Lifestyle

Feriados prolongados de 2022

31 de janeiro de 2022

Já planejou o que fazer nos feriados prolongados de 2022? Essas ocasiões são ótimas oportunidades para descansar, maratonar séries e fazer pequenas viagens. Nada como fugir da realidade por alguns dias, certo? 

Infelizmente, algumas datas comemorativas serão aos domingos e às quartas-feiras, como o Dia do Trabalhador e a Independência do Brasil. Mas ainda haverá outros feriados que garantem uma pausa maior. 

Carnaval 

O Carnaval será em 1º de março, e, ainda que seja facultativo, muitas empresas farão o recesso e emendarão com a segunda-feira, 28 de fevereiro. A Quarta-feira de Cinzas é ponto facultativo até às 14h. Caso seja feriado no seu trabalho, é possível fazer uma viagem de quatro a cinco dias. Você pode sair na sexta à noite (25/2) ou na manhã de sábado (26/2) e voltar na terça ou na quarta (1º/3 ou 2/3). 

As folias foram canceladas em razão da pandemia de Covid-19, mas ainda dá para viajar e curtir sua estadia em cidades incríveis. Para quem quer aproveitar o resto do verão na praia, a sugestão é Porto de Galinhas, em Pernambuco. Esse destino fica a 50 km do aeroporto de Recife, que tem voos diários de diversas partes do país. Algumas empresas oferecem o serviço de transfer ou ônibus para os hotéis, mas a dica é alugar um carro. Dessa maneira, você consegue se deslocar para todos os lugares quando quiser.  

Relaxe na paradisíaca Porto de Galinhas.

As piscinas naturais são as principais atrações de Porto de Galinhas. Recarregue as energias na água calma e cristalina. As praias mais famosas são a do Cupe, de Muro Alto, da Vila e o Pontal do Maracaípe. Confira aqui todas as dicas para curtir bastante a cidade. 

Se você é do time que adora tomar banho de cachoeira, outra sugestão é a Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás. Fica a 230 km de Brasília, onde você pode desembarcar e seguir a viagem com um carro alugado. 

Há várias opções de quedas d’água na Chapada. A Catarata do Couro, o Poço Encantado e as cachoeiras São Bento, dos Cristais e São Bartolomeu são algumas sugestões. Não se esqueça de incluir as trilhas no seu roteiro. Confira aqui os pontos imperdíveis do coração do Cerrado. 

Renove as energias nas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.

Sexta-feira da Paixão

A Sexta-Feira da Paixão, em 13 de abril, garante uma viagem de três dias. Também dá para descansar bastante! Para quem tem crianças, uma dica de passeio é o Beto Carrero World, em Santa Catarina, o maior parque temático da América Latina. Há atrações para todas as idades, então adolescentes e adultos também vão se divertir muito. 

O aeroporto mais próximo é o dos Navegantes, localizado a 13 km de Penha – cidade onde está o parque.

Pelo Conexão123 você adquire, com antecedência, ingressos de um ou dois dias para o parque Beto Carrero World com desconto de 10%. Também é possível garantir a oferta ao aplicar o cupom 123MILHAS10 na finalização da compra pelo próprio site do parque.

Há atrações para todas as cidades no Beto Carrero World

Quem gosta de brinquedos radicais poderá curtir bastante o Rebuliço, a nova atração que garante muita emoção. Confira aqui tudo sobre o lançamento. 

 

Tiradentes 

Que tal aproveitar o feriado de Tiradentes, em Minas Gerais, em 21 de abril, para conhecer a região da Inconfidência Mineira? Você pode viajar na quarta (21/4) à noite ou na quinta pela manhã (22/4) e passear até domingo (24/4). Perfeito! 

Desembarque no Aeroporto Internacional de Confins e alugue um carro para seguir viagem. Há algumas opções de roteiros, passando por cidades diferentes. 

Uma das alternativas é ir a Ouro Preto, um dos municípios mais famosos do estado, que fica a aproximadamente 145 km do aeroporto. Lá você pode visitar vários lugares históricos como a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja do Carmo, o Museu da Inconfidência e a Casa da Ópera. O destino é considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e encanta pela arte, arquitetura e história. Descubra mais informações sobre Ouro Preto e o que não deve ficar de fora do seu roteiro. 

Ouro Preto é considerada um museu a céu aberto.

Bem pertinho de Ouro Preto, está Mariana, outra cidade supercharmosa. Visite a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, também conhecida como Catedral Sé, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e a Casa da Câmara. Também vá à Praça Gomes Freire, chamada de Jardim de Mariana, e às igrejas Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis. Outra opção de passeio é a Mina da Passagem, que tem 120 m de profundidade. Saiba aqui tudo sobre Mariana

As igrejas Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis ficam na Praça Minas Gerais.

Retomando as informações sobre Tiradentes, localizada a 158 km de Ouro Preto e a 235 km do Aeroporto de Confins. Você pode ficar um dia em cada cidade e conhecer um pouco delas ou passar mais tempo e explorar tudo. Depende do estilo de viagem que você prefere fazer. 

Em Tiradentes você vai conhecer o Largo das Forras, as igrejas Matriz de Santo Antônio e a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e os museus de Sant’Ana, Casa Padre Toledo e o da Liturgia. Tire um momento para fazer o passeio de Maria Fumaça até São João del-Rei e curtir a paisagem. O trajeto dura aproximadamente 40 minutos e custa R$ 70 (ida) e R$ 80 (se comprar ida e volta). Tem meia-entrada para crianças, estudantes e idosos. 

As ruas de Tiradentes oferecem um passeio pelo Brasil Colonial.

Caso queira incluir mais uma cidade, vá a Congonhas, também reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, localizada a 55 km de Ouro Preto. O grande destaque é o monumento dos 12 Profetas de Aleijadinho, com estátuas em tamanho real esculpidas em pedra-sabão, que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Descubra outros pontos turísticos aqui

Os 12 Profetas de Aleijadinho ficam no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Outra sugestão de rota é Diamantina, que fica a 275 km do Aeroporto de Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesse caso, fica longe para juntar com as cidades da região de Ouro Preto, já que o caminho é oposto. 

Não deixe de visitar o Passadiço da Glória.

Lá você poderá conhecer a casa onde morou Chica da Silva, escrava alforriada, e também a casa do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ambas funcionam como museus, com objetos e documentos históricos. Vá também à Igreja Matriz de Santo Antônio, mais conhecida como Catedral Metropolitana de Diamantina, e à Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Um dos cartões-postais do município é a Casa da Glória, composta de dois casarões e de um passadiço, que faz a ligação entre eles. Também é imperdível! Confira tudo sobre a cidade e monte o roteiro perfeito. 

Todas essas cidades fazem parte da Estrada Real, um caminho criado no século XVIII pela Coroa Portuguesa para a exploração de ouro e diamantes. É uma das maiores rotas turísticas do Brasil, com cerca de 1.600 km e 177 cidades, sendo 162 mineiras. O percurso foi criado para facilitar o transporte das mineradoras de Minas Gerais até o Porto do Rio de Janeiro

O passeio pela Estrada Real também é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a história do país e ainda aproveitar as belas paisagens de Minas

 

Corpus Christi

Outro feriado prolongado de 2022 é o de Corpus Christi, em 16 de junho, que cai numa quinta-feira. Dá para planejar uma viagem de quatro dias e fazer um bom passeio. Que tal aproveitar que é inverno e curtir o frio no Sul do Brasil?

Um dos destinos mais procurados nessa época do ano é Gramado (RS), localizada na Serra Gaúcha. A cidade é conhecida pela arquitetura bávara, pelas lojas de chocolate, pelas diversas opções de lazer e pela gastronomia. 

A Rua Coberta concentra a maioria dos comércios de Gramado.

O aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre, localizado a 115 km. Você pode fazer o percurso de ônibus, de transfer ou alugando um carro. A terceira opção garante mais conforto e autonomia para realizar todos os passeios. 

Em Gramado, você conhecerá a Igreja de São Pedro, o Mundo do Chocolate e a Rua Coberta. Confira réplicas fiéis em miniatura de pontos turísticos de vários países no Mini Mundo e as lavandas do Le Jardin, inspirado em jardins franceses. Outro passeio imperdível é o Snowland, um parque temático com neve! O local é fechado e mantém a temperatura entre -3ºC e -5ºC. Não se preocupe com o frio, pois o ingresso garante um kit com botas, calça, jaqueta e luvas. Descubra aqui mais sobre a cidade. 

 

Proclamação da República

O último feriado prolongado de 2022 é o da Proclamação da República, na terça-feira dia 15 de novembro. Outro recesso de quatro dias! Que tal tirar os dias para relaxar na praia e ir a Vila Velha

Fica a apenas 12 km da capital capixaba, onde está o aeroporto mais próximo. Dá até para fazer um bate e volta e conhecer Vitória em algum dos dias da viagem. 

A praia da Costa é a mais famosa de Vila Velha.

Em Vila Velha, você poderá aproveitar as praias da Costa, da Sereia, de Itapoã e de Itaparica. Também há opções de passeios históricos como o Convento da Penha e o Museu Vale. Que tal fazer um passeio de escuna para ver baleias? Vá ao Instituto da Baleia Jubarte! A cidade reserva diversas alternativas de lazer para se desconectar do dia a dia. Saiba aqui o que mais fazer em Vila Velha. 

Não deixe de visitar o Convento de Nossa Senhora da Penha.

Já decidiu como vai aproveitar os feriados prolongados de 2022? A dica é se planejar com antecedência para já garantir a passagem e a hospedagem com a 123milhas. Depois, é só fazer as malas e curtir a viagem!