São Paulo

São Paulo

Conheça a cidade de São Paulo

Desembarcar em São Paulo é sinônimo de imersão cultural, afinal, a capital paulista oferece uma variedade de opções turísticas. Conhecida como “cidade da garoa”, o município pode surpreender em atividades diurnas e noturnas. Quando se pensa em “turistar” por lá não faltam lugares para visitar. Vamos viajar com o Guia de Turismo para São Paulo do Conexão123?

 

Você vai ler sobre

Cidade de São Paulo

No Brasil, uma das melhores representações de megalópole é São Paulo. Já no sobrevoo e pouso em solo paulistano, é possível sentir a vibração quente e agitada nos dias úteis, com a rotina de trabalho da maioria. E aos fins de semana a desaceleração dos paulistanos, como são conhecidos os nascidos na cidade, é percebida nas visitas aos parques e museus ou em encontros casuais pelos bares da cidade. 

A capital do estado de São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e o principal centro financeiro da América do Sul. O município carrega a responsabilidade de ser também polo corporativo e mercantil do Brasil. Com mais de 12 milhões de habitantes, a região oferece milhares de atrativos turísticos para os diferentes viajantes.

Guia de Viagem para São Paulo | Avenida Paulista em São Paulo | Conexão123

Uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a Av. Paulista concentra inúmeras multinacionais, atrações culturais e uma agitada vida noturna

Considerada global, São Paulo tem acesso às principais rotas aeroviárias do mundo e sedia empresas internacionais e instituições financeiras. A economia local foi responsável por cerca de 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em 2019. 

O turismo em SP se aventura pela história da formação da cidade. A fundação ocorreu em 25 de janeiro de 1554, após um grupo de jesuítas construir um colégio em busca de novas pessoas para evangelizar, conhecido hoje como Pátio do Colégio. Ao longo de 468 anos de existência, de points turísticos a pratos típicos, a região carrega uma rica tradição arquitetônica e cultural. 

Pertencente ao estado de mesmo nome na região sudeste do Brasil, a capital paulista está situada em uma área com predominância de planaltos. Morros, serras e planícies caracterizam o município que, aliás, tem o ponto mais elevado no Pico do Jaraguá, na Serra da Cantareira, com 1.135 metros. 

Viajar para São Paulo também requer saber curiosidades como temperatura, gastronomia, hospedagem e, claro, voos para a capital paulista. Neste guia do Conexão123 ainda vamos explorar mais detalhes para tornar sua estadia paulistana especial!

Guia de turismo para São Paulo

Vista do alto, São Paulo é uma selva de pedras com imponentes construções arquitetônicas. Para quem já teve o privilégio de sobrevoar a cidade, é perceptível essa sensação de parecer “pisar” sobre os milhares de prédios. Pela predominância do clima tropical de altitude, o destino ficou conhecido como terra da garoa, na qual sentia-se chuviscos fortes nas transições de estações.

Turismo em SP: Guia de Viagem para São Paulo | Vista aérea de São Paulo | Conexão123

Conhecida como selva de pedras, São Paulo conquista os visitantes e residentes pelos diversos pontos turísticos

Hoje, a população não presencia mais esse fenômeno climático com a regularidade de antigamente, não apenas pelas mudanças climáticas, mas pela transformação urbanística sofrida pela região. Mas, mesmo assim, a cidade ainda ganhou outros apelidos no decorrer dos anos. Por exemplo, o lugar onde faz todas as estações do ano em um único dia. Já ouviu essa frase? 

Por isso, nosso guia de viagem para São Paulo alerta sobre a necessidade de conferir as previsões do tempo antes de arrumar as malas. Afinal, o viajante 123milhas pode vivenciar dias quentes no outono e dias frios na primavera ou, até mesmo, alguns verões frios ou invernos mais quentes. 

Além de inúmeras atrações, o município oferece uma vasta lista de bairros para que o turista sinta-se, em alguns momentos, até em outros países. O guia turístico São Paulo traz os principais pontos para visitar.

  • Consolação: abriga importantes polos estudantis, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie e os colégios São Luís e Rio Branco
  • Liberdade: apresenta forte presença da cultura japonesa
  • Mooca: traz a influência italiana nos cardápios
  • Tatuapé: oferece uma variedade de bares e restaurantes
  • Butantã: cercado por uma extensa área verde
  • Pinheiros: boa localização para práticas de atividades físicas ao ar livre
  • Moema: carrega a história em suas ruas que receberam nomes de pássaros e tribos indígenas
  • Aclimação: considerado o oásis dentro da cidade por estar próximo aos importantes centros, como a Av. Paulista

Quando ir a São Paulo?

Como já falamos, o clima paulistano é tropical de altitude. As condições meteorológicas melhor indicam fazer uma viagem para São Paulo entre março e junho, no outono, ou de setembro a dezembro, na primavera. 

Nessas épocas do ano, a temperatura média é de 20ºC, que deixa os passeios ao ar livre mais agradáveis e não precisa de tantas roupas na bagagem. Aliás, falando em atividades pela cidade, vale uma lista dos parques e museus mais tradicionais para o turismo em São Paulo. O que você acha?

  • Museu da Língua Portuguesa
  • Museu de Arte de São Paulo
  • Museu de Arte Moderna de São Paulo
  • Catavento Cultural 
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Parque Villa-Lobos
  • Jardim Botânico de São Paulo
  • Parque da Juventude
  • Parque Ibirapuera
  • Parque Ecológico do Tietê
Turismo em SP: Guia de Viagem para São Paulo | Parque do Ibirapuera | Conexão123

O Parque Ibirapuera oferece amplo espaço para atividades ao ar livre

Além dos centros culturais e lugares para lazer, este guia de viagem para São Paulo apresenta as principais festas regionais. O Carnaval paulista já é conhecido mundialmente pelos dias de folia. Seja nos blocos espalhados pela cidade ou nos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi. 

Porém outras festividades integram o calendário turístico de São Paulo, como:

  • Virada Cultural Paulista
  • Abril em Portugal, na Casa de Portugal
  • Festa de Nossa Senhora de Casaluce, no bairro do Brás (maio)
  • São Vito, no bairro do Brás (junho)
  • Festa das Estrelas, no bairro da Liberdade (julho)
  • Yon Kippur, no bairro do Bom Retiro (outubro)

Como chegar em São Paulo?

Após apresentar opções para conhecer ainda mais a história de São Paulo, chegou a hora de falarmos sobre como chegar a essa megalópole. Existem diversos meios de transportes para desembarcar na região. Mas, afinal, por qual optar?

A forma de ir à capital paulista varia do ponto de partida de cada turista. Para chegar à cidade, os viajantes oriundos diretamente de outros países precisam comprar uma passagem aérea. Para aqueles que estão em outros estados, além do táxi aéreo, existem ônibus que fazem o trajeto, meio de transporte que serve às pessoas de cidades vizinhas. 

Os veículos automotores também são opção pelas rodovias ao redor da capital, como Anchieta e Imigrantes (litoral), Anhanguera, Bandeirantes, Rodoanel, Castelo Branco, Fernão Dias (interior), entre outras.

Turismo em SP: Guia de Viagem para São Paulo | Estação da Luz | Conexão123

Imponente desde a entrada, a estação da Luz foi inaugurada em 1867

Para se locomover pelos pontos turísticos e outros locais, os residentes e turistas podem utilizar trens, metrôs e ônibus. Entretanto, os grupos de amigos e familiares, ou viajantes que optam pela comodidade, podem escolher o transporte de carro pelas  avenidas e ruas. Alugue um carro e divirta-se!

Quanto custa viajar para São Paulo?

Já vimos história, atrações culturais, meios de transporte e curiosidades no guia de viagem para São Paulo. Agora vamos mostrar as oportunidades de viajar para este destino que conquista adeptos mundo afora. Os valores variam de acordo com a quantidade de dias, escolha de hospedagem, atividades e alimentação. 

Ao todo, a capital paulista agrega mais de 1.300 opções de hotéis, desde os mais robustos aos mais chiques. A localização também vai interferir no valor final da viagem, mas fique tranquilo! Preparamos um especial com apenas lugares onde ficar em São Paulo!

A gastronomia paulistana é um caso à parte! Além dos pratos típicos da região, como o lanche de mortadela servido no Mercado Municipal, o viajante pode dar uma volta ao mundo com os restaurantes que trazem influências estrangeiras. E, claro, também curtir à noite nos milhares de bares espalhados pelos bairros. Planeje seu roteiro com lugares onde comer em São Paulo.

Turismo em SP: Guia de Viagem para São Paulo | Mercadão de São Paulo | Conexão123

Point do turismo de São Paulo, o Mercado Municipal oferece uma verdadeira viagem gastronômica

Outro tópico importante do seu Guia de Viagem para São Paulo é colocar as atividades mais procuradas pelos turistas que se adequem aos seus gostos e desejos. Por isso, saiba o que fazer em São Paulo enquanto curte dias de descanso ou durante as pausas de uma viagem corporativa.

Pacotes de turismo para São Paulo

Viajar nunca foi tão fácil! A 123milhas promove diariamente promoções e oportunidades para você realizar sua viagem dos sonhos. Na aba de pacotes turísticos é possível planejar o roteiro do seu destino com hospedagem e passagem aérea em um só clique! E com o top ofertas você acompanha as sugestões do site por preços imperdíveis. 

Quer viajar para São Paulo? Reserve seus dias de lazer em família ou a sós com a 123milhas!

RESERVAR

RESPOSTAS123

A maior metrópole do Brasil é repleta de parques, museus, restaurantes, bares, cafés e bairros imperdíveis para conhecer. Um roteiro de viagem de cinco dias pede, claro, um planejamento para conhecer o que há de melhor, certo? Inclua em sua lista estes lugares:

  • Mercado Municipal de São Paulo (experimente o lanche de mortadela, símbolo paulista)
  • Igreja e Catedral da Sé
  • Pátio do Colégio
  • Museu de Arte de São Paulo
  • Avenida Paulista
  • Parque Ibirapuera (reserve um dia inteiro para explorar cada detalhe e também fazer passeios de bicicleta, por exemplo. O parque oferece um local para alugar)

Inúmeros parques integram a expansão territorial da capital paulista. Além dos mais conhecidos, existem outros espalhados pelos bairros da região. Outras opções são os bares e restaurantes ao ar livre, que também podem fazer parte do seu roteiro turístico por SP. E a vida noturna paulistana favorece aqueles viajantes que, como dizem, são inimigos do fim. O que não faltam são lugares e todos são categorizados pelos bairros mais conhecidos.

Diversas estadias completam a chance de conhecer São Paulo. Sempre pensando no conforto de cada turista, a 123milhas selecionou uma gama de hotéis para se hospedar na cidade, com opções de café da manhã, vistas privilegiadas ou melhor localização. Vale a pena cada segundo!