Lugares para conhecer

O que fazer em Guarapari (ES): pontos turísticos e passeios

Um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, Guarapari é um balneário que acumula mais de 40 praias, lindas e paradisíacas. Turistas de todas as partes do Brasil desembarcam nas terras capixabas para apreciar a imensidão do mar azul, os costões rochosos e a biodiversidade preservada.

Entre as diversas opções de o que fazer em Guarapari: pontos turísticos e passeios, o Conexão123 separou as atrações mais visitadas, e explica como fazer para conhecê-las. Continue lendo e comece a montar seu roteiro de viagem! 

Você vai ler sobre

Principais atrações de Guarapari

Localizada a aproximadamente 53 km de Vitória, capital do Espírito Santo, Guarapari é um paraíso natural com mais de 40 praias, parques naturais, fauna e flora preservadas. A cidade conta com excelentes passeios para os aventureiros e também para quem busca um lugarzinho para relaxar. 

Buscando um ambiente mais tranquilo e fora da rota turística? A Praia do Descidão vai te agradar. Para acessá-la, é necessário fazer uma trilha de nível médio dentro do Parque da Pescaria, após pagar uma taxa de R$ 4, direcionada para a manutenção do espaço. 

Já a Praia da Bacutia é muito badalada, conta com vários restaurantes, bares e quiosques, o que a torna um dos lugares com as melhores opções de o que fazer à noite em Guarapari

Os monumentos, como o Poço dos Jesuítas e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, servem para aproximar os viajantes do passado da cidade e manter viva a identidade histórica. 

Descubra mais sobre os pontos turísticos de Guarapari

O que fazer em Guarapari: Pontos Turísticos e Passeios | Guarapari | Conexão123

Guarapari, Espírito Santo

O que fazer em Guarapari: pontos turísticos

Além das deslumbrantes praias, há muitas atividades para você fazer e pontos turísticos em Guarapari para conhecer. A cultura do município capixaba é muito rica, e as construções do período colonial, espalhadas pelas ruas do centro histórico, narram os acontecimentos da região que era habitada por povos tupis: os temiminós. 

O topônimo “Guarapari”, inclusive, é de origem indígena. “Guara” faz menção à ave de penas vermelhas e “parim” se refere à armadilha utilizada pelos indígenas durante as caçadas ao animal.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um dos pontos turísticos de Guarapari que precisa estar na sua programação, principalmente se você gosta de explorar destinos religiosos. Edificada em 1585, quando o território ainda pertencia aos nativos indígenas, foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Nacional e atualmente conta com um rico acervo de artefatos sacros e relíquias do século XVII. 

Além dos objetos, o revestimento da capela e os adornos das paredes cobertos por conchas também chamam a atenção dos visitantes. 

Só é possível acessar o interior do monumento durante as missas, então fique atento aos horários, pois são realizadas às terças, quintas e aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 9h.

Radium Hotel

Em frente à enseada da Praia da Areia Preta, no centro, está um dos prédios mais emblemáticos da história de Guarapari, o Radium Hotel.

No auge de seu funcionamento, em 1947, foi considerado um dos hotéis-cassinos mais elegantes do país! Era muito frequentado por famosos, entre eles o jogador Garrincha. Em 1964, o estabelecimento entrou em decadência e foi tombado pelo patrimônio histórico. 

Hoje só é possível conhecê-lo por fora, mas, logo na entrada, funciona um centro de informações ao turista, onde você consegue saber mais de sua história, além de dicas de outros lugares importantes da cidade.

Poço dos Jesuítas

Construído no século XVI pelos jesuítas, esse poço se destaca por seu formato de cúpula, feito de pedras, conchas trituradas e óleo de baleia. É o único que restou na região.

Antigamente, acreditava-se que suas águas eram milagrosas e já foi usado até pela população da cidade em épocas de desabastecimento. 

É também conhecido como Poço da Fonte, devido à sua localização, na Praia da Fonte.

Gruta de Sant’ana

Bem próxima à antiga igreja Matriz, fica a Gruta de Sant’ana, construída com pedras e restaurada em 1991. Além da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, no seu interior há quadros de Sant’Ana e Nossa Senhora Menina. 

Também conhecida como grutinha, fica na Ladeira Don Cavati, saindo da igreja à sua direita. Bem em frente a uma casa amarela, no número 80. 

O que fazer em Guarapari: praias

Não há como negar que as praias são os principais atrativos turísticos de Guarapari. Durante a sua viagem, você pode escolher algumas delas para fazer um tour, caso vá passar apenas um fim de semana, vale a pena conhecer um pouco sobre cada uma para saber qual é mais a sua cara.

Listamos algumas das mais interessantes para você se inteirar e planejar seus passeios:

  • Praia da Areia Preta – muito conhecida por suas areias escuras e com propriedades medicinais
  • Praia dos Namorados – areia compacta, familiar, com enseada protegida boa para nadar
  • Praia das Virtudes – praia pequena, no centro da cidade, com águas clarinhas
  • Praia das Castanheiras – situada numa ilha, com pequenas piscinas naturais
  • Praia do Boião – muito sossegada, com areia dourada, protegida por costões e mata de restinga
  • Praia Vermelha – bem pequena, situada num parque, suas areias têm coloração vermelha
  • Praia dos Padres – cercada de palmeiras e muito verde, tem estrutura de quiosques e mar com muitas ondas
  • Praia de Meaípe – praia muito frequentada, point dos descolados na alta temporada

Vamos nos aprofundar em duas dessas praias, sendo uma bem movimentada e outra mais tranquila. Conheça!

Praia das Castanheiras

Com muitos bares, restaurantes na orla e quiosques pé na areia, a Praia Castanheiras é ideal para famílias e crianças pequenas. O mar é calmo e com ondas pequenas. A areia, solta e quente, fica tomada por turistas e ambulantes durante a alta temporada. 

Uma das mais agitadas da região, ela está localizada no centro da cidade e tem em média 140 m de extensão. Durante a noite, o calçadão de Castanheiras se torna um point muito divertido. Os estabelecimentos convidam artistas que realizam shows ao vivo e embalam os viajantes que procuram o que fazer à noite em Guarapari.

O que fazer em Guarapari: Pontos Turísticos e Passeios | Praia Castanheiras | Conexão123

A Praia Castanheiras é a mais famosa de Guarapari

Praia do Boião

Se o objetivo for se desligar do mundo e sentar na areia enquanto aproveita a sensação de estar em meio à natureza, a Praia do Boião pode ser o destino que está buscando.

Localizada na região norte de Guarapari, no bairro Perocão, a 5 km do centro, ela é pouco visitada pelos turistas e, ainda, um paraíso tropical que se estende por cerca de 170 m. Por meio dela é possível acessar outras duas praias lindíssimas: Praia do Morcego e Praia Recanto dos Amores.

As árvores criam sombras fresquinhas, onde você pode relaxar enquanto escuta o barulho das ondas quebrando. Por ser um lugar mais afastado, não existem muitas alternativas de lugares para comer, então leve a sua garrafa d’água e alguns petiscos para matar a fome. Mas lembre-se de recolher os resíduos antes de deixar a praia. 

O que fazer em Guarapari: passeios

Se quiser incluir no seu roteiro turístico outros passeios em Guarapari além das belas praias, que tal conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade do balneário capixaba? Os parques naturais se dedicam a preservar e monitorar a fauna e a flora brasileiras e preenchem qualquer programação com beleza e conscientização. 

Parque Morro da Pescaria

Unidade de Conservação Ambiental, o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria possui cerca de 73 hectares de Mata Atlântica e de Restinga. A reserva abriga espécies raras da fauna e da flora e apresenta uma vasta biodiversidade marinha que vive em volta do espaço. 

O parque, inclusive, foi classificado pela UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em 2016 devido à sua atividade de preservação ambiental. Localizado em uma península, entre a Praia da Cerca e a Praia do Morro, o espaço é cercado pelo mar e dispõe de trilhas que garantem uma experiência imersa na natureza. 

Os caminhos te levam até os seguintes destinos: Praia de Areia Vermelha, Prainha da Ponta Sul e Praia do Ermitão. Durante o trajeto, não deixe de olhar para o topo das árvores, pois macacos-prego e saguis saltam livremente de um galho para o outro. 

Para oferecer mais estrutura para os visitantes, o Quiosque Morro da Pescaria, inaugurado em 2015, tem um cardápio com muitas alternativas de pratos típicos deliciosos. O ambiente é agradável, arborizado e ainda oferece duchas para você se refrescar após as trilhas.

Ficou com vontade de visitar o Parque Morro da Pescaria? O endereço é Avenida Beira Mar, 30, e o funcionamento diário é das 7h às 16h. No acesso, é cobrada uma taxa de manutenção no valor de R$ 10 por pessoa. 

O que fazer em Guarapari: Pontos Turísticos e Passeios | Parque Morro da Pescaria | Conexão123

O Parque Morro da Pescaria te aproxima da natureza local

Cachoeira do Bravin

A zona rural de Guarapari é rica e deslumbrante. A cadeia de montanhas comporta lindas cachoeiras que valem a pena visitar, entre elas, a Cachoeira do Bravin, também conhecida como Cachoeira Cabeça Quebrada.

A aproximadamente 40 km do centro da cidade, o percurso leva em média 1 hora de carro. Ao chegar na comunidade de São Miguel, começa uma estradinha de terra, com placas que indicam o caminho que te leva até a primeira queda, considerada a principal. O acesso às outras 5 só é possível por meio de trilhas.

Considerada a melhor para banho, a terceira cachoeira deságua em um poço profundo. Se for corajoso, suba até o topo, onde ficam algumas pedras, e salte em direção à água. Porém, verifique a umidade e o terreno antes de pular. 

Já a quarta queda não é própria para banhos, por ser considerada muito perigosa e com fortes correntezas. As outras duas cachoeiras são mais rasas e perfeitas para quem quer se isolar e curtir a natureza. 

Bateu aquela vontade de viajar? A 123milhas te ajuda! Encontre o seu hotel ideal em Guarapari e agende o seu voo rumo a esse paraíso capixaba. Além disso, o serviço de aluguel de carros facilita o seu transporte no destino e torna a viagem ainda mais tranquila.

                           

RESPOSTAS123

Você não pode deixar de conhecer as praias de Guarapari, entre elas:

  • Praia Castanheiras
  • Praia do Boião
  • Praia da Areia Preta
  • Praia dos Namorados

Durante a noite, aproveite o clima boêmio das orlas das principais praias e reserve um tempinho para provar os pratos típicos servidos nos restaurantes e quiosques.

Além das praias urbanas, o Parque Morro da Pescaria é um complexo turístico de preservação da biodiversidade cercado pelo mar, que conta com as melhores atividades para fazer ao ar livre em Guarapari.