Notícias

Aumento da malha aérea do Amazonas: conheça os novos voos que partem de Manaus

25 de agosto de 2023

O governo do Amazonas e a empresa Latam Linhas Aéreas anunciaram, nesta segunda-feira (21/08), a ampliação da malha aérea do estado com a expansão dos voos que partem de Manaus: uma nova rota para o Rio de Janeiro (RJ), mais voos diretos de Manaus para as cidades de São Paulo (SP), Belém (PA) e também para outros três municípios do interior, bem como o crescimento das operações cargueiras nacionais e internacionais da capital amazonense. Veja mais no Conexão123.

Conheça com o Conexão123

Novos voos incentivam o turismo no Amazonas 

Com os novos voos que partem de Manaus, o Amazonas ganha uma conexão direta com a capital do Rio de Janeiro, cidade de onde mais de 18,4 mil turistas viajaram para o estado amazônico em 2022. O aumento da malha aérea contempla também São Paulo e Belém, que são os maiores emissores de turistas para o Amazonas, totalizando 125,9 mil e 43,6 mil visitantes no último ano, respectivamente.

As viagens sem escalas para o Rio de Janeiro/Galeão começam no dia 2 de janeiro de 2024, enquanto os novos voos para São Paulo e Belém começam a operar em 29 de outubro, ainda neste ano. Os bilhetes para a rota Manaus-São Paulo/Guarulhos já estão à venda enquanto as demais passagens começarão a ser comercializadas nos próximos dias, segundo a companhia aérea.

O novo voo Manaus-Rio de Janeiro/Galeão terá duas frequências semanais, decolando da capital amazonense todas as terças e sábados às 23h40 (hora local) e todas as quartas e domingos à 0h05 (hora local) da capital fluminense. Com duração média de quatro horas, a rota será feita em aeronaves Airbus A319 com capacidade para 138 passageiros, Airbus A320 ou Airbus A321.

A rota Manaus-Belém ganhará um novo voo aos sábados, com duração média de 2h05 e decolagem de Manaus às 13h05 (hora local) e no sentido contrário às 17h05 (hora local). Aos domingos, permanecerá com a decolagem da capital amazonense às 11h55 (hora local) e de Belém às 15h45 (hora local). O voo é operado no Airbus A321, capaz de transportar até 216 passageiros.

Além disso, a rota Manaus-Guarulhos será ampliada de três para quatro voos diários. O voo tem duração média de 3h55 e é operado em aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 176 passageiros, ou Airbus A321.

De acordo com o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, Ian Ribeiro, as rotas aéreas foram ampliadas de modo estratégico para atrair mais turistas para o estado, especialmente os de países europeus interessados no ecoturismo. O Brasil, recentemente, foi eleito pela revista Forbes como um dos melhores países do mundo para a prática do ecoturismo

“Trabalhamos para trazer mais turistas para o Amazonas e fazer com que os amazonenses possam conhecer novos destinos. O Rio de Janeiro é a porta de entrada para muitos turistas, sobretudo da Europa, para o nosso país. Com este voo do Rio de Janeiro para Manaus, haverá uma facilidade de acesso muito maior, captando assim mais turistas que vão movimentar a economia do nosso estado”, explicou.

Novos voos que partem de Manaus incentivam o ecoturismo | Passageira em Manaus | Conexão123

Passageira embarca em Manaus: operação de novos voos pretende incentivar o turismo para o Amazonas | Foto: Lucas Silva/ Secom-AM

Reforço na operação de cargas

Pela política de incentivo do Governo do Amazonas, empresas aéreas que trabalham com transporte de passageiros e cargas, incluindo as empresas de fretamento de táxi aéreo, são contempladas com reduções que variam de 3% a 7% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis de aviação.

Estes incentivos fiscais possibilitaram a ampliação da frequência das rotas cargueiras. Subirão de 13 para 16 as frequências semanais, sendo oito voos por semana na rota Guarulhos-Manaus, sete voos semanais na rota Manaus-Guarulhos e um voo semanal na rota Viracopos-Manaus.

No mercado internacional, as frequências semanais da rota Miami-Manaus, dedicada à importação de cargas, serão duplicadas de duas para quatro frequências semanais. 

A 123milhas oferece a compra de passagens aéreas para Manaus, além de reservas em hotéis e aluguel de carros para quem deseja fazer turismo no Amazonas.