Lugares para conhecer

O que fazer em Joinville (SC): pontos turísticos e passeios

17 de janeiro de 2022

Entre parques arborizados com flores de diversas tonalidades, museus históricos com acervos que datam a época do colonialismo e festivais que levam multidões até a cidade catarinense, conheça o que fazer em Joinville.

Você vai ler sobre

Principais atrações em Joinville

Localizada no estado de Santa Catarina, Joinville foi fundada em 1851, após a chegada de colonos europeus, vindos, principalmente, da Alemanha, Suíça e Noruega, no território onde já viviam os portugueses e povos indígenas. 

A cultura e história local fizeram de Joinville um dos destinos mais visitados do estado. O número de viajantes que procuram passeios para viver o turismo de Joinville segue aumentando cada vez mais. 

São diversas opções de o que fazer por lá, incluindo museus que narram a rica história do lugar até eventos que mobilizam um grande público ano após ano, como o Festival de Dança de Joinville, que acontece todo mês de julho. 

As principais atrações de Joinville podem ser classificadas em duas categorias: pontos turísticos e passeios. Os primeiros compreendem:

  • Estação da Memória
  • Museu Nacional de Imigração e Colonização
  • Teatro Bolshoi 

E em passeios em Joinville, destacam se:

  • Parque Zoobotânico
  • Mirante de Joinville
O que fazer em Joinville | Vista de Joinville pelo Mirante | Conexão123

Vista panorâmica através do Mirante de Joinville

Provar as comidas típicas nos lugares para comer em Joinville, também pode integrar seu roteiro de viagem pela cidade. Experimentar a culinária local promove uma experiência de imersão na cultura regional. 

Vamos conhecer os locais turísticos em Joinville?

O que fazer em Joinville: pontos turísticos

Existem muitos lugares para conhecer em Joinville. Cidade de charme interiorano, com muita história e cultura encantadora. Por isso, separamos três pontos turísticos em Joinville que você precisa visitar durante sua viagem pela cidade.

Inclusive, muitas dessas atrações ficam próximas a algumas alternativas de onde se hospedar em Joinville, o que facilita bastante a acessibilidade e o deslocamento pela cidade. 

Estação da Memória

A Estação da Memória, construção que se tornou unidade cultural do município, é um dos lugares para conhecer em Joinville que exalta a história do local. Trata-se da antiga Estação Ferroviária de Joinville, um símbolo do desenvolvimento da cidade e da história ferroviária do país. O prédio foi inaugurado em 1906 e tombado como patrimônio arquitetônico brasileiro em 2008. 

Anexo à construção fica o Memorial da Bicicleta, um espaço onde estão exibidos cerca de 50 modelos do meio de transporte. No acervo, modelos antigos e atuais dos mais diversos países. A entrada é gratuita para todos os públicos, basta chegar no local e acompanhar um guia que irá te conduzir pelo museu. 

Endereço: Rua Leite Ribeiro, S/N – Anita Garibaldi, Joinville (SC)

Horário de Funcionamento: aberto de terça a domingo, 10h às 16h, somente para visitação ao Memorial da Bicicleta. O acesso à Estação da Memória está indisponível devido às obras de restauração do IPHAN. 

Museu Nacional de Imigração e Colonização

O Museu Nacional de Imigração e Colonização é outra construção que merece estar na lista de onde ir em Joinville para conhecer a história regional.

O acervo do espaço dispõe de diversos artefatos culturais, documentos e publicações referentes ao processo de colonização do Brasil, o que o torna uma fonte extremamente relevante para a manutenção da memória local e realização de pesquisas históricas que remontam a era do colonialismo. 

O que fazer em Joinville | Museu Nacional de Imigração e Colonização | Conexão123

Museu Nacional de Imigração e Colonização é um dos pontos turísticos e históricos para conhecer em Joinville

A entrada é gratuita, basta agendar sua visita via formulário eletrônico disponível no site da prefeitura de Joinville.

Endereço: Rua Rio Branco, 229 – Centro, Joinville (SC)

Horário de Funcionamento: aberto de terça a domingo, 10h às 16h

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

O Teatro Bolshoi é um local indispensável para os amantes de dança e também para os turistas que possuem interesse pelas artes desenvolvidas na cidade. 

A instituição funciona no Brasil desde os anos 2000, e é a única filial da reconhecida companhia russa no mundo. Desde então, o local tem recebido apresentações, mostras de dança e formando artistas de todo o Brasil. 

O objetivo do local é ser um centro de formação técnica segundo a tradição do balé, seguindo o método criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova. A escola também aborda a dança contemporânea e disciplinas complementares.

A visitação pode ser realizada nos dias em que a escola está aberta. Basta realizar um agendamento prévio por telefone e garantir seu tour guiado pelo lugar, conhecendo sua história. 

Endereço: Avenida José Vieira, 315 – América, Joinville (SC)

Horário de Funcionamento: aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h

O que fazer em Joinville: passeios

Quando o assunto são passeios em Joinville, existem boas opções para realizar com a família, os amigos ou a pessoa amada. Entre tantas atrações, vamos destacar três, que além de proporcionar um grande contato com a natureza também criam oportunidades para conhecer as paisagens de Joinville.

Parque Zoobotânico em Joinville

A cidade catarinense também abriga parques arborizados, com lagos calmos e paisagens naturais para serem contempladas durante sua passagem pelo destino. Um deles é o Parque Zoobotânico, localizado na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro da Boa Vista.

O parque rende passeios divertidos para toda a família, unindo os mais aventureiros, aqueles que amam os bichos e os que desejam só admirar as paisagens de Joinville.

Por lá, você entra em contato com animais da fauna silvestre brasileira, como os jacarés-de-papo-amarelo. Além da visitação, algumas práticas de atividades de lazer podem ser feitas. A trilha ecológica é um grande chamariz de turistas.

Endereço: Rua Pastor Guilherme Rau, 462 – Saguaçu, Joinville (SC)

Horário de Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 9h às 17h

Mirante do Morro da Boa Vista

O Mirante da Boa Vista, localizado na região central da cidade de Joinville, é um passeio imperdível para os aventureiros de plantão. Ao chegar no topo, é possível ver com amplitude a zona urbana de Joinville e o seu entorno, como Baía da Babitonga (ao leste) e Serra do Mar (ao oeste).

Qualquer pessoa pode visitar o Mirante, importante marco para conhecer em Joinville, sendo que o trajeto até o topo pode ser feito a pé, de bicicleta ou de ônibus. Pessoas com deficiência podem utilizar táxis também.

A pé, o trajeto dura cerca de 40 minutos. De bicicleta, aproximadamente, 25 minutos. O percurso mais rápido é feito de ônibus, tendo a duração de 10 minutos. De táxi, são cerca de 15 minutos.

A visitação também é gratuita, não necessitando de ingresso ou de agendamento prévio. Contudo, dependendo do transporte escolhido, podem haver custos. 

Endereço: Rua Pastor Guilherme Rau, S/N – Saguaçu, Joinville (SC)

Horário de Funcionamento: aberto todos os dias, das 5h30 às 20h30

Roteiro turístico em Joinville

Agora que você já está a par de alguns dos principais pontos turísticos e passeios de Joinville, você deve estar se perguntando: como montar um roteiro turístico completo pela cidade catarinense?

Ao planejar uma viagem, certos pontos devem ser notados, como:

  • Qual seu planejamento financeiro;
  • Com quantas pessoas você vai viajar;
  • Qual o foco da viagem;
  • Qual hospedagem é mais conveniente;
  • Quais os pontos turísticos que não podem faltar.

Ao responder cada uma dessas perguntas, talvez você consiga delinear melhor sua viagem e, assim, escolher seu roteiro turístico ideal. 

Ficou animado para visitar Joinville? Então, conte com a 123milhas para concretizar esse desejo!

RESPOSTAS123

Em Joinville, você pode conhecer os principais pontos turísticos da cidade e realizar passeios inesquecíveis, como:

  • Estação da Memória
  • Museu Nacional de Imigração e Colonização
  • Teatro Bolshoi 
  • Parque Zoobotânico
  • Mirante de Joinville

A noite de Joinville é um tanto efervescente. Você pode escolher jantar em lugar especial, curtir um bar com os amigos ou procurar uma balada pela cidade. É só decidir o que melhor te convém!

Recomendamos que ao viajar em casal, você visite os principais pontos turísticos da cidade, que rendem belas paisagens para curtir a dois, intercalando com almoços e jantares em restaurantes especiais.