou dessas dicas para curtir o feriado em BH do dia 15 de agosto? Conte com a 123milhas para sua próxima viagem!