Guia turístico

Trekking no Brasil: conheça três trilhas para amantes de caminhadas

13 de abril de 2022

Trilhas em meio à natureza são grandes atrações. No caminho, é comum haver cachoeiras que podem ser exploradas e mirantes com paisagens emocionantes para contemplar. Além de ouvir o som dos animais, existe a possibilidade de conhecer de perto várias espécies da fauna e da flora. São várias rotas importantes de Trekking no Brasil. Conheça as três trilhas para amantes de caminhadas com a 123milhas.

Neste guia, te contamos sobre algumas das trilhas mais bonitas do Brasil

 

O que é trekking?

Você pode se perguntar: o que te levaria a caminhar vários quilômetros por trilhas no meio da mata? Nesse caso, você buscaria sossego ou aventura? Quem pratica trekking sabe como o esporte é a soma dos dois.  

Trekking diz respeito à modalidade de viagens que têm como foco as caminhadas, curtas ou longas, por trilhas naturais.  Para vencer os caminhos de longa duração, o praticante encara dias de muito esforço físico.  

O Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro atrai praticantes de trekking

O desafio é aceito como experiência transformadora e até espiritual, com o pano de fundo de cenários incríveis no meio da natureza. Inclusive, cada vez mais mulheres viajam por conta própria por várias trilhas naturais do mundo. Confira a seleção de algumas das melhores trilhas do Brasil

O visual alucinante do planeta Terra é um dos motivos que levam pessoas a vencer longas caminhadas na natureza

Se você quer enfrentar o desafio na maior trilha do Brasil, o Caminho da Mata Atlântica tem 4 mil km de extensão, desde o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro, até o Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. É sempre bom começar por extensões menores, mas repletas de paisagens impressionantes. 

 

Vale no Pati (Bahia)

Café da manhã reforçado, lanche na mochila com bastante água, roupa reserva e muita disposição. Assim começa o trekking no Vale do Pati, localizado dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina na Bahia. 

Considerado o trekking mais bonito do Brasil, embrenhar pelas trilhas do Vale do Pati exige imergir em uma natureza selvagem, encarar esforço físico e viver sem nenhum luxo.  Os caminhos foram desenhados pelos moradores locais para escoar grãos do café, principal produto do Pati no passado. 

O Vale do Pati reúne 70 trilhas no coração da Chapada Diamantina

Para chegar ao Vale do Pati, escolha um dos quatro acessos principais: a partir do Vale do Capão (Palmeiras), o Beco do Guiné (Mucugê) e os Aleixos (Guiné, distrito de Mucugê) e a Ladeira do Império (situada em Andaraí). A rota mais comum é chegar e sair pela Guiné e Capão.

Nativos da região abrem as portas de suas casas para receber os visitantes. Além de hospedagem, as residências vendem itens básicos

 

Principais atrativos do Vale do Pati

O Vale do Pati é uma das melhores trilhas do Brasil.  Em um dia de tour, a subida rumo ao mirante dá vista para o cartão-postal feito da Chapada. Esse é um dos pontos mais visitados e fotografados. 

Seguindo em diante, haja fôlego e emoção para admirar o Cachoeirão. O paredão chega a formar 13 quedas d’água de 250 m de altura, com o vale ao fundo, em tempo de chuva.  

Vencer a subida do Morro do Castelo, considerado o trecho mais difícil do parque, demonstra que a caminhada é tão importante quanto a chegada ao topo. Com 1.200 m de altitude, proporciona vistas maravilhosas da Chapada – que incluem vales, montanhas e cachoeiras. 

O Mirante do Vale do Pati é um dos lugares mais visitados do parque

No geral,  o Vale do Pati é famoso por suas trilhas de dificuldade moderada e leve, ao longo de 70 km – no caso do trekking completo. O percurso pode ser feito de quatro a oito dias. Haja fôlego! 

É recomendável contratar um guia local para não se perder. A rota de quatro dias, normalmente, inclui o Mirante do Vale do Pati e as Águas Claras. Já quem opta por travessia de cinco a seis dias, dá para nadar no Cachoeirão e na Cachoeira do Funil.  

Quem pretende completar a rota, ao longo de oito dias de caminhada, os atrativos são a Cachoeira do Lajeado e o Poço Azul. 

 

Quando ir no Vale do Pati

Viver a aventura de atravessar o Vale do Pati pode ser feita todo o ano. Mas atenção para a época escolhida. O período de seca vai de abril a outubro, quando o volume de água dos rios cai bastante. 

De novembro a março é a estação chuvosa, o que torna as trilhas enlameadas, dificultando a caminhada. No verão, o calor é intenso. No inverno, os termômetros chegam a marcar 10°C.  

A jornada longa permite tomar banho de cachoeira no parque da Chapada Diamantina

 

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira fica no Parque do Caparaó, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e ocupa o topo das preferências de quem gosta de caminhar longas distâncias por trilhas no Brasil

O município Alto Caparaó está quase no meio do percurso entre Vitória (256 km) e Belo Horizonte (338 km) pela BR-262. E é lá que está o parque, onde começa a caminhada até o cume da serra.

O local recebeu esse nome depois que Dom Pedro I, em 1859, o classificou como o maior do país e hasteou uma bandeira demarcando o título. Independente do crédito ter sido desmentido com o tempo, a altitude assusta e a adrenalina toma conta para subir tão alto. 

O Parque do Caparaó tem 31,8 mil hectares de Mata Atlântica preservada

Esse paraíso do ecoturismo brasileiro é um dos lugares mais altos do país. com 2,89 mil metros de altitude, é o ponto mais elevado da região sudeste e o terceiro mais alto do país – atrás apenas apenas do Pico 31 de Março (2,97 mil metros) e do Pico da Neblina (2,99 mil metros), ambos no Amazonas.  

Na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, cachoeiras e mirantes recebem os aventureiros

São 6,3 km de caminhada atravessando o percurso puxado para subir no pico, passando entre cachoeiras e atravessando pedras. A paz encontrada no topo, acima das nuvens, é a recompensa da escalada.

Para fazer o caminho com segurança, é essencial contratar guia e usar sapatos e roupas confortáveis, apropriados para vencer trilhas intensas. Precisa também de agasalho, pois a temperatura é muito baixa lá em cima. 

 

Travessia Petrópolis x Teresópolis 

A maior rede de trilhas do Brasil corta o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio de Janeiro. É a Trilha do Açu-Sino, conhecida como “Travessia Petrópolis-Teresópolis”. O percurso leva, geralmente, de dois a três dias para ser feito. 

Muito tradicional e popular entre quem gosta de fazer caminhadas pelo Brasil, as trilhas ligam as duas cidades fluminenses em um longo percurso repleto de paisagens emocionantes. 

São mais de 200 km de caminhos em todos os níveis de dificuldade. Há desde a trilha suspensa, acessível para cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas e a altitude no local passa de 2 mil metros.

A Travessia Petrópolis-Teresópolis é um clássico brasileiro de caminhada e montanhismo, sendo por muitos considerada a travessia mais bonita do país

O roteiro recomendado começa na portaria do parque em Petrópolis, localizada no bairro do Bonfim. O sentido Petrópolis-Teresópolis se justifica porque há um grau de dificuldade na passagem de determinados trechos críticos. Também permite o visitante admirar de frente a cadeia de  montanhas da Serra dos Órgãos.

A caminhada completa exige bastante esforço físico e dá direito a ver a Cachoeira Véu da Noiva, a Pedra do Sino, o mirante da Pedra do Queijo, a Pedra e os Castelos do Açu. 

O pôr do sol e a natureza da Travessia Petrópolis-Teresópolis impressionam

 

Dicas de segurança para o trekking

Nunca faça trilha pesada, desconhecida e de longa distância sozinho. Você pode cansar ou se perder, por isso é importante ter mais uma pessoa na trilha com você.

Cuidado com mudanças climáticas repentinas, como depois de uma manhã de sol vir uma grande névoa. Confira se a região é propícia a mudanças no tempo.

Siga a sinalização: várias trilhas de parques são cheias de placas de sinalização. Ainda assim podem acontecer dificuldades, por isso, converse com quem já fez a trilha para saber de dicas pelo caminho.

Calcule o tempo de trilha conforme o seu preparo físico e do(s) acompanhante(s) e o tamanho do grupo de pessoas no trekking. Quanto mais gente parar e ver a paisagem, mais demorada ela vai ser. Pessoas com melhor preparo físico, como em grupos de corrida, reduzem o tempo gasto no trajeto. 

 

Veja o que levar na mochila

  • Viseira
  • Capa de chuva
  • Comida e água
  • Casaco
  • Bateria
  • Lanterna 
  • Bússola

Paisagens lindas e muita reconexão com a natureza é o que fica quando o trekking acaba. Não é apenas sobre a velocidade ou a força que demandamos para chegar em algum local. É também sobre o valor da caminhada, sobre a escalada, sobre espiritualidade.  

Já escolheu onde vai se aventurar e desfrutar de lindos caminhos no Brasil? A 123milhas te leva até lá por preços incríveis!