Notícias

Maior festival de dança do mundo acontece em Joinville

4 de julho de 2022

A 39ª edição do Festival de Dança de Joinville já tem data para começar, e bailarinos de todos os lugares do Brasil se preparam para encher as ruas e palcos da cidade catarinense de coreografias e movimentos.

O evento, realizado tradicionalmente no mês de julho, terá cinco palcos, instalados em diferentes pontos da cidade, e já está confirmada a participação de 550 grupos, além da apresentação de 2.075 coreografias, selecionadas entre as mais de 4,1 mil inscritas. 

Confira abaixo quando acontece o festival e quais as principais atrações e destaques.

Você vai ler sobre

O maior festival de dança do mundo acontece no Brasil

Neste ano, o Festival de Dança de Joinville ocorre de 19 a 30 de julho. Idealizado pelo professor de balé Carlos Tafur e pela artista plástica Albertina Tuma, atualmente ele é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento do mundo em número de participantes: cerca de 4.500 bailarinos. 

Integram a programação do festival, diversas atividades, como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva), o Festival Meia Ponta (para crianças), a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, a Rua da Dança e a Passarela da Dança. 

Neste ano, o evento conta com a participação de 550 grupos e apresentação de 2.075 coreografias, selecionadas entre as mais de 4,1 mil inscritas. São cinco palcos instalados em diferentes pontos da cidade, levando dança para todos os moradores e turistas. A expectativa de público é de mais de 200 mil visitantes.

O maior índice de participação até então é o da edição de 2019, com 3.275 coreografias inscritas. Os estados que mais se destacaram nos totais de companhias confirmadas foram São Paulo (198), Santa Catarina (102), Paraná (82), Rio de Janeiro (35) e Minas Gerais (34).

A seleção dos profissionais que vão se apresentar no evento ocorre por meio de uma seletiva via vídeo. Os arquivos são avaliados por uma banca de jurados com três especialistas de cada gênero. Os resultados das médias são disponibilizados na área dos grupos no site do festival.

Uma curiosidade: ao completar 30 anos, em 2012, o festival inaugurou uma calçada da fama, espaço para homenagear os grupos e escolas que mais se apresentaram e contribuíram para o sucesso do evento.

Ana Botafogo abriu os festejos, quando também foi lançado um livro histórico que conta a história do festival nas suas três primeiras décadas de existência.

Feira da Sapatilha

Um dos destaques do evento, a Feira da Sapatilha reúne os melhores artigos para os mais variados gêneros de dança. O Expocentro Edmundo Doubrawa recebe tendências da moda, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia para o setor. 

Na edição passada, o local concentrou 67 expositores de produtos e serviços, além de uma praça de alimentação com 20 opções e nove estandes de artesanato.

Joinville: Capital Nacional da Dança

Em 2016, em reconhecimento à sua dedicação e fomento às artes corporais, Joinville tornou-se oficialmente, por meio de lei aprovada no Senado, a Capital Nacional da Dança.

E não para por aí. Além de sediar o maior festival de dança do mundo, a cidade catarinense possui a única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Inaugurada em 2000 e com sede no Centreventos Cau Hansen, a companhia oferece visitas guiadas e agendadas. É possível conhecer um pouco da história da mais famosa escola de balé do mundo, dos alunos e dos professores.

Onde se hospedar em Joinville durante o festival

Para aproveitar bem e de forma confortável o maior festival de dança do mundo, invista numa boa hospedagem na cidade catarinense. O Comfort Hotel Joinville tem um ótimo custo-benefício. Localizado no centro da cidade, ele fica próximo a diversos bares e restaurantes, a poucos metros do Shopping Muller e a menos de 20 minutos do aeroporto. 

As acomodações incluem restaurante próprio com comida internacional e regional, servindo diariamente café da manhã e jantar com sistema bufê ou à la carte. Além de room service, salas de eventos equipadas, academia, business center, estacionamento privativo, entre outros.

Maior festival de dança do mundo acontece em Joinville | A cidade catarinense de Joinville | Conexão123

Joinville oferece muitas opções de passeios e atividades para quem se hospedar na cidade

Para conhecer esse e outros destinos incríveis do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite os melhores descontos em passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros e pacotes para sua viagem.