Lugares para conhecer

Boi-bumbá: conheça mais sobre a lenda e a típica festa de Parintins

17 de junho de 2022

“Na alegria do povo eu vou, no capricho da vaqueirada eu sou da terra-bumbá!” entoa um trecho do canto do Caprichoso, um dos motes da festa do boi-bumbá, que acontece anualmente na cidade de Parintins (AM). Descubra, a seguir, tudo sobre o festejo junino típico do Amazonas e a lenda folclórica que o inspirou.

 

Você vai ler sobre


Parintins: a cidade da festa do boi-bumbá

Bumba meu boi, boi de reis, boi-calemba, boi de mamão, boizinho e boi-bumbá são os diversos nomes atribuídos a essa festança que acontece no Brasil inteiro, embalada pelo folclore tradicional.

Porém, é no estado do Amazonas, mais especificamente na cidade de Parintins, que o enfrentamento do Boi Caprichoso com o Boi Garantido ocorre, anualmente, desde 1965.

O município está localizado a cerca de 420 km de Manaus, capital amazonense, e faz divisa com o Pará. A urbe está situada na margem direita do Rio Amazonas e possui cerca de 116 mil habitantes, de acordo com o IBGE (2021). 

Boi-bumbá | Barco em Parintins, Rio Amazonas | Conexão123

Embarcação atracada em Parintins (AM) no Rio Amazonas

 

Por lá, você tem a possibilidade de apreciar as belezas naturais, que envolvem toda a exuberância da floresta amazônica, em um ambiente com rios e lagoas que banham toda a cidade. Além disso, a história e a cultura do lugar são ricas em costumes tradicionais, como o Festival de Parintins.

 

A lenda do boi-bumbá

Com músicas tradicionais, folguedos e fantasias bem elaboradas, a festa encena uma lenda antiga, que perdura até os dias de hoje pela oralidade, sendo contada de geração em geração. 

A história do bumba meu boi narra as peripécias de um casal prestes a ter um filho. Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado. Aí entra em cena o Pajé, que salva a vida do esposo de Catirina ressuscitando o boi antes que a tragédia se concretize. 

Boi-bumbá | Dançarinos na festa de parintins | Conexão123

Dançarinos fantasiados e encenando a história do boi-bumbá

 

Nessa breve reconstituição do conto, deparamos com diversos elementos populares em jogo, sobretudo os relacionados à cultura da Região Norte do país: os povos originários, as criações de gado, as tradições, a culinária e os elementos folclóricos. 

Essa fábula é encenada há mais de 100 anos, momento em que se firmou uma rivalidade determinante para a festa de Parintins. O embate entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido remonta ao início das representações pelas ruas parintinenses. 

O primeiro boi a entrar em cena foi o Garantido, em 1913. Alguns anos depois, apareceu o Galante, hoje conhecido como Caprichoso. Cada um deles é caracterizado por uma cor. O primeiro ostenta o vermelho, e o segundo, o azul. 

 

Como é a festa do boi-bumbá

A festa do boi-bumbá, variação do bumba meu boi nordestino, é uma das mais tradicionais de Parintins, atraindo um número expressivo de turistas interessados em participar das comemorações.

Ao longo dos anos, a festança tomou tais proporções que foi necessário construir o Bumbódromo de Parintins, local onde acontecem as apresentações. O espaço foi inaugurado em 1988 e passou por uma reforma nos início dos anos 2000, convertendo-se em centro cultural. Sua estrutura lembra o formato de uma cabeça de boi estilizada. São três noites de espetáculo, que garantem a diversão de todos que assistem à dança do bumba meu boi.

Em 2022, a festa se realizará nos dias 24, 25 e 26 de junho. Além da tradicional disputa dos bois, com direito a torcida e alegorias, a celebração promete muita música, dança e comida boa. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Amazon Best. Consulte os valores no momento da compra. 

O Bumbódromo de Parintins fica na Av. Nações Unidas, s/n, Centro – Parintins (AM). Basta escolher um dos lados, vermelho ou azul, comprar suas passagens aéreas e voar para o Festival Folclórico de Parintins!

Boi-bumbá | Festa de Parintins | Conexão123

Assista o Festival de Parintins no Bumbódromo da cidade

 

Voe para Parintins

Sonha em participar da festa do boi-bumbá em Parintins? Encontre aéreos que te deixam na cidade que sedia um dos festivais mais badalados do Amazonas. 

São passagens aéreas para Parintins com trajetos com uma ou duas paradas. Os voos pousam no Aeroporto Júlio Belém, localizado na Estr. do Contôrno – Djard Vieira, Parintins (AM).

Porque curtir os festivais folclóricos brasileiros é com a 123milhas!