Conheça o estado de Rondônia

Belezas naturais, rica biodiversidade da fauna e da flora e uma saborosa culinária típica. Rondônia é capaz de agradar variados estilos de turistas, proporcionando experiências culturais, gastronômicas, ecológicas e aventureiras. Viajar é viver uma experiência prazerosa e inovadora. Portanto, antes de embarcar para as terras rondonienses, conheça o estado de Rondônia: história, turismo e mais. 

Você vai ler sobre

Estado de Rondônia

Rondônia fica na região Norte do Brasil e faz divisa com Acre, Amazonas , Mato Grosso e Bolívia. No estado há muitas reservas indígenas, povos que influenciaram diretamente a cultura dos rondonienses. 

O mapa de Rondônia agrega mais de 50 municípios, entre eles: Porto Velho (capital), Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, cidades com mais de 100 mil residentes. 

A extensão territorial do estado soma aproximadamente 238 mil km², e a população local corresponde a cerca de 1,8 milhão de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2021). 

Mais uma característica marcante é que quem nasce em Rondônia recebe o gentílico de rondoniense ou rondoniano.

O destino ainda tem mais aspectos importantes para dividir com os turistas, que envolvem história, geografia, cultura e economia. Por isso, fique por aqui para descobrir mais detalhes sobre o estado de Rondônia

Conheça o estado de Rondônia: história, turismo e mais | Rio Guaporé | Conexão123

O Rio Guaporé delimita os limites de Rondônia na fronteira com a Bolívia

Capital de Rondônia: Porto Velho

Porto Velho, capital de Rondônia, é uma cidade de suma importância para o estado. O município foi criado por desbravadores em torno de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Company, às margens do Rio Madeira. 

O empreendimento contou com operários de mais de 50 nacionalidades diferentes, responsáveis por dar início ao vilarejo. A via férrea tinha o objetivo de ligar a Bolívia ao Atlântico, porém sua construção foi um verdadeiro desafio, sendo que milhares de trabalhadores chegaram a adoecer e morrer por conta de enfermidades tropicais. 

A princípio, a região era considerada da província do Amazonas. Em 1982, Rondônia recebeu o status de estado e, com isso, conservou Porto Velho como capital, título obtido anos antes, em torno de 1943, quando originou-se o Território Federal do Guaporé, nome dado às terras rondonienses à época. 

Tendo como bioma predominante o amazônico, a extensão territorial porto-velhense é de aproximadamente 34 mil km² e conta com cerca de 428 mil habitantes, conforme dados do IBGE (2021). 

Aos viajantes que desejam conhecer mais o destino, há muito o que fazer em Porto Velho, como passear de barco pelo Rio Madeira, banhar-se nos balneários regionais e visitar alguns atrativos históricos. 

Separamos três pontos turísticos para você:

  • Catedral Sagrado Coração de Jesus
  • Memorial Rondon
  • Museu da Memória Rondoniense
Conheça o estado de Rondônia: história, turismo e mais | Catedral Sagrado Coração de Jesus | Conexão123

A Catedral Sagrado Coração de Jesus é patrimônio histórico de Porto Velho

Cidades de Rondônia

Dentre os mais de 50 municípios, algumas cidades de Rondônia se destacam, como Porto Velho, a capital e cidade mais populosa, Ji-Paraná e Vilhena.

A capital de Rondônia, a exemplo, reserva inúmeros atrativos turísticos. O Rio Madeira atravessa boa parte de Porto Velho e abriga uma das principais atrações, o passeio de barco. 

A navegação pelo curso d’água integra diversas embarcações e dura cerca de uma hora. Durante a viagem, os visitantes podem degustar bebidas e comidas típicas, vendidas nos restaurantes dos barcos. 

Inclusive, se puder passear por volta das 17h30, você vai apreciar um lindo pôr do sol. Cada barqueiro cobra um valor por pessoa, e os embarques ocorrem em frente ao Museu Ferroviário. Consulte mais detalhes no decorrer da sua estada. 

O Parque Natural de Porto Velho proporciona outra visita incrível. Por lá, há intenso contato com a fauna e a flora locais. No espaço há playground, lanchonete, quadras de areia e um pequeno zoológico. A entrada é gratuita e o lugar funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Aproveite e veja onde se hospedar em Porto Velho.

Ji-Paraná é a segunda cidade mais populosa do estado, com pouco mais de 130 mil habitantes. A região do município, antes ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, cresceu bastante com a migração de  nordestinos em 1879, que, fugindo da seca, se estabeleceram na confluência do Rio Urupá.  

Já Vilhena tem pouco mais de 100 mil moradores. A cidade encontra-se em constante expansão nos setores da indústria, comércio e serviços, bem como constitui-se um forte polo agrícola na região. 

Também é conhecida como “cidade clima” da Amazônia, por ter temperaturas médias menores do que em outras regiões do Norte.  

História do estado de Rondônia

Você sabia que Rondônia é o único estado brasileiro fruto de um acordo internacional? O Tratado de Petrópolis, firmado com a Bolívia, permitiu que o Brasil ficasse com as terras do Acre em troca da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, região onde hoje encontra-se Rondônia. 

A história de Rondônia foi construída a partir de alguns movimentos importantes, como: Corrida do “ouro negro” (Borracha), que levou nordestinos aos seringais (1879 a 1912), Madeira-Mamoré (1912 a 1972), o segundo Ciclo da Borracha (década de 40) e, por último, a busca de famílias pelas terras férteis rondonienses (entre as décadas de 60 e 80). 

A região pertencia aos estados de Amazonas e Mato Grosso e foi transformada em território nacional em 1943, nomeada como Território de Guaporé. 

Mais um dado relevante é que a origem do nome do estado é uma homenagem ao marechal Cândido Rondon, explorador da região. Até 1981, o local era apenas território da União, e nesta data passou a ser considerado estado do Brasil. 

Já a bandeira de Rondônia é um símbolo importante do estado. Sílvio Carvajal Feitosa foi o responsável pelo desenho, após ganhar um concurso que escolheu o projeto da bandeira. As cores têm diferentes significados:

  • Verde: refere-se às matas
  • Azul: representa o céu
  • Branco: retrata a paz
  • Amarelo: simboliza as riquezas minerais 
Conheça o estado de Rondônia: história, turismo e mais | Bandeira de Rondônia | Conexão123

A bandeira de Rondônia integra as cores verde, amarelo, azul e branco

Geografia do estado de Rondônia

O relevo de Rondônia é predominantemente formado por planícies. O Pico do Tracoá é o ponto mais alto do estado, com cerca de 1.100 metros acima do nível do mar, e fica situado na Serra dos Pacaás Novos. 

Entre os rios mais famosos que desenham as linhas hidrográficas da região, estão: Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré. 

O clima do território é o equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas, com média de 25 ºC, além de muitas chuvas. 

A vegetação regional predominante é a Floresta Amazônica, assim como em outros estados da região Norte do país. Também é possível encontrar vestígios do Cerrado, na região central do estado.

Cultura do estado de Rondônia

As influências de migrantes, principalmente das regiões Sul, Nordeste e Centro-Sul do país, e dos povos indígenas que já habitavam a região contribuíram para a formação cultural de Rondônia

Na gastronomia regional, o peixe é um ingrediente bastante utilizado nos preparos típicos, justamente pelo motivo de o estado possuir diversos rios e variedade de pescados, como o tambaqui e o tucunaré. Veja dois pratos tradicionais:

  • Tacacá
  • Caldeirada

Já as festas populares são bastante apreciadas em todo território estadual. Um dos destaques é a cidade cenográfica de Jerusalém da Amazônia, situada em Porto Velho. No local, há um teatro que foi montado para sediar a Paixão de Cristo, no decorrer da segunda quinzena de maio. 

Separamos mais dois festivais para você:

  • Duelo da Fronteira (Guajará-Mirim): ocorre tradicionalmente em agosto
  • Arraial Flor do Maracujá (Porto Velho): acontece em julho

Economia do estado de Rondônia

A economia de Rondônia é destacada pelas atividades agropecuárias, como a produção de carne bovina e soja, além do extrativismo a partir de madeira e estanho. 

Já o segundo setor, apesar de menor em comparação ao anterior, tem relevância com o agronegócio, a exemplo dos frigoríficos e as beneficiadoras de alimentos. 

O ramo das atividades comerciais e o funcionalismo público também colaboraram economicamente com o território. 

O turismo em Rondônia vem ganhando cada vez mais espaço e tem potencial no ecoturismo, influenciado pelo Rio Madeira. 

Conheça o estado de Rondônia: história, turismo e mais | Placa de Porto Velho | Conexão123

Porto Velho é a capital de Rondônia e uma das cidades turísticas do estado

Viajar para o destino é conviver de perto com a história, a cultura e a gastronomia locais. Portanto, que tal ver de pertinho todos esses atrativos turísticos? 

Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.

RESERVAR

RESPOSTAS123

O estado de Rondônia fica na região Norte do Brasil, e faz divisa com Acre, Amazonas , Mato Grosso e Bolívia.

  • Tacacá
  • Caldeirada
  • Doce de buriti

E muitos outros!

A temperatura média em Rondônia é de 25 ºC.