Lugares para conhecer

O que fazer em Alto Caparaó: destino com lugares incríveis, muita natureza e aventura

17 de dezembro de 2021

Você é louco por cachoeiras, trilhas e atividades ao ar livre? Então Alto Caparaó é o destino ideal para as suas próximas férias. O município mineiro está bem pertinho da divisa com o Espírito Santo. Quer saber mais? Venha com a 123Milhas descobrir o que fazer em Alto Caparaó: destino com lugares incríveis, muita natureza e aventura.

É no Parque Nacional do Caparaó que fica o Pico da Bandeira, a Cachoeira Bonita e outros pontos famosos no ecoturismo. 

 

Parque Nacional do Caparaó 

O Parque Nacional do Caparaó tem 30,8 mil hectares. É uma área preservada da Mata Atlântica e cheia de campos das altitudes. O território do parque é dividido por Minas Gerais e Espírito Santo e tem duas entradas. A portaria mineira fica em Alto Caparaó. A capixaba, em Pedra Menina. 

O acesso ao parque é gratuito, mas é preciso fazer reserva. É que o número diário de visitantes é limitado. O formulário de visitação está disponível aqui

As visitas começam às 7h nos dias da semana, exceto às quartas. É melhor chegar cedo para conseguir aproveitar bastante, pois o parque fecha às 17h. 

 

Vistas imperdíveis em Alto Caparaó

 

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira tem o seu lugar: é o terceiro mais alto do Brasil com 2,86 mil metros. A vista de tirar o fôlego faz compensar muito o esforço até chegar ao topo. O trajeto tem 6,3 km e 900 metros de desnível. Então é melhor se preparar para uma boa caminhada.  

A vista do Pico da Bandeira é estonteante.

A trilha não é recomendada para pessoas sedentárias nem com mobilidade reduzida. Se você não tiver o hábito de fazer longas caminhadas, convém evitar fazer essa subida. 

E leve um bom agasalho. A temperatura é bem mais baixa lá no topo. E a sensação térmica, mais gelada ainda. Pode ficar até abaixo de zero durante o inverno! Roupas confortáveis, sapatos apropriados, lanches e garrafinha de água também são importantes.

 

Pico do Cristal 

Outra opção de trilha é até o Pico do Cristal. O mirante tem 2,76 mil metros. O trajeto é menos sinalizado do que o da Bandeira. Então é preciso atenção porque algumas pessoas podem se perder no caminho. O ideal é ir com um guia ou acompanhar alguém com experiência na rota. 

 

Cachoeiras imperdíveis em Alto Caparaó

 

Cachoeira Bonita

Parada obrigatória no Parque Nacional do Caparaó, a beleza da Cachoeira Bonita confirma o próprio nome. A queda de 80 metros e a água cristalina ganham destaque no visual e criam uma atmosfera. Dá pra lavar a alma. 

A cachoeira faz parte do rio José Preto. Esse curso d’água é um marco natural da divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. A trilha até o local tem apenas 300 metros e é bem tranquila. O caminho tem até um corrimão para facilitar ainda mais o acesso.  

A Cachoeira Bonita é parada obrigatória em Alto Caparaó.

 

Cachoeira do Aurélio

 

A Cachoeira do Aurélio fica mais próxima da portaria capixaba, mas compensa incluir na rota. A sequência de quedas formam poços d’água que devem inspirar muitos pintores de quadros de parede. Esses grandes atrativos garantem banhos de cachoeira tranquilos e deliciosos. 

 A trilha de acesso tem um quilômetro e é toda sinalizada. O caminho é tranquilo e fácil de ser percorrido. 

As quedas d’água formam vários poços na Cachoeira do Aurélio.

 

Conheça também

 

Cachoeira das Andorinhas

Uma opção de ecoturismo na região é o Parque Cachoeira das Andorinhas. Também fica na divisa com o Espírito Santo. A reserva faz parte de Alto Jequitibá (MG) e Iúna (ES). 

Além da cachoeira, o complexo tem trilhas, parquinho e até animais. São bois, porcos, pavões, jabutis e espécies silvestres que habitam as matas. É uma ótima oportunidade para conhecer a fauna e a flora da Mata Atlântica e interagir com a natureza. A entrada custa R$ 15 por pessoa. 

 O parque abre de quarta a domingo e nos feriados, das 9h às 17h. 

A Cachoeira das Andorinhas é outra opção de ecoturismo. 

 

Cachoeira Pedra Roxa

Para quem quer aproveitar a viagem e conhecer mais lugares, a Cachoeira Pedra Roxa é um excelente ponto para incluir no roteiro. Fica na cidade de Ibitirama (ES), a cerca de 50 km do Parque Nacional do Caparaó. 

 As águas calmas e cristalinas atraem os visitantes para mergulhos. A mata ao redor complementa o visual paradisíaco. A vontade é de nunca ir embora! Sem dúvida, é uma das cachoeiras mais bonitas do território capixaba!

A água cristalina atrai muitos visitantes à Cachoeira Pedra Roxa.

Ficou com vontade de viajar? Aproveite para planejar melhor seu roteiro e descobrir onde comer em Alto Caparaó.