Guia turístico

Tem que ir para Guarapari

25 de novembro de 2021

Principal balneário do Espírito Santo, Guarapari é a praia mais procurada no verão capixaba. Com apenas 53 quilômetros de distância da capital, Vitória, os turistas não enchem Guarapari apenas em busca de ótimas praias: a boa culinária, esportes náuticos e vida noturna também atraem pessoas de vários lugares do Brasil, principalmente mineiros, cariocas e brasilienses. Vem com a 123Milhas e descubra por que você tem que ir para Guarapari!

 

Praias

Em meio às rochas, o mar morno e calmo de Guarapari é um destino excelente para todos os gostos, principalmente famílias com crianças. A Praia do Morro é a mais famosa de Guarapari. Na Praia da Areia Preta não é o mar que chama atenção, mas o ritual de se enterrar na areia. Os visitantes vão atrás das propriedades medicinais da areia, capazes de fazer bem para a saúde.

Barraquinhas de churros estão na orla da Praia das Castanheiras. Saindo da região central, Enseada Azul é formada pelas praias mais belas e naturais de Guarapari, onde você pode aproveitar o mar bem azul, a areia fina e muita vegetação no entorno. Não perca Guaibura, Peracanga e Bacutia.

A Praia de Bacutia é uma das mais badaladas de Guarapari.

 

Vida noturna

Guarapari conta com outras alternativas além de muita praia. Na vizinhança da orla da Praia das Castanheiras é onde bares e restaurantes ficam lotados depois que o sol se põe. Assim como a Praia do Morro, é um destino ideal para jantar, tomar drinks e passear na orla de três quilômetros de extensão.

Para quem busca badalação, o agito invade as casas noturnas de Meaípe, na região sul da cidade. É lá que fica uma das maiores casas de show da América Latina, o Multiplace Mais. Outro espaço de eventos que arrasta multidão é a Arena Pedreira, no Portal de Guarapari, na saída para a cidade de Vila Velha.

Durante o verão e o carnaval, a prefeitura municipal promove shows gratuitos na Praia do Morro. Destaque também para o Réveillon na praia.

A queima de fogos na virada do ano atrai milhares de pessoas para Guarapari.
Crédito: Reprodução / Prefeitura de Guarapari

 

Mergulho

Várias empresas oferecem mergulho no mar de Guarapari, reconhecido pelas águas de boa visibilidade e grande variedade de peixes e corais. Um passeio clássico é praticar mergulho de naufrágio, a 25 metros de profundidade, no cargueiro britânico Beluccia. Depois de mais de 100 anos no fundo do mar, a embarcação foi tomada por corais, algas e vida marinha.

Perto dele, nas Ilhas Rasas, o mergulhador nada lado a lado com polvos, lagostas e diversas espécies de peixes. O mergulho de batismo custa a partir de R$ 400.

Guarapari é um dos pontos do litoral brasileiro com maior biodiversidade marinha.

Os Passos de Anchieta

Quem viaja para a cidade no feriado de Corpus Christi, em junho, vê milhares de peregrinos refazendo os cem quilômetros percorridos pelo padre Anchieta em seus últimos dias de vida. A caminhada dura quatro dias, partindo da Catedral Metropolitana de Vitória até a chegada ao Santuário Nacional São José de Anchieta, em Anchieta, município vizinho de Guarapari.

Muita gente entra no percurso já no balneário capixaba mais queridinho entre os turistas. No caminho é possível apreciar a beleza de várias praias e refletir bastante durante a jornada.

Imagem do monumento religioso do Santuário Nacional de Anchieta, um dos mais importantes símbolos da presença dos jesuítas no país.

 

Guarapari, principal destino turístico do Espírito Santo, oferece tudo isso e muito mais. Tanto que muita gente volta sempre para lá. Então, vem com a 123Milhas e descubra tudo o que você tem que conhecer em Guarapari!