Guia turístico

Alto Caparaó: o paraíso do ecoturismo

Para os apaixonados pela natureza, Alto Caparaó é um destino obrigatório, com vários rios, cachoeiras de águas cristalinas e mata exuberante. O município fica no limite de Minas Gerais com o Espírito Santo. Um grande atrativo por lá é o Pico da Bandeira, que está localizado no Parque Nacional do Caparaó, e também se divide entre o território mineiro e o capixaba. É um dos lugares mais altos do Brasil. 

Alto Caparaó: o paraíso do ecoturismo também cativa pela hospitalidade do povo. Quer saber mais? Venha com a 123Milhas descobrir tudo sobre essa cidade.

 

Parque Nacional do Caparaó 

Um dos grandes atrativos da cidade é o Parque Nacional do Caparaó. A área de preservação tem 31,8 mil hectares e fica em meio à Mata Atlântica. Os visitantes têm à disposição várias atividades para diferentes idades, gostos e preparos físicos. Você pode fazer caminhadas, subir nos picos, nadar nas cachoeiras, conhecer a fauna e a flora, assistir ao nascer do sol, dentre outras opções de ecoturismo. 

O Parque Nacional do Caparaó é uma opção para ecoturismo

A entrada é gratuita, mas é preciso fazer reserva, pois há um limite diário de visitantes. O formulário para requerimento de ingressos está disponível aqui.

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é um dos locais mais visitados do parque. Com 2,89 mil metros de altitude, é o ponto mais elevado da região sudeste e o terceiro mais alto do país. Imagine a vista! Quem acampa no pico acorda de madrugada para ver o nascer do sol entre as serras. 

Mas fique atento: as quatro áreas de camping estão fechadas desde o início da pandemia da Covid-19. Por enquanto, não há previsão de reabertura. Como a paisagem é deslumbrante em qualquer hora do dia, continua valendo a pena a visita. 

O nascer do sol é um dos visuais mais bonitos do Pico da Bandeira

O trajeto até o topo é de 6,3 km e tem 900 metros de desnível. O percurso é bem puxado. Por isso, não é recomendado para pessoas sedentárias, com mobilidade reduzida ou que tenham qualquer condição de saúde que interfira na disposição física. 

Para fazer o caminho com segurança, é essencial estar com sapatos e roupas confortáveis e apropriados para trilhas. Precisa também de agasalho, pois a temperatura é muito baixa lá em cima. Leve água e lanches, mas cuidado para não pesar muito a mochila. Isso pode atrapalhar a caminhada. 

Esteja bem preparado para curtir a trilha com tranquilidade.

 

Vale Verde

Outro lugar muito procurado para o ecoturismo é o Vale Verde, que também fica dentro do Parque Nacional do Caparaó. É uma ótima opção para quem não está preparado para fazer longas caminhadas. É possível chegar lá de carro. 

Ao longo do Vale Verde há várias cachoeiras e piscinas naturais, todas formadas pelo rio Caparaó. As águas cristalinas são perfeitas para mergulhos! 

Aproveite as cachoeiras e piscinas naturais do Caparaó

Você também pode aproveitar para fazer piqueniques no local, mas tenha consciência: recolha o lixo e dê o destino adequado aos resíduos. Faça sua parte para manter o parque e o planeta limpos. 

A Gruta do Jacu é outro atrativo do Vale Verde. A trilha até ela tem 500 metros e é bem tranquila de fazer. A experiência de entrar em uma gruta é muito interessante porque permite sensações novas e um contato místico com a natureza. Lá dentro é muito escuro. Então leve uma lanterna.

 

Quando ir para Alto Caparaó

Para conseguir aproveitar bem as opções de ecoturismo de Alto Caparaó, é melhor evitar os meses mais chuvosos do ano. Além de ser difícil fazer atividades ao ar livre durante a chuva, pode ser perigoso fazer as trilhas, já que o trajeto pode ficar escorregadio. Geralmente a época mais chuvosa na região é entre novembro e março. 

Não é recomendado fazer trilhas em períodos chuvosos

Outro fator que merece atenção é a temperatura. O clima é muito frio durante todo o ano em lugares mais altos, mas pode ficar ainda mais intenso durante o inverno. Para conseguir aproveitar as cachoeiras e não passar tanto frio, a dica é evitar os meses de junho a agosto. 

Sendo assim, as melhores épocas para ir a Alto Caparaó com mais tranquilidade são de fevereiro a maio, setembro e outubro. Esse período é ideal principalmente para quem quer fazer trilhas mais longas. Quem escolhe ir de carro tem uma vantagem: pode ir em qualquer época do ano, mas convém escolher períodos com menor probabilidade de chuva, de junho a setembro. 

 

Onde comer em Alto Caparaó

Para comer uma deliciosa e autêntica culinária mineira por um preço justo, vá ao Cantinho Bistrô. Os pratos têm aquele gostinho de comida caseira e você pode experimentar todos eles, pois o restaurante funciona no sistema de buffet. As opções são diversas e incluem o melhor da gastronomia local, como feijão tropeiro, frango ensopado e angu.  

Além de refeições, o self-service também conta com deliciosas sobremesas típicas de Minas Gerais, como goiabada com queijo – conhecida como Romeu e Julieta. 

O Cantinho Bistrô abre de quinta a sábado, das 19h às 23h, e aos domingos das 11h30 às 15h30. Não deixe de ir!

Gostou das atividades de ecoturismo no Alto Caparaó? Conheça mais sobre a cidade e descubra quais pontos você precisa incluir no seu roteiro.