Dicas para o viajante

Como renovar o passaporte brasileiro

27 de março de 2022

Quem pretende viajar para o exterior, além de todo o planejamento para aproveitar ao máximo o roteiro, deve se preocupar com o passaporte caso esteja com ele vencido. Já conferiu o prazo de validade dele? Se estiver vencido ou perto de vencer, sempre vem a dúvida: como renovar o passaporte brasileiro?

O passaporte é fundamental para fazer viagens internacionais. Exceto entre as nações membro do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela), onde apenas a carteira de identidade é exigida para entrar em um Estado estrangeiro. Mas em geral, o passaporte é o único documento aceito para ingressar na maioria dos destinos fora do Brasil.

Desde já, é importante reforçar que o novo passaporte segue os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e é emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF) ou pelas Embaixadas do Brasil no exterior.

 

Como fazer a renovação?

Nesse processo, a primeira coisa a fazer é acessar o site oficial da Polícia Federal e preencher o formulário para emissão do passaporte, que solicita dados como RG, CPF e título de eleitor. É necessário estar em dia com as eleições para que possa fazer ou renovar o passaporte.

Ao realizar o procedimento, é gerada a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga, por meio de boleto bancário, para dar continuidade ao processo. Após o pagamento da GRU, é possível agendar horário e local para se apresentar à Polícia Federal. O local onde será renovado o passaporte será informado pela Polícia Federal. Normalmente, é indicado o posto mais perto de sua casa ou da sua cidade.

Para o agendamento, é pedido o número de protocolo da GRU paga, e o tempo de espera pode variar muito, dependendo da época do ano. Se em sua cidade não houver atendimento da Polícia Federal para renovar passaporte, será preciso escolher uma das opções apresentadas no site – nesse caso, prefira a cidade mais próxima.

No dia marcado, é importante comparecer à Polícia Federal (chegue com 15 minutos de antecedência) levando todos os documentos solicitados, em mãos, juntamente com a GRU e o comprovante de pagamento.

A foto, que anteriormente era levada junto aos documentos, hoje é tirada na hora, durante o atendimento. Vá preparado para sair bem na foto do passaporte!

Quando o passaporte vence é necessário requerer um novo, com outra numeração e validade

Quando o passaporte vence é necessário requerer um novo, com outra numeração e validade

 

Quanto custa para renovar o passaporte?

O preço de renovação do passaporte brasileiro é de R$ 257,25 por pessoa. Esse é o mesmo valor cobrado para tirar o primeiro passaporte.

Atualmente, o valor da taxa de concessão de passaporte deve ser paga no dia da visita marcada na Polícia Federal, para os requerentes que apresentarem o passaporte anterior ou que estejam solicitando a primeira emissão. Os requerentes que não apresentarem o passaporte anterior deverão pagar a taxa de R$ 514,50. O acréscimo se dá por questões de segurança e para incentivar as pessoas a preservarem o passaporte, pois auxilia nos registros nacionais dos cidadãos.

 

Quanto tempo leva para renovar o passaporte?

Renovação do passaporte demanda tempo e paciência. Portanto, quando decidir o destino de viagem e fechar passagens aéreas para lá, já olhe se o seu documento está válido. Se não, inicie o processo de renovação logo para evitar transtornos com os prazos.

Para renovar o passaporte, o solicitante deve realizar todo o procedimento solicitado. Após concluir essa etapa, a Polícia Federal emite o novo passaporte em, aproximadamente, 15 dias úteis.

Quais os documentos necessários para renovar o passaporte?

Os documentos para renovar o passaporte brasileiro são os mesmos solicitados durante o preenchimento do formulário no site da Polícia Federal e devem ser apresentados, em suas vias originais, no dia agendado. São eles:

  • Documento de identidade;
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição;
  • Quitação com o serviço militar obrigatório (para homens maiores de 18 anos);
  • Certificado de naturalização (para naturalizados);
  • Comprovante de pagamento da GRU; CPF;
  • Passaporte anterior (quando houver).

Em caso de alteração de nome, por mudança do estado civil, o solicitante deverá apresentar, além da identidade, a certidão de casamento. Como receber o passaporte novo?

Para receber o novo passaporte, é preciso ir pessoalmente à Polícia Federal com documento de identidade em mãos e assinar o recibo. Se o passaporte não for retirado em 90 dias, a Polícia Federal tem o direito de cancelar o documento.

Tem mais alguma dúvida sobre como renovar o passaporte brasileiro? Acesse o site da Polícia Federal ou entre em contato diretamente com o órgão para esclarecimento de todas as questões.

E com seu passaporte renovado em mãos, encontre suas passagens aéreas internacionais na 123milhas!