Lugares para conhecer

Tiradentes: conheça mais sobre o personagem histórico e a cidade que leva seu nome

21 de abril de 2022

Tiradentes foi um dos principais personagens da Inconfidência Mineira, e, por conta de sua contribuição na história do país, uma das cidades mais visitadas do estado de Minas Gerais foi nomeada em sua homenagem. 

Sua importância é tanta que o Dia de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, tornou-se feriado nacional. 

O Conexão123 te conta tudo sobre Tiradentes e por que ele ficou tão conhecido. Vamos lá? 

Conheça com o Conexão123

Quem foi Tiradentes

No dia 21 de abril é celebrado um dos maiores nomes da história brasileira, líder da chamada Inconfidência Mineira. Vamos descobrir quem foi Tiradentes?

Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, nascido em 12 de novembro de 1746, na cidade de Ritápolis, Minas Gerais

Quem foi Tiradentes | Estátua de Tiradentes | Conexão123

Monumento da estátua de Tiradentes

Durante o período colonial, ele desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado de Tiradentes. Ele também tentou a sorte como minerador, mascate (mercador ambulante) e alferes (patente abaixo da de tenente) da cavalaria subordinada à Coroa portuguesa. 

Apesar de tantas ocupações, a que marcou seu nome como um herói nacional foi sua posição de liderança na Inconfidência Mineira, movimento contra o domínio colonial português. A também conhecida como Conjuração Mineira teve como principal motor a insatisfação com as políticas fiscais praticadas pela Coroa. O movimento começou em 1789 e terminou em 1792. 

A história de Tiradentes na Inconfidência Mineira

Agora que você já sabe quem foi Tiradentes, vamos explicar o seu papel na Inconfidência Mineira. 

Ao longo do século XVIII o Brasil gerava muitos lucros à Coroa portuguesa através da exploração do ouro mineiro, pois era cobrado um alto imposto da população que trabalhava neste processo, o chamado quinto, que correspondia a 20% do peso do ouro extraído. 

Com o passar do tempo, a capacidade de mineração no território foi diminuindo, mas a  arrecadação de impostos aumentava. Em 1788, Portugal nomeou o 6º Visconde de Barbacena como governador da capitania para promover a derrama, que era a cobrança obrigatória dos impostos atrasados sobre a extração do ouro, o que permitia, inclusive, que oficiais confiscassem bens materiais dos devedores. 

Intelectual, Tiradentes inspirou-se nas ideias de revolucionários iluministas e na independência dos Estados Unidos para articular um movimento que visava libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados para planejar um motim contra Portugal, a metrópole.

O movimento conspirado pelas elites mineradoras, entretanto, não chegou a acontecer. Todos os envolvidos foram denunciados por Joaquim Silvério dos Reis, que optou por entregar o grupo para se livrar das dívidas pessoais que havia adquirido com a Coroa portuguesa. Assim, em 1789, o visconde de Barbacena suspendeu a derrama e prendeu os envolvidos na conspiração — entre eles, Tiradentes. 

A prisão de Tiradentes ocorreu após um processo de julgamento que estendeu-se por três anos. Durante esse período, muitos dos presos negaram sua participação no movimento, com exceção de Tiradentes, que reconheceu abertamente seu envolvimento. 

A sentença dos inconfidentes saiu em 1792 e determinava a pena de morte por enforcamento a dez pessoas. Entretanto, por intermédio da Rainha D. Maria I, nove dos envolvidos na Inconfidência foram perdoados e condenados ao exílio, enquanto a sentença de morte foi mantida para apenas um: Tiradentes. 

Atribui-se esse fato a duas possibilidades: a primeira afirma que a sentença só foi mantida a Tiradentes por ele não pertencer à elite mineradora e, portanto, não possuir influência na Coroa. 

A segunda possibilidade levantada pelos historiadores é a de que, por falar abertamente do seu envolvimento na conspiração durante o interrogatório, Tiradentes foi considerado um elemento perigoso pela Coroa e, por isso, deveria ser eliminado.

No dia 21 de abril de 1792, ele foi enforcado na Praça da Lampadosa (atual Praça Tiradentes), no centro do Rio de Janeiro, como exemplo para toda a população. Acredita-se que antes de morrer, Joaquim da Silva Xavier disse: “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra!” 

A partir daí, ele passou a ser um ícone da liberdade e da independência brasileira. O Dia de Tiradentes é um feriado nacional. O governo provisório de Deodoro da Fonseca estabeleceu o dia 21 de abril como feriado por meio do Decreto nº 155-B, de 14 de janeiro de 1890.

Curiosidades sobre Tiradentes 

Além de todo o fato histórico citado anteriormente, você sabia que existem diversas curiosidades sobre Tiradentes? Trouxemos algumas delas a seguir!

  • Barba e cabelo

Diferente do que mostram as imagens dos livros didáticos, Tiradentes nunca usou barba e cabelos longos. Por ser militar, o máximo que poderia usar era um discreto bigode.

Curiosidades sobre Tiradentes | Tiradentes | Conexão123

Você sabia? Era assim que Tiradentes realmente se pareceria

  • Mineiro no Rio 

Apesar de ser mineiro, foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas e também se dedicou a melhorias urbanas na cidade, idealizando redes de saneamento, a construção de moinhos e serviços de barcas de transporte de passageiros.

  • Leilão 

No dia 4 de julho de 1792, os instrumentos odontológicos usados por Tiradentes foram comprados em um leilão por Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela bolsa completa.

  • Sua fama como dentista

Tiradentes não gostava muito de extrair os dentes de seus pacientes, preferia preservá-los, mas quando era necessário, o fazia. Mas também elaborava coroas em marfim e osso de boi para preservar os dentes.

O que fazer em Tiradentes 

Devido ao que aconteceu com Tiradentes, e de toda a repercussão para a história do Brasil, a cidade de São José, no interior do território mineiro, foi renomeada como Tiradentes, em homenagem ao inconfidente, no ano de 1780.

Localizado no estado de Minas Gerais, região sudeste do país, o município faz fronteira com Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e Vilarejo do Bichinho. A distância entre Belo Horizonte, capital mineira, e Tiradentes é de aproximadamente 190 km (3h30).

Saindo de São Paulo, por exemplo, a distância é de aproximadamente 480 km (7 horas), e do Rio de Janeiro, é aproximadamente 340 km (4h30). Ou seja, se estiver pensando em conhecer a cidade de Tiradentes, fazer uma viagem de ônibus é uma ótima opção. 

Sua população é de cerca de 8 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE (2021). A viagem para Tiradentes reserva uma imersão pela história do povo tiradentino, gentílico de quem nasce na cidade. 

No turismo em Tiradentes você encontra espaços culturais, históricos e gastronômicos. O centro histórico da cidade é visita obrigatória. 

O local oferece uma viagem no tempo pelas ruas e construções arquitetônicas da época do Brasil colonial. Para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o passado do município, separamos alguns pontos turísticos:

  • Chafariz de São José: foi a principal fonte de abastecimento de água da cidade durante o período colonial. O melhor horário para visitar é no fim da tarde.
  • Igreja da Santíssima Trindade: com arquitetura em estilo barroco, a simplicidade do templo encanta a todos que a visitam.
O que fazer em Tiradentes - Igreja da Santíssima Trindade | Igreja da Santíssima Trindade | Conexão123

A Igreja da Santíssima Trindade é um dos cartões postais de Tiradentes

  •  Igreja do Rosário: uma das mais antigas igrejas do município. 

Aos turistas aventureiros, Tiradentes também tem points de ecoturismo para explorar. Aproveite para conhecer as cachoeiras do local nas épocas mais quentes.

  • Cachoeira Paulo André: a apenas 1 km de Tiradentes, o ambiente tem trilha de fácil acesso e reserva vistas belíssimas.
  • Cachoeira do Mangue: para apreciar as deslumbrantes quedas d’águas, é preciso caminhar por 1,5 km.

Conheça mais detalhes sobre o que fazer em Tiradentes e deixe seu roteiro de viagem ainda mais completo. 

Outra opção para “turistar” na região é apreciar a culinária típica, repleta de sabores surpreendentes, e as cachaças mineiras encontradas por lá. Descubra os melhores lugares para comer em Tiradentes.

Ficou com vontade de conhecer Tiradentes? Vá de 123ônibus! O modal é uma das melhores alternativas para chegar até a cidade mineira, e a 123milhas oferece preços imbatíveis para viagens com diversas empresas de transporte rodoviário. Garanta já sua passagem!

RESPOSTAS123

Tiradentes foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, movimento cujo objetivo era proclamar a capitania de Minas Gerais como uma república independente.

Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira.

Como, naquela época, a profissão de dentista se resumia em “tirar dentes”, acabou ganhando a alcunha de “Tiradentes”.