Lugares para conhecer

Três casas históricas de pintores brasileiros

4 de maio de 2022

Um prato cheio para quem é apaixonado por artes visuais e de turismo histórico e cultural é conhecer as casas, estúdios e ateliês de grandes pintores brasileiros. Por meio delas é possível entender um pouco mais sobre a vida e a obra de artistas como: Portinari, Aleijadinho e Tarsila do Amaral.

 

Você vai ler sobre


Pintores brasileiros e suas casas

Frequentemente, casas e ateliês onde pintores brasileiros viveram e trabalharam se tornam museus e patrimônios tombados, com o intuito de preservar o legado e as obras desses artistas. 

Vamos conhecer algumas casas e um estúdio de grandes nomes do circuito artístico que têm visitação aberta ao público, prometendo ser verdadeiros espaços de artes, culturas e preservação histórica. 

 

Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari fica localizado na cidade de Brodowski, no estado de São Paulo, cidade natal do artista. Foi inaugurado na década de 70 como forma de homenagear e resguardar a memória de Cândido Portinari.

Pintor, gravador, ilustrador e professor, Portinari nasceu em 1903. Durante seus anos de criação, ele manteve a centralidade temática da sua obra na figura do brasileiro e em questões sociais e históricas. 

Lá no Museu Casa de Portinari em Brodowski (SP), você encontra as primeiras pinturas, experimentações, coleções, objetos pessoais e murais do artista plástico. Ou seja, é um adensamento de toda a trajetória de seu trabalho.

Para visitar o local, o museu organiza uma agenda de atendimento para grupos. Confira a disponibilidade e agende sua visita pelo site ou pelo número de telefone (16) 3664-4284.

Museu Casa de Portinari | Casas históricas de pintores brasileiros | Conexão123

Interior do Museu Casa de Portinari em Brodowski (SP), antiga residência do artista

 

Casa de Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, nosso conhecido Aleijadinho nasceu em Ouro Preto (MG), antigamente chamada de Vila Rica. Foi escultor, entalhador, arquiteto e carpinteiro.

Por sua obra, foi considerado um dos maiores artistas da época do colonialismo, sendo que sua produção artística é relevante até os dias de hoje. Entre suas principais obras destacam-se as peças de arte sacra, exibidas em diversas igrejas e museus pelo país.

A Casa de Aleijadinho consiste em uma construção simples, uma casa de paredes feitas de taipa e pedra. É localizada ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 

As mobílias que estão na casa, quase todas preservadas da época do artista, são: mesas, cadeiras, panelas, oratórios e panelas que fizeram parte da vida de Antônio Francisco Lisboa.

Com certeza, é um dos pontos turísticos que merecem destaque na cidade mineira. Ou seja, se for visitar o estado de Minas Gerais, passe por Ouro Preto e conheça a casa do Aleijadinho.

Casa de Aleijadinho | Casas históricas de pintores brasileiros | Conexão123

Ouro Preto é a cidade natal do grande artista brasileiro Aleijadinho

 

Casarão de Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista providencial para o movimento da Semana da Arte Moderna de 1922. De fato, suas obras artísticas marcam até os dias atuais. 

Foi influenciada por vanguardas europeias, principalmente pelo cubismo. A partir disso, pôde conceber um estilo único que explorou muito da condição dos brasileiros e brasileiras através de formas e cores. 

Nos últimos anos, o casarão em que Tarsila viveu, situado na zona rural da cidade de Rafard (SP), foi restaurado e aberto para a visitação como um museu interativo que resgata a biografia da artista.

Para visitar o casarão em que a pintora brasileira nasceu e viveu até os nove anos de idade, você deverá ir até a Fazenda São Bernardo, um patrimônio tombado parcialmente pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde 2011.

Casarão de Tarsila do Amaral | Casas históricas de pintores brasileiros | Conexão123

Casarão de Tarsila do Amaral, Rafard (SP), é a residência em que a artista nasceu e viveu até seus nove anos de idade | Abaporu (1928), Tarsila do Amaral

Está curioso para visitar essas casas históricas de pintores brasileiros? Planeje sua viagem com a 123milhas.