Lugares para conhecer

Conheça mais sobre quem foi Tiradentes e a cidade que leva seu nome

 

Tiradentes foi um dos principais personagens da Inconfidência Mineira, e por conta de sua contribuição na história nomeou uma das cidades mais visitadas do estado de Minas Gerais. Agora, vamos descobrir quem foi Tiradentes e qual a sua importância.

 

Você vai ler sobre

 

Quem foi Tiradentes

No dia 21 de abril é celebrado um dos maiores nomes da história brasileira, líder da chamada Inconfidência Mineira. Vamos descobrir quem foi Tiradentes.

Dentista, minerador, comerciante e alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas foram algumas das ocupações de Joaquim José da Silva Xavier, nome completo do conhecido Tiradentes.

Apesar de tantas ocupações, o que marcou seu nome como um herói nacional, foi sua posição de liderança na Inconfidência Mineira, movimento contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, teve como principal motor a insatisfação contra as políticas fiscais praticadas pela coroa.O movimento teve início em 1789 e término em 1792. 

 Quem foi Tiradentes | Tiradentes estampado numa nota de cruzeiro | Conexão123

Saiba mais sobre quem foi Tiradentes e qual a sua contribuição para a Inconfidência Mineira

 

A história de Tiradentes na Inconfidência Mineira

A história de Tiradentes começa em Ritápolis, cidade de Minas Gerais. Nasceu em 1746, época em que o Brasil gerava grandes lucros para Portugal, por meio da exploração das riquezas minerais, como, por exemplo, ouro e diamantes.

Altos impostos eram cobrados de toda a população. Um dos mais famosos da época era o quinto, que equivalia a cerca de 20% de todo o ouro extraído. Com o passar do tempo e a diminuição da capacidade de mineração, a cobrança de impostos só aumentou.

Diante deste contexto, Tiradentes se juntou a padres, coronéis, poetas e advogados para organizar um movimento contra os altos impostos e com o objetivo de tirar o país do domínio português.

Como sempre foi um intelectual, algumas ideias e acontecimentos da época inspiraram Tiradentes: as ideias iluministas e a independência dos Estados Unidos. 

A inconfidência teve seu fim por conta da delação de um dos membros do grupo, Joaquim Silvério, que traiu o grupo para ter sua dívida perdoada. Tiradentes foi considerado o mais radical pelas autoridades e teve uma sentença trágica. 

Quem foi Tiradentes | Sentença de Tiradentes e dos inconfidentes | Conexão123

Sentença contra os réus do levante e conjuração de Minas Gerais (1792)

 

Como Tiradentes morreu? Preso em 10 de maio de 1789, foi condenado à pena de morte em 1791. Foi uma cena trágica e exibida em praça pública: primeiro foi enforcado e depois decapitado e esquartejado, para servir de exemplo.

Dizem que momentos antes de morrer, suas últimas palavras foram algo como: “ “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal.”

 

O que fazer em Tiradentes

Devido ao que aconteceu com Tiradentes, e de toda a repercussão para a história do Brasil, a cidade São José foi renomeada como Tiradentes, em homenagem ao inconfidente mineiro.  

Onde fica Tiradentes? Situado em Minas Gerais, sudeste brasileiro. É um município vizinho de Coronel Xavier Chaves, Santa Cruz de Minas e Ritápolis. 

Em 1938 foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Brasil. De uns tempos para cá, a cidade tem se tornado um dos principais pontos turísticos do estado.

Com muitas opções de passeios para fazer e de restaurantes para comer, Tiradentes é uma boa escolha para aqueles viajantes que amam um turismo histórico.  

O que fazer em Tiradentes | Casas coloridas em Tiradentes | Conexão123

Sentença contra os réus do levante e conjuração de Minas Gerais (1792)

 

Ficou com vontade de conhecer a cidade de Tiradentes? Voe com a 123milhas!