Onde se hospedar

Aproveite cinco dicas de hotéis na Serra Gaúcha

17 de maio de 2023

Se você está buscando um destino encantador para curtir o frio, com excelente gastronomia e belas paisagens, a região serrana do Rio Grande do Sul precisa estar no seu próximo roteiro de viagem. O Conexão123 traz cinco indicações de hotéis na Serra Gaúcha, para, assim, você aproveitar os melhores passeios no destino. 

Conheça com o Conexão123

A Serra Gaúcha

Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a região da Serra Gaúcha é um verdadeiro tesouro para os amantes do turismo. As encantadoras cidades do perímetro da serra oferecem uma mistura de geografia exuberante, com belas montanhas, vales, rios e cachoeiras, culinária deliciosa e uma grande variedade de atrativos turísticos. 

A temperatura na Serra Gaúcha é mais baixa que no resto do Brasil, com média de 18 °C, o que torna a região também um refúgio para quem busca um clima mais fresco no verão. A cultura local é fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, especialmente italianos e alemães, o que se reflete na arquitetura, na música, na dança e na gastronomia.

Por falar em gastronomia, a Serra Gaúcha é famosa por seus pratos típicos, como o churrasco, o pinhão assado no forno a lenha, a polenta, o galeto e, é claro, os vinhos produzidos na região. Os vinhedos, aliás, são um dos seus principais atrativos turísticos, com diversas vinícolas oferecendo visitas guiadas, degustações e eventos temáticos.

Aproveite as melhores experiências gastronômicas da região com economia: com a Prime Gourmet você garante descontos em restaurantes em todo o território nacional. Utilize o cupom 123MILHAS  e ganhe 5% OFF na assinatura do clube. 

Há uma infinidade de atividades para fazer e lugares para passear, que atendem a todos os gostos, como parques naturais, museus, igrejas históricas, aldeias indígenas, trilhas ecológicas, spas, resorts, parques temáticos, entre outros. 

Vamos conhecer algumas das cidades que oferecem atrações turísticas? O Conexão123 preparou este roteiro especialmente para a região. Lembre-se de que, além dessas dicas, a 123milhas oferece pacotes e promoções incríveis para você curtir esse destino. 

Cidades da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é composta por mais de 40 cidades. Cada uma com sua marca e pontos turísticos característicos. Para organizar seu roteiro, o Conexão destaca quatro destinos na Serra Gaúcha: Gramado, Canela, Garibaldi e Cambará do Sul.

Gramado e Canela são cidades conhecidas pelas charmosas ruas floridas e pelas festividades, como o Natal Luz e a Festa da Colônia, que atraem milhares de visitantes todos os anos. 

Garibaldi é a capital brasileira do vinho espumante, com várias vinícolas e adegas que oferecem degustações e visitas guiadas. Já Cambará do Sul é o destino ideal para os amantes do ecoturismo, com as famosas trilhas do Cânion Itaimbezinho, cheio de paisagens deslumbrantes.

Nessas cidades da Serra Gaúcha você não pode perder:

  • Gramado: Rua Coberta, Mini Mundo, Lago Negro, Aldeia do Papai Noel, casas de fondue.
  • Canela: Catedral de Pedra, Parque do Caracol, Mundo a Vapor, rodízio de churrasco.
  • Garibaldi: visitar vinícolas, como Peterlongo, Garibaldi, Casa Valduga e Miolo.
  • Cambará do Sul: visita aos cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

Não fique em dúvida sobre onde se hospedar na Serra Gaúcha: o Conexão123 vai apresentar cinco dicas para você.

Onde ficar em Gramado

Gramado é uma cidade charmosa e aconchegante, famosa por seus festivais e eventos culturais. A Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais procurados em razão de suas lojas, restaurantes e cafés. O Mini Mundo é imperdível para quem viaja com crianças ou é apaixonado por miniaturas, que, no complexo, replicam as mais famosas construções do mundo.

O Lago Negro é outro cartão-postal da cidade, com sua paisagem bucólica e romântica. Outra atração muito popular, mesmo fora da época do Natal, é a Aldeia do Papai Noel.

A cidade tem muitas opções de hospedagem. Entre as mais recomendadas estão os hotéis Casa da Montanha e Colline de France. Ambos podem ser reservados pelo site da 123milhas.

O hotel Casa da Montanha é um dos mais tradicionais de Gramado. Um luxo que encanta os turistas que buscam conforto, sofisticação e uma localização privilegiada.

Com uma decoração rústica e, ao mesmo tempo, elegante, o Casa da Montanha se destaca pela beleza de seus ambientes: uma mistura de tradição e modernidade, com quartos e suítes aconchegantes e equipados com tecnologia de ponta. Além disso, os visitantes podem desfrutar de uma vista deslumbrante das montanhas e da natureza ao redor do hotel.

O Casa da Montanha é reconhecido pelos rankings de hospedagem e avaliações de seus hóspedes. E isso não é à toa: o estabelecimento se destaca pela qualidade de seu serviço, atendimento personalizado e cuidado com cada detalhe.

Uma curiosidade é que o hotel foi construído em 1997, a partir da restauração de uma antiga casa de madeira. A estrutura original foi mantida, mas o interior foi reformado para dar lugar a um espaço moderno e acolhedor.

O endereço é Av. Borges de Medeiros, 3.166, Centro.

Veja cinco hotéis para curtir a Serra Gaúcha | Hotel Colline de France | Conexão123

Colline de France é inspirado nos hotéis franceses da região da Alsácia

O Hotel Colline de France é um verdadeiro refúgio. Com uma arquitetura que remete aos chalés franceses, o estabelecimento encanta os hóspedes com suas instalações de alta qualidade, atendimento excepcional e localização privilegiada.

Eleito um dos melhores hotéis de Gramado, o Colline de France conquista seus visitantes desde a chegada, com um serviço impecável. Os quartos são aconchegantes e bem equipados, com camas confortáveis e decoração refinada. Tudo é pensado nos mínimos detalhes para proporcionar a melhor experiência possível aos hóspedes.

O Colline de France é um excelente lugar para ficar em Gramado, próximo aos principais pontos turísticos, com uma visão panorâmica da cidade e das montanhas. O hotel foi construído em homenagem à região francesa da Alsácia, conhecida por suas tradições culturais e culinárias. Sua gastronomia é um dos pontos altos, com um restaurante que oferece pratos deliciosos e um ambiente charmoso e elegante.

O endereço é Rua Vigilante, 400, Centro.  

Onde ficar em Canela

Canela é uma cidade vizinha de Gramado, conhecida por sua natureza exuberante e seus pontos turísticos singulares. A Catedral de Pedra é uma construção imponente e belíssima, que atrai visitantes do Brasil e de outros países. O Parque do Caracol é outro destaque, com uma cascata de 130 metros de altura, trilhas ecológicas e mirantes com vistas panorâmicas. 

O Mundo a Vapor é uma atração que leva o turista a uma viagem no tempo, mostrando máquinas utilizadas no passado. Na Floresta de Canela, há populações indígenas que preservam a cultura local.

Uma indicação de hospedagem na cidade é o Grande Hotel Canela. Nele, o turista pode escolher três categorias diferentes de acomodações: chalés em meio ao verde da serra, apartamentos com a charmosa vista para o lago ou para o parque do hotel. 

A estrutura é completa, com quadras de esporte, áreas de lazer, playground, academia, piscina e sauna. O café da manhã é elogiadíssimo pelos visitantes, e a localização é privilegiada, no centro de Canela, que está constantemente com sua estrutura e serviços sendo aprimorados, para tornar sua estada surpreendente e inesquecível.

O endereço do Grande Hotel Canela é Rua Getúlio Vargas, 300.

Onde ficar em Garibaldi

Garibaldi tem forte tradição na viticultura, sendo conhecida como a capital brasileira do vinho espumante. Peterlongo, Garibaldi, Casa Valduga e Miolo são algumas das vinícolas mais famosas da região, oferecendo visitas guiadas com direito a degustações. 

A cidade também tem um rico patrimônio histórico: o Caminhos de Pedra é um roteiro turístico que apresenta a arquitetura típica, elaborada pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. Outra atração imperdível é o trem Maria-Fumaça, que percorre a Serra Gaúcha em um passeio nostálgico.

Em Garibaldi há uma hospedagem que te faz sentir em um castelo: a Pousada Castello Benvenutti. Localizado no interior do Castello Benvenutti e próxima à entrada principal do Vale dos Vinhedos, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, o estabelecimento dispõe de 18 acomodações, aconchegantes e totalmente equipadas.

Veja cinco hotéis para curtir a Serra Gaúcha | Pousada Castello Benvenutti | Conexão123

Na Pousada Castello Benvenutti a gastronomia é o grande destaque

A arquitetura da pousada traz o clima de nostalgia que você nota em toda a cidade.  No interior da edificação há dois restaurantes, o Dona Carolina, com tradicionais receitas de família, e a renomada Galeteria Casa Di Paolo. A praça do castelo tem um espaço para desfrutar os saborosos vinhos que você trouxer das vinícolas. 

A pousada fica na rodovia RST 470, na altura do km 221,6.

Onde ficar em Cambará do Sul

Cambará do Sul é ideal para quem ama a natureza e o ecoturismo. Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza são as principais atrações, com trilhas e vistas deslumbrantes. O Parque Nacional da Serra Geral é outro destaque, com suas cachoeiras, rios e paisagens incríveis. A Cascata do Tigre Preto é um lugar especial, onde é possível tomar banho de cachoeira e apreciar a natureza.

Nessa cidade, a dica de hospedagem é o Parador Cambará do Sul. Com bangalôs rústicos e aconchegantes, o hotel oferece uma verdadeira experiência de luxo aos seus hóspedes. O estabelecimento é conhecido por proporcionar conforto e tranquilidade em um cenário deslumbrante.

A localização é um dos grandes atrativos: situado em um vale cercado de montanhas, o Parador Cambará do Sul fica a poucos minutos dos principais cânions da região.

Veja cinco hotéis para curtir a Serra Gaúcha | Hotel Parador Cambará do Sul | Conexão123

A vista dos quartos do hotel Parador Cambará do Sul é deslumbrante

A hospedagem oferece acomodações de alto padrão, com quartos amplos, bem decorados e equipados com ar-condicionado. Recentemente, inaugurou suítes de luxo em formatos especiais. Dica: leve um exemplar de O Tempo e o Vento para ficar ainda mais emocionado pelo ambiente.

A cozinha desse hotel está diretamente conectada com a natureza. Por isso, todas as opções do cardápio valorizam os ingredientes frescos da terra. O hóspede pode experimentar delícias coloniais produzidas no forno a lenha, uma verdadeira experiência gaúcha. O destaque também vai para os vinhos, todos de alta qualidade. 

O endereço do hotel é Estrada do Faxinal, RS 429, Morro Agudo.  

Curtiu nossas dicas de hotéis na Serra Gaúcha? Conte com a 123milhas para pesquisar passagens aéreas, alugar um carro para fazer os passeios e reservar esses ou outros incríveis hotéis no Rio Grande do Sul. 

RESPOSTAS123

Há muitas opções de hospedagem na Serra Gaúcha. Com a 123milhas você encontra os melhores preços para se hospedar em cidades como Canela, Gramado, Garibaldi e Cambará do Sul.

As cidades mais famosas são Gramado e Canela, que reúnem vários atrativos turísticos e grande estrutura para o turismo. Nas demais cidades há opções de passeios específicos, como vinícolas em Garibaldi ou ecoturismo em Cambará do Sul.

Mais de 40 cidades fazem parte da Serra Gaúcha, e cada uma delas tem suas características próprias para o turismo.