Guia turístico

Dossiê do ecoturismo no Brasil

27 de julho de 2021

Nem todo mundo gosta de mato, bicho, contato com a natureza. Mas quem gosta não gosta pouco. E é por esse motivo que o turismo ecológico é o ramo do segmento que mais cresce no mundo. Aos interessados no assunto, trazemos ao nosso blog um dossiê do ecoturismo no Brasil, um paraíso para os amantes deste tipo de turismo.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), cerca de 10% dos turistas ao redor do globo buscam destinos ecológicos para as próximas viagens. No Brasil, a taxa de crescimento aproximada do ecoturismo é de 15% a 25% ao ano, enquanto o turismo convencional se mantinha na casa dos 7,5% (dados de antes da pandemia).

Ou seja: é gente pra caramba procurando sair das selvas de pedra para entrar em verdadeiros bosques e florestas à procura de aventuras. Mas o que, na real, é o turismo ecológico? Descubra neste dossiê do ecoturismo no Brasil!

 

Conceituação

Segundo a definição do Ministério do Meio Ambiente, o turismo ecológico, ou ecoturismo, é uma atividade que se utiliza, de maneira respeitosa e sustentável, do patrimônio natural dos destinos turísticos para incentivar sua conservação.

Trocando em miúdos, é aquele paraíso longe da barulheira do trânsito e da poluição que você visita para se reconectar com a natureza e, de quebra, formar melhor sua consciência ambientalista. Afinal, vamos combinar: não tem quem não fique totalmente rendido às belezas naturais que encontramos mundo afora – e quanto mais pessoas conhecerem esses caminhos, mais e melhor eles serão conservados.

Aos amantes da natureza, da beleza natural e da sustentabilidade turística, vem a melhor notícia de todas: boa parte dos destinos de ecoturismo mais procurados no mundo estão no Brasil.

Vivemos em um país de proporções continentais que está longe de ser desvendado apenas por meio de suas grandes cidades. Existe muita história, muita cultura e muita paisagem perfeita esperando por quem ousa se embrenhar onde a maioria das pessoas não faz questão de conhecer.

E o lado bom disso, claro, é encontrar a maioria dos destinos mais vazios, como se a paisagem fosse feita só para você, ainda mais em tempos de retomada do turismo como um todo, no pós-pandemia.

Bom, isso até sair este post, né? Temos certeza de que o nosso dossiê do ecoturismo no Brasil vai fazer muita gente comprar as passagens em 1, 2, 3…

 

Chapada Diamantina (BA)

O Parque Nacional da Chapada Diamantina se localiza no coração da Bahia. Tem rios, cachoeiras, cânions e grutas que fazem o visitante ter muita alegria em estar vivo para conhecer todas essas belezas.

Deixe o celular no modo avião durante a viagem e só pegue o aparelho para usar a câmera: você vai precisar registrar as cores e os cenários inacreditáveis desse lugar lindo. Aproveite e pesquise aqui passagens aéreas para a Bahia.

 

Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago de Fernando de Noronha, que faz parte do estado de Pernambuco, pode ser acessada de barco através de Recife – e aí já começa a aventura, já que a viagem pode durar dois dias.

Chegando lá, o que aguarda o turista é um dos mais belos cenários naturais do mundo. Em Noronha você vai poder observar tartarugas, interagir com golfinhos e apreciar cardumes de todas as cores e tamanhos em sessões de mergulho.

Não é dos destinos mais baratos, mas vale cada centavo.

 

Serra da Capivara (PI)

Com seu relevo semiárido, o Piauí dá às vezes a impressão de ser um deserto. E, como todo deserto, ele tem seu oásis no Parque Nacional da Serra da Capivara. Por lá, além de cenários maravilhosos, o turista ainda pode conhecer um pouco mais da história de povoação da América do Sul, através de sítios arqueológicos com pintura rupestre pré-histórica.

 

Pantanal (MT/MS)

Não dá pra falar de turismo ecológico no Brasil sem falar do Pantanal mato-grossense, onde o turista faz, praticamente, um safári. Além das paisagens estonteantes, o Pantanal guarda boa parte da fauna catalogada no Brasil: onças, cobras, mais de 650 espécies de aves… e tudo isso pode ser observado bem de perto, através de visitas guiadas, de dia ou à noite.

Quem estiver no Pantanal perto da região de Nobres pode visitar a Gruta da Lagoa Azul, onde rios cristalinos são a pedida certa para quem quer fazer ecoturismo focado em mergulho.

 

Jalapão (TO)

O Tocantins é o estado mais novo do Brasil, e já nasceu em região privilegiada: abriga o Parque Estadual do Jalapão, que tem cachoeiras, chapadas, dunas e piscinas naturais translúcidas.

E, apesar de ter isso tudo, ainda não é um destino ecológico super badalado. Ou seja, tranquilidade e sossego também acabam virando pontos turísticos no Jalapão.

 

Manaus (AM)

Manaus é a cidade que vai te abrir as portas para a maior floresta tropical do mundo, com milhares de opções de ecoturismo.

A Floresta Amazônica é lar do maior bioma brasileiro e pode ser visitada com vários focos: pesca, hospedagem com famílias ribeirinhas, expedição florestal, nado… basta escolher uma atividade central e contratar um bom guia turístico para viver essa experiência.

 

Alto Caparaó (MG)

Minas é um estado cheio de parques nacionais e oferta abundante de opções voltadas para a natureza. Na fronteira com o Espírito Santo você encontra o Caparaó, parque-destino de quem gosta de se aventurar em expedição e escalada.

É nele que fica o Pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta do país. Topa o desafio?

 

Iporanga (SP)

Quem pensa que São Paulo é só trânsito e correria nunca adentrou por seu interior e deu de cara com Iporanga, uma cidadezinha repleta de cavernas e cachoeiras bem convidativas a quem gosta de passar um tempo acampando.

 

Foz do Iguaçu (PR)

Por fim, eis um dos destinos mais badalados do mundo quando o assunto é ecoturismo.

Para quem tem medo de fazer o Macuco Safari, que é o passeio por entre as quedas d’água, a opção fica no city tour, que é incrível, e no Backstage Experience no Parque das Aves, para observar de perto grandes joias da fauna brasileira.

Depois de tantas opções, difícil mesmo é decidir para onde ir ou por onde começar… mas, como dizemos por aqui, na dúvida, conheça todos os destinos que apresentamos aqui, no dossiê do ecoturismo no Brasil.

E para encontrar voos, pacotes completos e hospedagens sempre com até 50% de desconto para todos esses roteiros ecológicos, conte sempre com a 123Milhas!