Lugares para conhecer

O que fazer em Manacapuru (AM): pontos turísticos e passeios

10 de janeiro de 2023

Conhecida como a “princesinha do Solimões”, a cidade de Manacapuru, no Amazonas, é uma das mais procuradas do estado, graças ao seu rico e diversificado ecossistema, que permite o desenvolvimento do ecoturismo no local.

Venha descobrir o que fazer Manacapuru: pontos turísticos e passeios para você incluir em seu roteiro de aventuras e aproveitar o que o nosso Brasil tem de melhor!

Você vai ler sobre

Principais atrações em Manacapuru

Situada a aproximadamente 80 km da capital do estado, Manaus, a selvagem cidade de Manacapuru encanta os turistas com seus imensos lagos cercados de igarapés, praias de água doce e toda a fauna e flora que, de tão preservados, parecem até intocados pelo homem.

Hotéis em meio à selva amazônica proporcionam momentos de lazer e descanso para os visitantes. Veja onde se hospedar em Manacapuru e aproveite a melhor estada da região!

Além de toda a beleza natural, a cidade possui alguns pontos turísticos que valem muito a pena conhecer, como o Lago Acajatuba, Balneário Miriti, Balneário Sossego do Vovô e o Lago Manacapuru.

Além disso, nota-se a forte cultura da cidade nos festivais folclóricos de ciranda, nos quais, anualmente, agremiações, como Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, tocam e desfilam no cirandódromo da cidade, no Parque do Ingá.

O que fazer em Manacapuru: pontos turísticos 

Manacapuru possui alguns pontos turísticos bem interessantes, com diversas possibilidades para a prática de ecoturismo e atrações que agregam muito conhecimento.

O que fazer em Manacapuru: Pontos Turísticos e Passeios | Igreja de Nossa Senhora de Nazaré | Conexão123

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré é um ponto turístico da cidade e remonta a história local | Foto: Divulgação

Cais do Porto e Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Localizado no centro de Manacapuru, o Cais do Porto é considerado um dos principais pontos históricos da cidade, recebendo diversos barcos, tanto de carga como de passageiros ao longo do dia. O cais é movimentado, e conta com barraquinhas e vendedores ambulantes. 

A cerca de 2 km dali fica a vibrante Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, datada de 1907, outro local importante que também remonta à história da cidade. A centenária edificação é o cartão-postal mais conhecido de Manacapuru. Seu altar, em forma de canoa, foi usado na missa feita pelo Papa João Paulo II, quando visitou a região, em 1980.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha

Outro atrativo em Manacapuru é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Lago do Piranha, com uma vegetação típica de várzea e árvores centenárias. O lugar é muito procurado para turismo ecológico. Os visitantes podem ver os jacarés que estão sempre às margens dos lagos em busca de alimento.

A RDS está localizada nos limites do município e foi a segunda a ser formada no Brasil, em 1997, com o intuito de gerar renda de forma sustentável e economicamente viável às populações ribeirinhas da região.

Possuindo 103.000 hectares, a reserva é considerada um dos principais corredores ecológicos do país, preservando a fauna e a flora presentes nas florestas de várzea que predominam na área. Para visitar o local, somente de barco, serviço que pode ser contratado em Manacapuru. O percurso dura cerca de uma hora.

O que fazer em Manacapuru: Pontos Turísticos e Passeios | Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha | Conexão123

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Lago do Piranha tem por objetivo gerar renda às populações ribeirinhas de forma sustentável | Foto: Divulgação

Balneário do Miriti

Considerado a sala de visitas da cidade, o balneário do Miriti atrai muitos turistas para curtir a praia de água doce da região. Mas possui outros atrativos, como uma quadra de areia e áreas verdes para descanso ou uma boa caminhada.

O Balneário Miriti está situado a 7,5 km do centro da cidade, em um grande lago que leva o mesmo nome da atração. Os banhistas podem acessá-lo das 9h às 18h. Às margens do lago existem vários restaurantes que servem principalmente o jaraqui, um peixe muito saboroso encontrado na região. Ver o pôr do sol refletido no rio é um programa imperdível! Veja aqui outras alternativas de onde comer em Manacapuru e monte seu roteiro gastronômico.

O que fazer em Manacapuru: passeios

Já deu para perceber que Manacapuru é um daqueles destinos que nos surpreendem! Por isso, quando incluí-la em seu plano de viagem, não se esqueça de montar um bom itinerário para aproveitar bem a cidade.

Os passeios por comunidades tradicionais e o contato direto com a floresta são os destaques do município da região Norte. Vamos conhecer dois passeios incríveis para fazer por lá?

Lago Acajatuba  

Acajatuba é uma região de lago afluente do Rio Negro, com uma rica biodiversidade típica da floresta amazônica. O lago se encontra na margem direita do curso fluvial e pertence à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, uma unidade de conservação criada em 1976 e que engloba 18 comunidades ribeirinhas.

Para conhecer melhor os hábitos dos moradores e o bioma local, é possível participar de uma vivência, que pode durar até cinco dias e inclui trilhas pela mata, observação da fauna e flora, refeições e pernoite em hospedagem comunitária. Os pacotes podem ser adquiridos online com operadoras locais de turismo.

Balneário Sossego do Vovô

Para quem quer curtir um banho de rio, mas não abre mão de um bom serviço de bar, com drinks e petiscos, e até música ao vivo, o Balneário Sossego do Vovô é a pedida certa.

O local fica às margens de um igarapé e costuma atrair famílias nos fins de semana interessadas em passar o dia se divertindo nas águas refrescantes do rio enquanto saboreiam uma porção de peixe frito. 

Localizado na Rodovia Manacapuru/Estrada Novo Airão, Km 09, AM-352, o balneário funciona das 9h às 17h e cobra R$ 5 de entrada a partir do meio-dia. 

O que fazer em Manacapuru: festival de cirandas

A cidade de Manacapuru realiza anualmente o maior festival de cirandas do país. O evento ocorre, tradicionalmente, no último fim de semana de agosto, com entrada gratuita. Repleta de dança, música, alegorias e fantasias, é considerada a segunda maior Festa Popular Folclórica do estado Amazonas, atrás apenas do Boi-bumbá de Parintins.

Logo na entrada da cidade, na rotatória, os visitantes já podem observar algumas esculturas que homenageiam os grupos de ciranda de Manacapuru, a fim de ficar registrado o apreço dos habitantes de lá pelo ritmo, que envolve música, dança e cantos. 

Durante o festival, cada noite é dedicada a uma ciranda, que tem até duas horas e meia para apresentar o espetáculo na Arena Parque do Ingá. No total, são três dias de festa, todos com entrada gratuita.

Quer apreciar de perto as belezas de Manacapuru? Confira os melhores valores de passagem ou pacotes de viagem com a 123milhas!