Lugares para conhecer

O que fazer em Parnaíba (PI): pontos turísticos e passeios

2 de janeiro de 2023

Parnaíba é uma cidade no litoral do Piauí que oferece algumas boas opções de turismo, integrando a famosa Rota das Emoções. Vamos descobrir alguns passeios e pontos turísticos que fazem parte das possibilidades entre o que fazer em Parnaíba

Você vai ler sobre

Principais atrações em Parnaíba

Parnaíba é uma cidade turística do Piauí, a mais ou menos 300 km de Teresina, capital do estado. Um de seus maiores destaques é o encontro do Rio Parnaíba com o mar, um fenômeno raro que não economiza em beleza.

Entre os lugares para conhecer em Parnaíba, além do Delta, podemos citar a Praia da Pedra do Sal e a Lagoa do Portinho, ideais para quem gosta de atividades turísticas voltadas à contemplação da natureza. 

Há também outros passeios em Parnaíba. Dentre os principais pontos turísticos histórico-culturais da cidade, podemos destacar a Catedral Mãe da Divina Graça e o Porto das Barcas.

Agora, vamos descobrir um pouco mais sobre essas possibilidades de atividades na cidade piauiense. Confira todos os detalhes para montar um guia de viagem com foco em turismo em Parnaíba, em mais um conteúdo exclusivo do Conexão123.

O que fazer em Parnaíba: curtir a natureza

Curtir a natureza em Parnaíba é um dos principais motivos para visitar a cidade, que é agraciada com uma enorme biodiversidade, graças à sua localização, que engloba um dos maiores deltas fluviais em mar aberto. 

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é a principal atração da cidade de Parnaíba e imperdível em diversos aspectos. Trata-se do encontro do Rio Parnaíba com o mar, um dos aspectos que o configura como um delta. Tal fenômeno caracteriza-se pela divisão do curso fluvial em diversas ramificações em sua foz.

O Rio Parnaíba é o único das Américas e terceiro maior do mundo que corre e deságua em mar aberto, formando braços e ramificações impressionantes ao longo da costa. Sendo assim, a região apresenta uma abundância de fauna e flora em sua plena capacidade de diversidade.

O Delta, um dos maiores do mundo, pode ser visitado facilmente em uma viagem para Parnaíba. Ideal para os aventureiros de plantão ou para os fãs de ecoturismo, é um lugar que reúne paisagens exóticas e de tirar o fôlego.

Há excursões de barco pelo local, que duram aproximadamente 6 horas e custam a partir de R$ 80 com guias especializados. Em uma embarcação tradicional, o tour pode ser compartilhado ou privativo.

Alguns passeios incluem o almoço, no qual você pode degustar delícias típicas da região, como caranguejo e algumas frutas tropicais. 

Quem deseja conhecer outros importantes pontos turísticos da região pode se aventurar pela Rota das Emoções, que engloba o Delta do Parnaíba, e outras atrações imperdíveis no Nordeste brasileiro, Jericoacoara, no Ceará, e os Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Uma viagem de 7 dias por esses três pontos turísticos imperdíveis está em torno de R$ 3.000,00. Consulte valores e condições com as agências de viagem locais.

Praia da Pedra do Sal 

Para aqueles que estão passando uma temporada na cidade de Parnaíba, indicamos conhecer a Praia da Pedra do Sal, que tem uma extensão de 8 km e localiza-se na Ilha Grande de Santa Isabel, a aproximadamente 15 km do centro de Parnaíba. 

Por lá, você curte toda a exuberância do mar, além de ver conjuntos de rochas que avançam pelo oceano, tornando a paisagem única. As pedras fazem uma fronteira e separam as águas: as mais bravas, apropriadas para surfe, e as mais calmas, perfeitas para momentos relax e pesca esportiva.

Para chegar até a Praia da Pedra do Sal, o viajante pode pedir um táxi ou pegar um ônibus no centro da cidade. Para maior comodidade, é sempre indicado alugar um carro para os passeios. 

O que fazer em Parnaíba | Praia da Pedra do Sal | Conexão123

A Praia da Pedra do Sal é um dos pontos turísticos mais visitados em Parnaíba | Foto: Divulgação / Jornal da Parnaíba

Lagoa do Portinho

A Lagoa do Portinho é uma outra opção entre os lugares para conhecer em Parnaíba, apropriada para a prática de esportes aquáticos e atividades como banana boat, tirolesa e sandboard nas dunas.

Além de ideal para aventura, o point é favorável para casais viverem momentos apaixonados à beira das águas, com um horizonte singular formado pelas dunas e pela vegetação local.

Como esse ponto turístico é parcialmente cercado por dunas, também é chamado de Lençóis Piauienses. A estrutura ao redor também é bem equipada, com excelentes lugares para comer em Parnaíba, onde você pode experimentar as iguarias locais.

A Lagoa do Portinho fica na divisa entre as cidades de Parnaíba e Luís Correia, a aproximadamente 15 km do centro do município. O acesso principal acontece pela rodovia BR-343. O meio de transporte mais indicado, para garantir a comodidade, é o carro. 

O que fazer em Parnaíba: passeios na cidade

Além dos pontos turísticos mais voltados para apreciação da natureza, Parnaíba também tem muita história e cultura para mostrar aos viajantes. Por isso, separamos dois pontos turísticos no centro da cidade para conhecer e se encantar.

O centro histórico abriga memórias dos tempos do Brasil Colônia e tem até atrações tombadas pelo IPHAN, dada sua importância histórica não só para a cidade, mas também para o Brasil inteiro.

Catedral Mãe da Divina Graça

Também conhecida como Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, ela é indicada não só para turismo religioso, mas também para aqueles que desejam se aprofundar mais na história de Parnaíba e em suas construções arquitetônicas.

Finalizada em 1795, apresenta características neoclássicas, onde podemos destacar uma série de azulejos da capela. Além disso, sua planta segue a tradição ibérica popular da igreja basilical.

Sendo assim, é um dos pontos turísticos para conhecer em seu tour pelo centro de Paranaíba. Imperdível para se aprofundar nas questões históricas e formativas da cidade.

Endereço: R. do Rosário, 300 – Centro

Funcionamento: consulte os horários nos canais oficiais da igreja

O que fazer em Parnaíba | Catedral Mãe da Divina Graça | Conexão123

A Catedral Mãe da Divina Graça pode ser visitada em um roteiro pelo centro histórico de Parnaíba | Foto: Divulgação / Portalphb

Porto das Barcas

O Porto das Barcas, em Parnaíba, é um local histórico de tamanha importância que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Esse ponto turístico em Parnaíba está localizado às margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, e à direita da ponte Simplício Dias, que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel. 

O lugar é perfeito para tirar fotos memoráveis, justamente porque trata-se de um complexo bem conservado, por conta de sua importância regional.

Tomar um sorvete e curtir o pôr do sol com a pessoa amada também é um dos programas que podem ser realizados no Porto das Barcas. Por isso, programe-se e conheça também esse importante ponto turístico.

Endereço: Nossa Sra. do Carmo

Funcionamento: aberto 24h por dia

O que fazer em Parnaíba | Porto das Barcas | Conexão123

O Porto das Barcas é um passeio indispensável para quem visita Parnaíba | Foto: Divulgação / Delta do Rio Parnaíba

Roteiro turístico de Parnaíba

Já que vimos os principais lugares para conhecer em Parnaíba, chegou o momento de pensar no seu roteiro turístico. Separamos alguns tópicos que vão te guiar nessa tarefa:

  • Decidir qual é o foco da viagem
  • Fazer um planejamento financeiro 
  • Ter em mente com quem você vai fazer a viagem
  • Escolher qual hospedagem em Parnaíba se encaixa melhor em seus planos
  • Anotar quais pontos turísticos não podem faltar

Conte com a 123milhas para planejar e realizar a sua viagem dos sonhos para Parnaíba!

RESPOSTAS123

Em Parnaíba, você pode caminhar pelo centro histórico, passando pelos principais pontos turísticos ou curtir a natureza ao redor da Lagoa do Portinho e da Praia da Pedra do Sal.

A noite de Parnaíba pode ser voltada para conhecer os restaurantes locais que servem o melhor da gastronomia típica, focada em frutos do mar e frutas típicas da região.

A Lagoa do Portinho é ideal para casais viverem momentos apaixonados, com um horizonte singular formado pelas dunas e pela vegetação local!