Lugares para conhecer

Aniversário de Porto Velho: cinco curiosidades sobre a cidade

1 de outubro de 2022

O aniversário de Porto Velho é comemorado no dia 2 de outubro. Em 2022, a capital de Rondônia faz 108 anos, e como forma de homenagear a cidade que nasceu às margens do rio Madeira, afluente do Amazonas, vamos apresentar cinco curiosidades sobre este território abundante em riquezas naturais. Partiu?

Você vai ler sobre

Capital brasileira com maior área territorial 

Porto Velho é a capital brasileira com maior área territorial: são 34.090,952 km², de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. A área abriga cerca de 549 mil habitantes (IBGE 2020), sendo o município mais populoso de Rondônia e o terceiro mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus e Belém. 

Além disso, dado seu tamanho e sua localização geográfica, a cidade é rica em belezas naturais, entre rios, florestas e balneários, que constituem os melhores pontos turísticos de Porto Velho.

Aniversário de Porto Velho: cinco curiosidades sobre a cidade | Igreja em Porto Velho | Conexão123

Em 2022 a cidade de Porto Velho completa 108 anos

Sua formação se deu pela Madeira-Mamoré Railway Company

A história da cidade de Porto Velho também rende curiosidades. Sua formação teve início em 1907, em razão da construção da estrada de ferro da empresa Madeira-Mamoré Railway Company, que viria a cruzar o município.

A linha foi usada para transportar a borracha produzida na região amazônica até os portos, superando um trecho encachoeirado do Rio Madeira que complicava o traslado de cargas por lá. A obra foi uma promessa do Brasil à Bolívia no Tratado de Petrópolis, em troca da anexação do território do Acre. A ferrovia também era de grande interesse dos americanos e dos ingleses, que financiaram boa parte dos custos.

A partir da instituição da linha férrea, os povoados foram se aglutinando ao redor da estrada e, assim, formando a cidade. O que nos leva à próxima curiosidade.

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é ícone ferroviário mundial

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) está localizada em Porto Velho, Rondônia, e é considerada um ícone mundial. Ela se estende por 366 km na Amazônia, fazendo a ligação entre Rondônia e Guajará-Mirim, cidade que faz divisa com a Bolívia. 

A construção da estrada começou em 1907, pelos irmãos americanos Philips e Thomas Collins. Inclusive, é conhecida pelo apelido de “Ferrovia do Diabo”, em virtude do grande desafio enfrentado no início das obras. Estima-se que muitas vidas de trabalhadores foram perdidas durante os primeiros anos de construção da ferrovia, devido a doenças endêmicas e péssimas condições de segurança. 

Nos anos em que se manteve ativa, a EFMM foi essencial para a transação comercial e o transporte de bens entre as cidades. No ano de 1972 a ferrovia foi assumida pelo governo e desativada. Em 2007, o monumento foi parcialmente tombado pelo Iphan.

Atualmente, em Porto Velho, a Praça Madeira-Mamoré exibe uma antiga locomotiva e alguns vagões da época, ao ar livre. O local também abriga o Museu Ferroviário, que conta um pouco da história da construção. 

Aniversário de Porto Velho: cinco curiosidades sobre a cidade | Trem da Estrada Mamoré | Conexão123

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, é ícone ferroviário mundial e foi construída em 1907

Aos que desejam conhecer uma atração ainda mais imersiva, é possível  realizar um passeio de Litorina, um pequeno vagão movido a diesel que foi usado na linha férrea para transportar engenheiros, médicos e feitores. São pouco mais de 2 km de um belo percurso cercado pela Floresta Amazônica. 

Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país

Além de ser a capital com o maior território do Brasil, Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país, no caso, a Bolívia. Apesar da proximidade, não é possível atravessar a divisa partindo de Porto Velho.

Para passar para o país “hermano” de maneira legal é preciso ir até a cidade de Guajará-Mirim, a cerca de 328 km do centro da capital rondoniense. O percurso para chegar até a fronteira é feito pela BR 425, a menor rodovia do Brasil. De lá, pega-se uma embarcação até a cidade boliviana de Guayaramirim, separada do Brasil por um pequeno trecho do Rio Mamoré.

A população de Porto Velho é formada por muitos imigrantes

Como apresentamos, Porto Velho é o terceiro município mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus (AM) e Belém (PA).

Grande parte dessa população, mais de 500 mil habitantes, vem de outros lugares, do Brasil e do mundo, o que torna o povo muito heterogêneo e diversificado. Cerca de 40% da população da cidade de Porto Velho nasceu fora do estado de Rondônia.

Gostou de conhecer essas curiosidades de Porto Velho? Conte com a 123milhas para conseguir passagens aéreas, hotéis, seguro-viagem e pacotes de viagem com ótimas vantagens!