Guia turístico

Tem que ir para a Estrada Real

16 de outubro de 2021

Em 1630 quilômetros de serras, natureza, vilarejos parados no tempo, muita história e tradição você conhece a Estrada Real. Hoje vamos te mostrar porque você tem que ir para a Estrada Real, uma rota criada no século XVIII pela corte portuguesa para facilitar o transporte de ouro das cidades mineradoras de Minas Gerais até o porto da capital do país, Rio de Janeiro.

 

São quatro trajetos com suas peculiaridades e que foram criados de acordo com as demandas da época, suprindo as necessidades de cada região. O caminho velho ou caminho do ouro é o primeiro trajeto, seguido pelo caminho novo. Esse foi pensado para ser um percurso seguro, pois o antigo estava sendo muito visado e atacado pelos piratas da região.

 

Tiradentes – MG

 

O trecho que passa de Diamantina até Ouro Preto é chamado de Caminho dos Diamantes, e o Caminho de Sabarabuçu é o mais místico dos quatro, repleto de lendas e “causos” dos moradores que vivem nas cidades que fazem parte dessa rota.

 

Toda a região de Minas Gerais é muito acolhedora, seus moradores adoram receber as pessoas e conversar sobre a história da cidade enquanto tomam um café com pão de queijo. A vida parece passar mais devagar pelo interior do estado, com tempo para prosear nas praças e ver o sol nascer no meio dos mares de morros que temos por aqui.

 

Fazenda Traituba

 

Isso tudo pode ser admirado pelas rotas da Estrada Real, cruzando o estado e conhecendo tudo de pertinho, desde os pequenos vilarejos com resquícios de história até as grandes cidades construídas em cima do dinheiro de ouro e diamantes achados em Minas Gerais.

 

Venha conosco, desbravar esses caminhos e saber o que você tem que conhecer pela Estrada Real, os pontos turísticos mais visitados e as interessantes atrações.

 

museu Internacional do Barroco

 

Além disso, experimente a culinária autêntica mineira, com todos os seus sabores e delícias que são particulares desse estado. Uma comida que acalenta o coração, feita sempre com muito carinho e dedicação. Com certeza você irá se apaixonar!

 

Para saber onde se hospedar, separamos algumas opções espalhadas por esse trajeto gigante, onde você pode relaxar e descansar depois de um dia de viagem e descobrimento.

 

Edifícios coloniais de Serro

 

E aí, bora conhecer mais sobre essa rota histórica? Vem com a 123Milhas viajar por esse trajeto e descobrir por que você tem que ir para a Estrada Real!