Lugares para conhecer

Dia Mundial da Bicicleta: destinos internacionais para conhecer pedalando

2 de junho de 2023

Conhecer pontos turísticos, atrações famosas e passear pelo destino são atividades que todo turista precisa incluir no roteiro de viagem.

Essas atividades ficam ainda mais especiais em cima de uma bike, com o sol batendo na pele e o vento soprando no rosto. Além de econômicas e ecológicas, as bicicletas vêm se tornando cada vez mais populares. Inclusive, existem países que se destacam por incentivar práticas que desenvolvem um trânsito mais sustentável.

Então, neste 3 de junho, Dia Mundial da Bicicleta, descubra com o Conexão123 destinos para conhecer pedalando. 

Conheça com o Conexão123

Destinos para andar de bicicleta pelo mundo

Diversos países adotaram a bicicleta como um dos principais meios de transporte. Oferecendo qualidade de vida, rapidez e mobilidade urbana sustentável, veículos alternativos, como as bikes, também garantem uma experiência incrível para os turistas que visitam esses destinos. 

Explorar os cantinhos de uma cidade pedalando nos dá a sensação de autonomia, além de ser uma maneira eco friendly de fazer turismo.

Muitos lugares já vêm adotando um modelo integrado com conexões entre modais cicloviários e urbanos, investindo em infraestruturas que possibilitem que as pessoas realizem seus trajetos a bordo de uma bike. 

Conheça cidades bike friendly que são ótimos destinos para andar de bicicleta e comece a planejar sua próxima aventura. 

Copenhagen (Dinamarca)

Você sabia que Copenhagen, a capital da Dinamarca, já foi eleita a melhor cidade do mundo para andar de bicicleta? Famoso mundialmente pela valorização do meio alternativo de transporte, o município é muito conhecido pelo seu modal cicloviário. 

Grande parte da população do país já adotou as bicicletas no dia-a-dia, as utilizando para se locomover até seu local de trabalho, para lazer e turismo. Ao chegar no destino você vai se deparar com pistas exclusivas, horários de pico e até regras de trânsito para os ciclistas.

Uma das melhores cidades do mundo para andar de bicicleta, Copenhagen já abraçou as bikes como estilo de vida, então não deixe de alugar uma magrela durante a sua passagem pelo destino. 

Dia Mundial da Bicicleta: destinos internacionais para conhecer pedalando | Bicicleta em Copenhagen | Conexão123

Copenhagen é considerada a cidade mais bike friendly do mundo

Berlim e Frankfurt (Alemanha)

Duas grandes metrópoles da Alemanha se destacam quando o assunto é destinos para andar de bicicleta: Berlim e Frankfurt.

Apostas em infraestrutura, aumento da integração entre linhas de transporte urbano e programas de incentivo para que a população utilize mais bikes no cotidiano fizeram do país referência no uso de veículos alternativos de duas rodas. 

A Alemanha vem investindo na construção de novas ciclovias e realizando novos planejamentos para as vias já existentes, tanto de bicicleta quanto de pedestres. Atualmente cerca de 13% das rotas urbanas no país são feitas de bicicleta, e a preferência pelo transporte aumenta a cada ano. 

Amsterdã (Holanda)

Não é à toa que Amsterdã é conhecida mundialmente como a capital das bicicletas. Estima-se que existam mais de 880 mil bicicletas e cerca de 820 mil habitantes na cidade, ou seja, há mais bikes do que pessoas por lá. 

Já imaginou pedalar observando os lindos moinhos de vento ou os campos de tulipa? Esse sonho pode se tornar realidade! Garanta seu voo para Amsterdã e conhecer essa cidade maravilhosa. 

O plano de mobilidade da Holanda como um todo prioriza ciclistas e pedestres, e seu sistema de transporte público é sustentável, com trens, metrô, bondes elétricos e ônibus urbanos e regionais, que servem como incentivadores na diminuição de gases poluentes. 

Todas as categorias de modais são superequipadas para abrigar os veículos de duas rodas. Então fica ainda mais fácil conhecer diversos pontos turísticos e fazer passeios pela região. 

Hong Kong (China)

A China é o país mais populoso do mundo. Abriga o principal centro financeiro e de turismo da Ásia, Hong Kong, e também uma das setes maravilhas do mundo moderno, a Grande Muralha da China.

Tamanha quantidade de pessoas torna ainda mais necessária a adoção de um sistema de mobilidade eficiente e ecologicamente correto.

É estimado que o país tenha mais de meio bilhão de bicicletas espalhadas pelo seu território, sejam elas próprias ou alugadas em sistema de compartilhamento, além de rotas ciclistas que se estendem por toda a capital.

A orla de Tai Po é um excelente destino para conhecer de bicicleta, enquanto você admira as belezas naturais e foge dos agitos da metrópole. Durante o trajeto, vai se deparar com pontos turísticos exuberantes, como o templo Tai Wong Yeh e a estátua Tsz Shan Monastery. 

Dia Mundial da Bicicleta: destinos internacionais para conhecer pedalando | Trânsito de bikes em Hong Kong | Conexão123

Hong Kong conta com um dos sistemas de mobilidade urbana mais bem organizados e eficientes mundo

Bruxelas (Bélgica)

A Bélgica é outro país europeu que chama atenção pela quantidade de bikes, além da infraestrutura para esse meio de transporte. Em sua capital, Bruxelas, existem diversas rotas de cicloturismo que te levam ao longo de atrações turísticas imperdíveis. E o bacana disso tudo é que você consegue montar o seu próprio roteiro cultural.

Porém, além de lazer e turismo, a região se tornou um dos melhores destinos para andar de bicicleta no mundo justamente pela adoção das bikes como um meio utilizado pelos habitantes para ir ao trabalho, fazer compras e muito mais. 

Há milhares de quilômetros de ciclovias espalhadas por todo o território belga, seja por caminhos especiais para bicicletas, ruas com espaço delimitado para os veículos de duas rodas, e estacionamentos por todos os lados. 

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Bicicleta

Além de ser uma excelente atividade física e proporcionar divertidos passeios, andar de bicicleta também contribui com a mobilidade urbana sustentável. Como forma de incentivo à utilização do veículo de transporte alternativo, o 3 de junho de 2018 foi aprovado como o Dia Mundial da Bicicleta pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

A comemoração do dia foi um consenso entre 193 países, que acreditam que a bike apresenta diversos benefícios, como acessibilidade, sustentabilidade, contribuição com a economia e com o bem-estar físico. 

Se ficou com vontade de sair pedalando por aí, que tal aproveitar e agendar sua viagem para o próximo Dia Mundial da Bicicleta? Com seguro-viagem, hotéis e as melhores ofertas em passagens aéreas, você encontra tudo para fazer viagens inesquecíveis na 123milhas.

RESPOSTAS123

O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho.

Amsterdã, na Holanda, é conhecida mundialmente como a capital das bicicletas.