Notícias

Walking tour no Brasil: conheça quatro destinos ideais para um passeio a pé guiado

27 de setembro de 2022

Com a pandemia de Covid-19 e as consequentes restrições impostas à circulação de pessoas, tendências recentes no turismo ganharam relevância, entre elas os walking tours.

Essa modalidade de passeio turístico é muito difundida pelo mundo e, no Brasil, começou a ser oferecida aos viajantes a partir de 2012, em São Paulo. Os walking tours são gratuitos e o turista decide se (e quanto) quer pagar ao fim do passeio.

Quer saber mais detalhes sobre os walking tours e conhecer quatro destinos nacionais para um passeio a pé? Vem com o Conexão123!

Você vai ler sobre

O que é walking tour?

A expressão em inglês walking tour faz referência aos passeios guiados, geralmente turísticos e realizados a pé, que ocorrem de maneira sistemática em diversas cidades pelo mundo. 

Podem ser caminhadas pelo centro histórico, por um bairro ou região específicos, que foquem na cena gastronômica ou cultural, ou ainda passeios temáticos, como os relacionados a histórias de terror e locais mal-assombrados, que recebem o nome de ghost tours.

No Brasil, as opções são variadas e existem empresas especializadas em oferecer esse tipo de serviço. Vamos conhecer quatro destinos nacionais para fazer um walking tour? Vem com o Conexão123!

Walking tour no Brasil: São Paulo (SP)

Cidade precursora dos walking tours no Brasil, em São Paulo são oferecidas aos turistas diversas modalidades de caminhadas pela metrópole. Uma delas percorre uma das vias mais queridas da cidade, a Avenida Paulista. Lá, arranha-céus dividem a atenção dos visitantes com casarões centenários, parques e diversos centros culturais.

Para os fãs da cena noturna paulistana, um walking tour em São Paulo pelo bairro boêmio da Vila Madalena é a pedida. Bares descolados e restaurantes acolhedores são o destaque no bairro paulistano. Vale a pena perambular pelas ladeiras da Vila Mada e desconectar um pouco do ritmo frenético da capital paulista.

Walking tour no Brasil: conheça quatro destinos ideais para um passeio a pé guiado | Avenida Paulista | Conexão123

São Paulo foi a precursora dos walking tours no Brasil

Outra opção de passeio guiado é pelo centro histórico de São Paulo. O tour inclui o Theatro Municipal, o Vale do Anhangabaú, as galerias comerciais, como a Galeria do Rock, e museus.

Os walking tours em São Paulo, que podem ser em inglês também, têm duração de até duas horas e ocorrem todos os dias, exceto às terças e quartas. Há horários desde 10h30 até 16h. Os passeios são agendados online. Consulte o site das empresas que oferecem os serviços para mais detalhes. 

Walking tour no Brasil: Curitiba (PR)

A capital paranaense também tem um centro histórico recheado de belas atrações. Para apresentá-las, um grupo de voluntários promove walking tours em Curitiba partindo da escadaria da Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade. O passeio tem duração de duas horas.

O projeto foi criado em 2014 por dois turismólogos apaixonados pela cidade. A vontade era trazer uma nova opção aos visitantes, um modelo de caminhada por pontos turísticos importantes em uma determinada região da cidade.

Walking tour no Brasil: conheça cinco destinos ideais para um passeio a pé guiado | Centro de Curitiba | Conexão123

O walking tour em Curitiba passa pelos principais pontos turísticos do centro histórico

Entre os locais visitados na encantadora Curitiba estão o Largo da Ordem, o Memorial de Curitiba, a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib, o Relógio das Flores e a Fonte da Memória. O walking tour em Curitiba ocorre aos sábados, às 11h.

Walking tour no Brasil: Paraty (RJ)

Conhecida pela arquitetura colonial, a cidade fluminense oferece um cenário paradisíaco perfeito para um walking tour. Com uma beleza natural estonteante e preservando memórias importantes da história do Brasil, Paraty tem praias, trilhas com muitas cachoeiras e roteiros culturais.

Pelas ruas históricas, o caminho segue pela avenida Beira Rio, chegando até a Praia do Pontal, onde estão vários barzinhos e lojas descoladas. O passeio inclui ainda o imponente Forte Defensor Perpétuo, entre a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara. 

Walking tour no Brasil: conheça cinco destinos ideais para um passeio a pé guiado | Imagem de Paraty | Conexão123

As ruas de Paraty são um convite para um walking tour

Durante o walking tour em Paraty, os turistas ainda podem andar até o alto do morro para apreciar a bela vista da Baía de Paraty e dos telhados do centro histórico. 

O passeio, em português, começa todos os dias às 10h30 e às 17h, na Praça da Matriz (principal praça do centro histórico).

Walking tour no Brasil: Salvador (BA) 

Um walking tour pela capital baiana não poderia começar em outro lugar: o Pelourinho. O cenário combina música, arte, cores vibrantes, arquitetura histórica e cultura abundante e chama a atenção dos turistas que se aventuram por lá. 

O Mercado Modelo pode ser o ponto de partida do tour. De lá, a caminhada segue para a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, o Elevador Lacerda e o Palácio do Rio Branco, antiga sede do governo do estado.

Walking tour no Brasil: conheça cinco destinos ideais para um passeio a pé guiado | Rua no Pelourinho | Conexão123

O Pelourinho é o destaque dos walking tours em Salvador

O walking tour em Salvador pode contemplar ainda o Convento e Igreja de São Francisco. O local possui arquitetura em estilo barroco e a decoração ostenta 800 quilos de ouro. Imperdível!

Os passeios acontecem de segunda a sábado, às 9h30, em inglês, espanhol e português, com ponto de encontro em frente ao Cine Metha – Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

E aí, gostou de conhecer essa modalidade? Cultura, aprendizagem e diversão: isso é o que é walking tour, um jeito diferente de turistar pelas cidades. A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.